Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Família em sintonia com Ano da Misericórdia - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 13 de agosto de 2016

Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Família em sintonia com Ano da Misericórdia


BRASILIA, 12 Ago. 16 / 05:00 pm (ACI).- Tem início no próximo domingo, Dia dos Pais, e segue até o dia 21 de agosto a Semana Nacional da Família (SNF), que estará em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. Neste ano, o evento traz como tema “Misericórdia na família: dom e missão”.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Trata-se de um evento anual, que já faz parte do calendário das diversas dioceses e paroquias do país.

Esta iniciativa teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente na sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

Todos os anos, a Comissão da Pastoral Familiar lança um subsídio, o “Hora da Família”, a fim de motivar a SNF. O material apresenta reflexão sobre temas familiares e roteiros de orações e cantos para motivar a celebração.

“O Hora da Família, neste ano, quer nos envolver nesse clima da misericórdia divina, com vistas à missão. Não pode ficar unicamente entre os grupos de Pastoral Familiar”, ressaltou o Bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa.

Para Dom Bosco, “a nossa criatividade pastoral deve nos inspirar para que esse conteúdo seja partilhado, multiplicado, servido, também, em muitos outros ambientes onde nem sempre a Palavra está presente: escolas, centros de saúde, meios de comunicação, prédios, associações de moradores, periferias”.

O Prelado explica que o “Hora da Família quer ajudar a todos a fazerem a experiência com a misericórdia de Deus. “Queremos conhecer um pouco melhor o jeito de Deus ser e agir com seus filhos e filhas, para que possamos transformar o nosso ser e nosso agir para com os outros”, acrescenta.

Pelo Brasil, as Dioceses realizam diferentes atividades para celebrar esta Semana Nacional da Família. Na Arquidiocese de Maringá (PR), por exemplo, acontecerá o 6º passeio ciclístico e caminhada da Família, no dia 15 de agosto. O evento terá início com o alongamento e uma bênção do Arcebispo, Dom Anuar Battisti.

Uma grande romaria está programada na Arquidiocese de Teresina (PI), no dia 20 de agosto, saindo da cidade de Monsenhor Gil, às 18h30, em direção à cidade de Santa Cruz, onde realizarão uma vigília, que será encerrada com a Missa, às 5h.


Fonte: ACI digital



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé