Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Congresso Eucarístico Nacional tem início hoje em Belém (15 a 21 de agosto/2016)


BELÉM, 15 Ago. 16 / 03:00 pm (ACI).- Começa nesta segunda-feira, 15, o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), na Arquidiocese de Belém (PA). O evento terá início às 18h, no Estádio do Mangueirão, com Missa presidida pelo enviado do Papa Francisco, Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia.

Nesta edição, o CEN traz como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. O encontro acontecerá entre os dias 15 e 21 de agosto e ainda recordará os 400 anos da cidade sede, Belém.

Além disso, neste ano, comemora-se os 110 anos da elevação da então Diocese a Arquidiocese de Belém, pelo Papa São Pio X. Será exatamente no dia da festa litúrgica deste santo considerado o Papa da Eucaristia – 21 de agosto – que acontecerá o encerramento do Congresso.

De acordo com a organização do evento, o Congresso Eucarístico quer ser “a convergência das pessoas que professam a fé católica na Santíssima Eucaristia e desejam dar testemunho público de fé”, além de buscar “as consequências práticas da celebração dos Santos Mistérios e do Culto Eucarístico em geral, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade”.

Nesse sentido, o Congresso contará com uma programação intensa de atividades para a vivência profunda da Eucaristia, com Missas, procissões e simpósios teológicos.

Entre as atividades ápices do evento estará, por exemplo, a chegada da procissão fluvial na quarta-feira, 17, no Portal da Amazônia. Esta procissão saiu no dia 8 de agosto de Manaus (AM) e passou por Parintins, Óbidos, Santarém, Gurupá e Ponta de Pedras até chegar a Belém.

Já no dia seguinte, 18, o Estádio do Mangueirão acolherá a Missa da Primeira Comunhão das Crianças da Arquidiocese e celebração da Família. Cerca de 1300 crianças receberão a Eucaristia pela primeira vez.

Além disso, no contexto do Ano da Misericórdia, será realizada uma Jornada da Reconciliação no dia 20, com confissões em todas as Paróquias. No dia 21, o encerramento acontecerá com Missa Solene na Basílica Nossa Senhora de Nazaré e procissão de encerramento para a Catedral.

De acordo com o site oficial, a expectativa para o CEN é receber 50.000 congressistas, 1500 padres, 300 Bispos e 150 expositores.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, da qual participaram fiéis e Bispos de vários países da Europa.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais, sendo o primeiro realizado em 1933, em Salvador (BA). Esta será a segunda vez que Belém acolherá o evento. A primeira aconteceu em 1953.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog