As devoções devem nos levar a Cristo - Devoção e Fé - Blog Católico

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

As devoções devem nos levar a Cristo

 Devoções:
Elas devem nos levar a Cristo

As devoções ou práticas piedosas sempre estiveram presentes na vida da Igreja. Dentre essas devoções se destacavam o culto aos mártires, a devoção aos anjos, sendo São Miguel o mais venerado; o culto à Virgem Maria, o culto às relíquias, que se desenvolveu juntamente com o culto aos mártires, as peregrinações, entre outras práticas.

"O termo devoção é usado para designar várias práticas como, por exemplo, texto de orações e de cânticos, observância de tempos e visitas a lugares particulares, insígnias, medalhas, vestes e costumes, que, animadas por uma atitude de fé interior, manifestam um aspecto particular de devoção do fiel com as pessoas divinas ou com a Bem-aventurada Virgem Maria, em seus privilégios de graça e nos títulos que o expressam; ou com os Santos, considerados em sua configuração com Cristo ou na função por eles exercidas na vida da Igreja" (Diretório da piedade popular - DPP, n. 08). "A devoção ou piedade popular é considerada como um verdadeiro tesouro do povo de Deus" (DPP, n.19).

"A piedade popular penetra delicadamente a existência pessoal  cada fiel e, ainda que se viva em uma multidão, não é uma espiritualidade de massas. Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um Rosário, uma vela que se acende ao acompanhar um filho doente, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar entranhável a uma imagem querida de Maria, um sorriso dirigido ao Céu em meio a uma alegria singela" (Doc. Ap. 261).

"Entre as expressões dessa espiritualidade contam-se: as festas patronais, as novenas, os rosários e vias-sacras, as procissões, as danças e os cânticos do folclore religioso, o carinho aos santos e aos anjos, as promessas, as orações em família". (Doc. Ap. 259).

As devoções fecundas, que produzem frutos, são aquelas que conduzem o fiel a Cristo e o enraízam na vida da Igreja. Fora desse contexto pode se tornar um mero devocionismo que, sem referência bíblica e sem a autorização da Igreja, pode beirar à superstição que prejudica a vida do cristão afastando-o da verdade fundamental para sua vida, Jesus Cristo.

Autor: Pe. Nilso A. Motta

Fonte: Revista Brasil Cristão - janeiro/2014 

"Existem cristãos sem Cristo: os que somente buscam devoções, mas falta Jesus. Se suas devoções levam-no a Jesus, então tudo bem. Mas se não vai além da devoção, algo não funciona." 
(Papa Francisco - 08/09/2013)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé