Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

O Papa Francisco mudará a data da celebração da Páscoa de Ressurreição?


VATICANO, 17Jun.15/12:13 pm(ACI).- Há alguns dias, o Papa Francisco manifestou a intenção de fixar uma data para celebrar a Páscoa de Ressurreição com todos os cristãos. Assim, todos os fiéis que seguem Jesus poderiam comemorar juntos.

Durante o III Retiro Mundial de Sacerdotes realizado na Basílica de São João de Latrão em Roma e diante presbíteros dos cinco continentes, o Santo Padre disse: "A solução mais definitiva seria uma data fixa, por exemplo, imaginemos o segundo domingo de abril”.
O Pontífice disse espontaneamente que a situação atual é um escândalo: "Quando o seu Cristo ressuscita? O meu hoje, o seu na próxima semana".

A respeito deste tema, a historiadora italiana Lucetta Scaraffia publicou no jornal do Vaticano L’Osservatore Romano uma nota titulada “Unidos na ressurreição: A proposta do Papa Francisco sobre a data da Páscoa” no qual afirma que através desta iniciativa ele exorta “a pacificação entre as confissões y (…) uma proposta de racionalização do calendário”.

Para a historiadora, o Santo Padre manifestou esta iniciativa de fixar uma data “como um dom de unidade com as outras confissões: os cristãos no mundo inteiro estão vivendo um momento dramático, as perseguições são violentas como nunca e estas golpeiam de maneira particular as Igrejas orientais, pois correm o risco de desaparecerem”.

A proposta também procura reforçar a identidade dos cristãos, especialmente daqueles perseguidos: “A ressurreição –diz Scaraffia– celebrada juntamente aos cristãos do mundo inteiro, aumentaria a importância desta festa central para a fé em um momento no qual o mundo global e as mudanças aparecem como imposições e como algo inesperado”.

Além disso, Scaraffia assinala: “Parece que ninguém percebeu que a intervenção do Pontífice sublinha implicitamente um fato importante: Também naqueles países aonde a identidade cristã está escurecendo, a medida do tempo continua vinculada à vida de Jesus. Sabemos também que o calendário não é somente uma convenção, mas algo profundo e simbolicamente acentuado”.

A historiadora explica: “Não é um elemento indiferente que em grande parte do mundo se viva com um calendário intrinsecamente vinculado ao momento da Encarnação”.

Posteriormente indicou: “A Páscoa e as festas relacionadas a esta constituem um aspecto distinto do ano litúrgico, porque estão vinculadas a um tempo cíclico que é repetido a cada ano e que marca o retorno das estações. As outras festas, como por exemplo o Natal, foram inseridas no novo tempo lineal que foi inaugurado pela Encarnação”.

Lucetta Scaraffia recorda deste modo: “A data da Páscoa foi instituída com o ciclo da lua, e que da mesma maneira os muçulmanos e judeus estabelecem suas festas importantes com o calendário lunar. Os ortodoxos normalmente a celebram uma semana depois dos católicos”, concluiu a historiadora.

Fonte: ACI digital

Comentários

Postar um comentário

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog