Reza e Oração - Diálogo com Deus - Devoção e Fé - Blog Católico

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Reza e Oração - Diálogo com Deus

Da reza à oração

Rezar e orar é o falar com Deus Pai, diretamente ou em nome de Nossa Senhora mediadora, de anjos e santos como intercessores, por mediação única de Jesus Cristo. Toda mediação está sempre subordinada e dependente de Cristo, que é o único Mediador entre nós e o Pai. 
A mediação de Maria é especial, tendo em vista seu lugar único no Mistério de Cristo e da  Igreja. Maria não é mediadora junto ao Mediador (Jesus), mas n'Ele e por Ele, ela está em comunhão total com Cristo. Quando o povo de Deus, iluminado pelo Espírito Santo, recorre à Maria em suas necessidades, sabe que a mediação de Maria depende da única Mediação de Cristo, e que todas as graças têm a mesma fonte: o Coração aberto de seu filho Jesus. 

Rezar é um modo de fazer oração, "recitando" palavras que não são próprias. Pode ajudar, sobretudo, se desejo fazer oração e não sei como. Para isso servem as preces que nos têm sido transmitidas de geração a geração entre cristãos: o Pai-Nosso, a Ave-Maria, o Creio, etc. Também dispomos dos Salmos, que já nos vêm desde os tempos do antigo Testamento.
 

Orar é fazer oração, seja rezando, seja escolhendo outras maneiras. Você pode rezar sem palavras como a criança que expressa seu carinho à mamãe e ao papai, abrindo-lhes os bracinhos. Pode rezar usando palavras aprendidas. Pode rezar falando pessoalmente com seu Deus e pode silenciar, porque já não são necessárias palavras.

Jesus, como ser humano, aprendeu a orar e rezou e orou em muitas ocasiões, voltando-se para o Pai e nosso Pai. O que ele ensinou - o que a Igreja ensina em seu Nome - é coisa que ele mesmo experimentou. Costumava se retirar para o monte, quando entardecia. Ia ao Templo de Jerusalém. Frequentava a sinagoga - quase uma capela para os judeus - e rezava os Salmos, também com seus discípulos, por exemplo, na celebração da Páscoa. Em resumo, ele rezava e orava, sobretudo em previsão de momentos importantes. Se você quiser, pode consultar o Evangelho de São Lucas (11,15-17) e João (17).


Convido você a que, como ele, entre em diálogo com seu Deus e seu pai, ou aprofunde este diálogo. O Pai Deus já lhe falou por sua Palavra viva, Jesus, e por sua Palavra escrita, a Bíblia. Responda-lhe com sua oração e sua vida, e sua Palavra ressoará em você cheia de novidade!

*"Pedi e recebereis, assim a vossa alegria será completa" (Jo 16,24)"
 

*"a oração bem feita toca o coração de Deus, incitando-O a ouvir-nos. Quando rezamos, que todo o nosso ser se volte para Deus. […] O Senhor deixar-Se-á vencer e virá em nosso auxílio. […] Reza e espera. Não te agites; a agitação é inútil. Deus é misericórdia e há de escutar a tua oração. A oração é a nossa melhor arma: é a chave que abre o coração de Deus. Deves dirigir-te a Jesus, menos com os lábios do que com o coração." (São Pio de Pietrelcina)

Fonte: Revista Brasil Cristão (maio/2012)
Revista Mensageiro do Coração de Jesus (março/2012)



2 comentários :

  1. Olá, estou passando aqui para informar que meu blog (www.realidadecristo.tk) está em novo endereço, agora é www.realidadecristo.com.br.
    Espero continuar tendo a honra de ser linkado por você. Paz e bem.
    José Alves

    ResponderExcluir
  2. Oração milagrosa
    Oração à Santa Rita de Cassia
    "Ó poderosa e gloriosa Santa Rita.
    Eis a Vossos pés, uma alma desamparada que necessita do seu auxilio.
    A Vós recorro com a doce esperança de ser atendida por Vós que tens o incomparável titulo da santa das causas impossíveis e desesperadoras.
    Ó cara Santa Rita interessai-vos por minha causa. Intercedei junto a Deus para que me conceda junto a Ele a graça de que tanto necessito.
    (faça o pedido)
    Não permita que me afastes de Vossos pés sem ser atendida.
    Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de obter a graça que imploro, auxilia-me para que o afaste.
    Envolvei o meu pedido em Vossos preciosos méritos.
    Apresentai-o a Vosso celeste esposo Jesus, em união com Vossa prece.
    Ó Santa Rita eu ponho em Vós toda a minha confiança.
    Por Vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que Vos peço.
    Santa Rita advogada dos impossíveis,roga por nós. Amém.
    Divulgue para 22 comunidade que você receberá a graça por mais difícil que ela seja .
    As comunidades devem ser religiosas.
    Reze para Santa Rita que você consegue ser feliz.

    ResponderExcluir

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé