Homens que rezam: um movimento que cresce (Terço dos Homens) - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 22 de março de 2016

Homens que rezam: um movimento que cresce (Terço dos Homens)


   
São Paulo - Brasil (Terça-feira, 22/03/2016, Gaudium Press) - Estas frases foram ouvidas no Domingo de Ramos:

-Sabe que homem também reza?

-Se você é homem, vai rezar o terço dos homens!

À primeira vista, estas palavras tão afirmativas pareceram agressivas. No entanto, eram diálogos:

Trechos de várias conversas de paroquianos entre si.

E, pode crer: conversas sérias que, nos intervalos, deixaram as bonitas cerimônias mais leves e as profundas reflexões com o conteúdo mais acessíveis.

Homem reza

Recentemente foi implantado na Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Higienópolis, no coração de São Paulo, o movimento do "Terço dos Homens".

Aqueles diálogos provocantes acima descritos eram uma maneira de arregimentar participantes para o movimento que se inicia no próximo dia 05 de abril, terça-feira, às 19:00 horas.

Homens convidam homens para rezar: Um fato inédito? Nem tanto... Um fato posto em desuso, sem dúvida...

Movimento do Terço dos Homens

As primeiras notícias a respeito do "Terço dos Homens" mostram que sua primeira manifestação foi em setembro 1936, em Itabi, em Sergipe.

Foi um frade capuchinho, Frei Peregrino quem idealizou durante a realização de uma das muitas missões populares que ele pregava.

Mas, uma outra experiência de implantação do "Terço dos Homens" surgiu em outro ponto do Brasil.
Foi em 1950, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Dessa vez, quem provia o movimento era o diácono Luiz Pozzobon que, como se sabe foi colocado em processo de beatificação.

Outras experiências ainda surgiram por essa mesma época, em outras dioceses: Maceió, Olinda e Recife.

O movimento que era discreto, cresceu e apareceu. Hoje, o "Terço dos Homens" já rompeu fronteiras e chegou a outros países com evidentes possibilidades de expandir-se ainda mais.

Que homem não precisa rezar?

A missão que tem o "Terço dos Homens" é favorecer a participação de homens de todas as idades na Igreja de Cristo.

A presença masculina na Igreja, afirmam os participantes, é importante para a formação da família e o fomento de uma sociedade autenticamente cristã.

Esses homens que rezam, além de cumprir uma obrigação para com Deus, pretendem ser também verdadeiros intercessores.

É por isso que em seus encontros de oração eles intercedem pelos irmãos, pedem a proteção maternal de Maria para as famílias, rezam pelas vocações religiosas e leigas dentro da Igreja, rezam pelos que precisam de ajuda, pela união da comunidade paroquial.

A comunidade paroquial do Imaculado Coração de Maria vai iniciar agora a experiência da recitação do "Terço dos Homens". O Irmão Antônio Santos Filho, CMF, coordenará inicialmente a recitação do "Terço dos Homens" e ele informa que as orações serão nas terças-feiras, às 19:00 horas. (JSG)

Fonte: Gaudium Press



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé