Os Símbolos e as Expressões da Fé - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Os Símbolos e as Expressões da Fé


Os Símbolos e as Expressões da Fé

 
Pe Alírio J. Pedrini, scj


A Fé é uma energia espiritual e uma luz que ilumina o intelecto e, dessa forma, capacita o coração humano a crer em Jesus Cristo e em todas as verdades por ele reveladas e ensinadas na Igreja. A fé é um presente de Deus ao homem.
A palavra "símbolo" deve ser entendida em dois significados:

1º - Como os resumos de nossa fé católica. Chamamos de "Símbolo Apostólico" o resumo das verdades principais de nossa fé, retiradas da pregação dos Santos Apóstolos. Nós o chamamos também de "CREDO", porque se inicia com a palavra CREIO. E chamamos de "Símbolo Niceno-Constantinopolitano" outro resumo das verdades de nossa fé católica, feito a partir da fé professada em dois concílios ecumênicos: de Nicéia e de Constantinopla. Nós os proclamamos nas santas missas dominicais.

2º - Chamamos de símbolos a certos sinais religiosos, que na tradição da igreja simbolizam a virtude da fé. Entre eles citamos: 
1. O Cirio Pascal, símbolo de nossa fé no Senhor ressuscitado.
2. A vela batismal entregue ao batizando, a qual significa a entrega da luz da fé em Jesus Cristo, no qual o batizando deve crer para ser salvo.
3. As velas no altar da Santa Missa, que simbolizam a fé da Igreja e do povo de Deus na presença real do sacrifício de Jesus na Eucaristia.
4. As velas na exposição de Jesus Eucarístico para a adoração.
5. As velas à cabeceira do caixão do defunto no guardamento, símbolo de nossa fé  na vida eterna.

As expressões de nossa fé cristã são todas as manifestações religiosas sob a forma de celebrações e orações comunitárias, todas as práticas pessoais de manifestações religiosas, bem como todos os sinais sagrados, como: crucifixos, imagens, quadros, medalhas e outros objetos religiosos. 
Numa palavra, expressões de nossa fé são todas aquelas manifestações pelas quais desejamos realizar um contato com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, bem como com Nossa Senhora, com os Anjos e Santos.
Neste Ano da Fé *, queremos aprofundar a pureza de nossa fé cristã pelo estudo das verdades de nossa Igreja, bem como por uma expressão mais adequada da nossa fé.

Fonte: Revista Brasil Cristão (junho/2013)

Para Saber Mais:

Ano da Fé * Com a Carta Apostólica PORTA FIDEI – A porta da fé – de 11 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ, quando se celebrava o cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II. Se estendeu de 10 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé