Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Início do Conclave para eleição do novo Papa-12/03/2013


O Conclave para a eleição do novo Papa começará nesta terça-feira 12 de março de 2013. No Conclave participarão os 115 cardeais eleitores que já se encontram em Roma e que tomam parte nestes dias nas congregações gerais.

O Conclave será inaugurado com a celebração da Missa “Pro eligendo Romano Pontífice”, que será realizada às 10:00h. (hora de Roma, 6h horário de Brasília), na Praça de São Pedro, e que será presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano.

No primeiro dia, terça-feira, os Cardeais se transferem da Domus Sanctae Marthae ao Palácio Apostólico às 15h45min. Às 16h30min terá lugar a procissão da Capela Paulina com entrada na Capela Sistina onde ocorre a votação.
 
Quando entrarem na Capela Sistina, às 16h45min, os Cardeais fazem o juramento e após tem lugar o ‘extra omnes’ (“fora todos”), quando se fecha a Capela Sistina e os Cardeais seguem a meditação do Cardeal Grech, realizando a eventual primeira votação prevista na Constituição. Às 19h30min recitam as Vésperas na Capela Sistina, na conclusão dos trabalhos do dia e às 19h30min retornam à Domus Sanctae Mathae, para jantar às 20 horas.

Nos dias seguintes está programado o café da manhã entre as 6h30min e às 7h30min; às 7h45min os Cardeais se transferem ao Palácio Apostólico e das 8h15min às 9h15min concelebram a Santa Missa na Capela Paulina, o que deverá ocorrer diariamente. As 9h30min entram na Capela Sistina, recitam a Hora Média e fazem as votações da manhã. Às 12h30min retornam à Casa Santa Marta, para almoçar às 13 horas. Às 16 horas se transferem novamente para a Capela Sistina, onde estão previstos os escrutínios da tarde para as 16h50min. A Oração das Vésperas às 19h15min conclui o dia de votações. Às 19h30min se transferem à Casa Santa Marta, para jantar às 20 horas. Estes são horários indicativos dos dias do Conclave.

Respondendo à curiosidade sobre os horários da fumaça, Pe. Lombardi informou que as cédulas são queimadas ao final das votações da manhã e da tarde e não após cada votação particular. Assim, os horários normais do final das votações seriam às 12 horas para as votações da manhã e às 19 horas para as votações da tarde. É apenas uma indicação, precisou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. No entanto, se o novo Pontífice vier a ser eleito na primeira votação da manhã ou da tarde, a fumaça branca sairá da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina no meio da manhã ou no meio da tarde. Assim, todos devem estar atentos entre 10h30min e 11hs na parte da manhã e entre 17hs30min e 18hs na parte da tarde. A eleição do Papa Ratzinger ocorreu na primeira votação da tarde e assim, a fumaça apareceu após as 17 horas.

Foi constituída uma Comissão que deve providenciar o lacre, na segunda e terça-feira, das entradas da Capela Sistina. Esta comissão, que depende do Camerlengo, tem como membros, entre outros, o comandante da Guarda Suíça e um representante da Gendarmeria. Eles serão os responsáveis em lacrar e verificar que todos os acessos à área do Conclave estejam protegidos.

Por fim, Pe. Lombardi explicou o n. 74 da Constituição Apostólica que trata do número de escrutínios sem a eleição de um Papa. Ou seja, se após 3 dias de votações não se chegar a um consenso, se deve fazer uma parada e após realizar mais 7 escrutínios. Não se chegando a um consenso, se para novamente e se realiza mais sete escrutínios e, posteriormente, nova parada e mais sete escrutínios e por fim, a escolha entre os dois mais votados. (JE) Fonte: RV
 
Significado e História

Conclave (do latim cum clave, que significa com chave) é a reunião em clausura muito rigorosa dos cardeais aquanto da eleição do Papa. Os cardeais permanecem incomunicáveis com o exterior até haver um Papa escolhido.
História.

O conclave é um ritual praticamente inalterado desde há oito séculos: foi o Papa Gregório X que usou pela primeira vez a palavra em 1274 e instituiu a base dos atuais conclaves. Isto deveu-se à demorada sucessão do Papa Clemente IV, que demorou mais de um ano e meio. O Papa quis então prevenir que a escolha do Sumo Pontífice não demorasse tanto tempo, obrigando que a reunião tivesse de ser conclusiva.

Um conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da renúncia ou morte do Papa. Este prazo foi fixado na época medieval, quando viajar até Roma a partir de qualquer parte do mundo cristão era tarefa para demorar semanas, e embora hoje em dia os Cardeais possam fazê-lo em questão de poucas horas, manteve-se este intervalo para que os Cardeais aproveitem esse tempo para fazer reuniões entre si nas quais se debate o estado da Igreja ou, embora esteja teoricamente proibido, sondar alianças e candidatos. O intervalo denomina-se novemdiales. Este período termina com a missa "Pro Eligendo Papa", com a presença de todos os Cardeais na Basílica de São Pedro na mesma manhã em que começa o conclave. Depois, os membros do Colégio Cardinalício dirigem-se à Capela Sistina, onde se fazem as votações.

Fonte: Wikipédia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog