Nossa Senhora do Monte Serrat-Festa da Padroeira de Santos (08/09/2014) - Devoção e Fé - Blog Católico

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Nossa Senhora do Monte Serrat-Festa da Padroeira de Santos (08/09/2014)

Nossa Senhora do Monte Serrat
Festa da Padroeira de Santos (08/09/2014)

Um total de 4 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participou durante toda esta segunda-feira (8) das homenagens à Nossa Senhora do Monte Serrat, Padroeira de Santos.

Os festejos, que já fazem parte do calendário oficial da Cidade, começaram logo cedo para que fiéis pudessem renovar a fé e prestigiar a Padroeira.

Por volta das 9h30, uma missa campal, presidida pelo bispo diocesano, dom Jacyr Braido, foi realizada em frente à Catedral de Santos, em um palco montado na Praça José Bonifácio. O evento deu início à programação.

Após a celebração da missa, que teve duração de pouco mais de duas horas, atores participaram de uma encenação lembrando o primeiro milagre atribuído à Virgem.

Na sequência, a imagem, que até o início do dia permanecia na Catedral, foi carregada por militares de pessoas em procissão pelas ruas do Centro até o Paço Municipal, onde ocorreu a renovação da Consagração da Cidade à  Nossa Senhora.

Após ter sido carregada pela escadaria do Monte Serrat, com 415 degraus, a imagem retornou ao Santuário, no alto do monte, onde fiéis já a aguardavam para fazer orações e agradecer aos pedidos alcançados.

Devotos podem prestar novas homenagens à santa na missa que será realizada às 19 horas, no santuário.

O monte, onde está construída a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat é um dos pontos mais altos de Santos, ficando a 147 metros do nível do mar.

Para chegar ao cume, os visitantes podem subir pela escadaria, com 415 degraus, ou realizar o passeio por meio de bondinho. O trajeto dura 4 minutos. O valor para a subida e descida é de R$ 25,00. Quem optar por fazer apenas a descida pagará R$ 2,50.

O culto à Nossa Senhora do Monte Serrat data da época colonial do Brasil. Em 1614, quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, a população da vila de Santos refugiou-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando os invasores aproximaram-se do alto do morro, uma avalanche de pedras matou muitos deles e colocou os demais em fuga. Desde esse época, a população a considera a padroeira da Cidade de Santos. A oficialização do título ocorreu há exatos 60 anos.

Fonte:  





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé