Dedicação da Basílica de Latrão-Destruição do Templo (Ano A) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 9 de novembro de 2014

Dedicação da Basílica de Latrão-Destruição do Templo (Ano A)

Dedicação da Basílica de Latrão

Destruição do Templo

32° Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Jo 2, 13-22
13. Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.
15. Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.
16. Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.
17. Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10).
18. Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?
19. Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias.
20. Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?!
21. Mas ele falava do templo do seu corpo.
22. Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
Reflexão

Neste domingo, Jesus nos fala da ressurreição dos mortos como uma realidade belíssima, de vivência plena. Na ressurreição tudo será diferente, de uma forma nova, no Senhor. Por isso somos convidados a viver já agora os sinais desta vida nova, que é a conformidade da nossa vida ao Cristo Senhor. Proclamamos o mistério da fé na ressurreição quando, como Maria, nos colocamos na escuta da Palavra e respondemos a todos os desafios diários com amor e fé. [a]  

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Salvador, enviado de Deus para nos purificar e salvar. Viestes não apenas para nos ensinar, mas para nos purificar e transformar com vosso poder divino. Como expulsastes os profanadores do Templo, tomai posse de meu coração, purificai-o do mal, expulsai de mim todos os afetos e apegos que me afastam de vossa amizade. Somente assim poderei ser um templo como prometestes: "Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada." Se vós e o Pai estiverdes comigo, nada me falta para ser feliz, terei tudo mesmo não tendo nada e ninguém. Vinde, pois, Senhor, e tomai posse de tudo que sou. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (novembro/2014) [a]
Revista de Aparecida (novembro/2014) [b]

-------------------------------

Dedicação da Basílica de Latrão

A Basílica de São João de Latrão, cuja “dedicação” ou consagração aconteceu no ano de 320, é a catedral do Papa, enquanto Bispo de Roma. Ela é a “mãe de todas as igrejas”, o símbolo das Igrejas de todo o mundo, unidas à volta do sucessor de Pedro. A Festa da Dedicação da Basílica de Latrão convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus (que a Basílica de Latrão simboliza e representa) é hoje, no meio do mundo, a “morada de Deus”, o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada histórica dos homens.
No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o Novo Templo, o “lugar” onde Deus reside no mundo e onde os homens podem fazer a experiência do encontro com Deus. É através de Jesus que o Pai oferece aos homens o seu amor e a sua vida. Aquilo que a antiga Lei já não conseguia fazer – estabelecer relação entre Deus e os homens – é Jesus que, a partir de agora, o faz. (Fonte: Dehonianos)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé