Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Bispo que conclamou o povo “a pisar na cabeça da jararaca” é nomeado pelo Papa Arcebispo de Diamantina


O Papa Francisco nomeou hoje S.E. Mons. Darci José Nicioli, C.SS.R., como novo arcebispo metropolita de Diamantina (Brasil). 

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas o fato é que o bispo que conclamou o povo “a pisar na cabeça da jararaca” no domingo passado, também foi nomeado hoje, por sua Santidade o Papa Francisco, arcebispo de Diamantina, segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Contudo, Dom Darci, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, SP, teve forte presença na imprensa nacional, depois do último domingo quando pronunciou a sua homilia sobre “a graça de pisar a cabeça da serpente”.

No final de uma oração, Dom Darci foi mais explícito: “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente. De todas as víboras que existem e persistem em nossas vidas”, pregou. “Daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem, por Cristo nosso Senhor”, concluiu.

A homilia foi pronunciada exatamente dois dias após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comparar a uma jararaca para dizer que sobreviveu à ofensiva da Operação Lava Jato desencadeada sobre ele na última sexta-feira (4).

Em discurso a militantes e à imprensa após ter sido levado pela Polícia Federal para prestar depoimento sobre suspeitas de ocultação de patrimônio e ligação com o escândalo do petrolão, Lula disse que “se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve”.

Sem querer ser mais explícito, em nota à um jornal local, o arcebispo afirmou que deixa a interpretação das suas palavras para cada um dos brasileiros.

Biografia

Ingressou no Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio, já em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

No ano de 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar os estudos teológicos no Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1985, na cidade de Mauá, por Dom Cláudio Hummes, OFM, quando ainda bispo da Diocese de Santo André.

No dia 8 de março de 1986 foi ordenado por sacerdote em sua cidade natal, por Dom Pedro Fré, CSsR. Neste mesmo ano seguiu para Roma, onde cursou o Mestrado em Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma.

Retornando ao Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo, como: Reitor do Seminário de Filosofia em Campinas, de 1989 a 1996; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de 1988 a 1989; Conselheiro Provincial, de 1996 a 2002 e foi professor de Teologia Dogmática e Sacramentos no Instituto de Estudos Superiores São Paulo, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, de 1989 a 1990. Foi sacerdote assistente da paróquia de São José Operário, em Campinas, de 1990 a 1996; foi superior da comunidade religiosa de Campinas, em 1996, Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida, de 1997 a 2005, Conselheiro Provincial da Província Redentorista de São Paulo, em 2003, e Superior da Casa Geral da Congregação Redentorista e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Roma, de 2005 a 2008.

Em dezembro de 2008 foi nomeado Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Aos 14 de novembro de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida.

Dom Darci substitui S.E. Mons. João Bosco Óliver de Faria, que apresentou a sua renúncia em conformidade com o can. 401 § 1 do Cógido de Direito Canônico.

Fonte: Zenit.org

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog