Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco: como preparação para a Páscoa convido a ler as Bem-aventuranças e ler Mateus 25


Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 29/02/2016, Gaudium Press) - Nesta segunda-feira o Papa Francisco voltou a celebrar sua Missa matutina na Capela da Casa Santa Marta.

Como de costume, sua homilia foi inspirada nas leituras do dia.

Elas nos falam da indignação: Naamã, o general sírio leproso indigna o rei de Israel; pede ao profeta Eliseu que o cure, mas não aprecia o modo simples com que esta cura pode acontecer.

Ainda se indignam os moradores de Nazaré diante das palavras de Jesus, seu conterrâneo.

Tudo é como nossa indignação diante do projeto de salvação de Deus que não segue os nossos esquemas. Não é como nós pensamos que seja a salvação, a salvação que todos queremos.

Jesus sente o desprezo dos doutores da Lei que buscavam a salvação na casuística da moral e em tantos preceitos, mas o povo não tinha confiança neles:

Disse o Papa:

"Os saduceus que buscavam a salvação nos compromissos com os poderes do mundo, com o Império... uns com grupos de clérigos, outros com grupos de políticos, procuravam assim a salvação. Mas o povo percebia e não acreditava. Sim, acreditava em Jesus porque tinha ‘autoridade'. Mas por que este desprezo? Porque na nossa imaginação, a salvação deve provir de algo de grande, de majestoso; somente os poderosos nos salvam, aqueles que têm dinheiro, que têm poder: eles podem nos salvar.

E o plano de Deus é outro! Se indignam porque não podem compreender que a salvação vem somente do pequeno, da simplicidade das coisas de Deus".

Preparação para a Páscoa

E Francisco prossegue:

"Quando Jesus faz a proposta do caminho de salvação - prosseguiu o Papa - jamais fala de coisas grandes", mas "de coisas pequenas". São "os dois pilares do Evangelho" que se leem em Mateus, as Bem-aventuranças e, no capítulo 25, o Juízo final, "Vem, vem comigo porque você fez isto":

"Coisas simples. Você não buscou a salvação ou a esperança no poder, nas negociações... não... fez simplesmente isto. E isto indigna a muitos.

Como preparação à Páscoa, eu os convido - também eu o farei - a ler as Bem-aventuranças e a ler Mateus 25, e pensar e ver se algo disso me indigna, me tira a paz. Porque o desprezo é um luxo que somente os vaidosos, os orgulhosos podem se permitir. Se... no final das Bem-aventuranças, Jesus diz uma palavra que parece... mas por que isso? ‘Bem-aventurado aquele que não se escandaliza comigo', que não despreza isso, que não sente desprezo".

O Papa concluiu sua homilia com as seguintes palavras:

"Fará bem a nós tomar um pouco de tempo - hoje, amanhã - ler as Bem-aventuranças, ler Mateus 25, e ficarmos atentos ao que acontece em nosso coração: se existe desprezo, e pedir a graça ao Senhor para entender que o único caminho da salvação é a ‘loucura da Cruz', ou seja, a aniquilação do Filho de Deus, de Deus, e fazer-se pequeno. Representado, aqui, no banho no Jordão ou na pequena aldeia de Nazaré". (JSG)

Fonte: Gaudium Press

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog