domingo, 18 de setembro de 2016

Deus e o Dinheiro-25° Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Deus e o Dinheiro

25° Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Lucas 16,1-13
1.Jesus disse também a seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.
2.Ele chamou o administrador e lhe disse: Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens.
3.O administrador refletiu então consigo: Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha.
4.Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego.
5.Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: Quanto deves a meu patrão?
6.Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta.
7.Depois perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papéis e escreve: oitenta.
8.E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.
9.Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
10.Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.
11.Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras?
12.E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?
13.Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

A liturgia de hoje nos coloca diante de uma realidade fundamental da vida do ser humano - nas palavras do salmo 33: "Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias"? No entanto, nem todos os caminhos que as pessoas percorrem levam de fato à felicidade. Há apenas um caminho que assegura a nossa felicidade e a dos outros: servir a Deus que nos pede de "amar-nos uns aos outros, assim como Cristo nos amou" (Jo 13,34). A parábola que Jesus conta hoje sobre o administrador infiel, que para além do empréstimo devido retirava um lucro pessoal injusto, mostra como o caminho do egoísmo e da cegueira às necessidades do outro nos leva à perdição. Ser fiel nas pequenas coisas é perceber que Deus é o único capaz de dar sentido à nossa vida, é assumir as atitudes que Ele nos pede. (1)

Oração

Senhor meu Deus, reconheço que não penso o bastante na vida, pelo menos nas coisas que de fato são as mais importantes. Envolvo-me em mil cuidados, planejo tudo, procuro ser previdente e esperto. Não esqueço de nada, da saúde, dos negócios e estudos, das contas a pagar e a receber. Mas não tenho tempo para parar e pensar, e ver a quantas ando e que sentido tem minha vida. Preciso mudar, Senhor, enquanto tenho tempo. Antes de mais nada, tenho de cuidar de mim, ver o que procuro, quais os valores que me guiam, que amores me governam. Minha fé não pode ser inconsequente. Se vos aceito como Mestre e  Salvador, tenho de viver como ensinastes e vivestes. Apressai-me, não tenho muito tempo. Amém. (2)

Fonte: Revista O Mílite (setembro/2016) [1]
Revista de Aparecida (setembro/2016) [2]



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé