Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco aos Cardeais: doemos aos jovens a sabedoria da vida-15/03/2013

 Papa Francisco: Encontro com os Cardeais

O Papa reuniu todos os cardeais, inclusive os com mais de 80 anos, que não puderam votar no conclave, para dar as boas vindas. O encontro é uma tradição – após um conclave, o novo Papa recebe os cardeais que lhe dão as boas-vindas e o felicitam por ser o novo chefe da Igreja Católica.
Assim que entrou na sala, o Papa Francisco foi muito aplaudido pelos cardeais. O Pontífice dispensou as vestes cerimoniais mais elaboradas e usou o hábito branco. Da mesma forma, preferiu a cruz de prata que usa há anos, em vez da tradicional cruz de ouro do papado. 
Em mais uma demonstração de humildade, o Pontífice se levantou e recebeu de pé os cumprimentos daqueles que, há apenas três dias, eram seus pares no colégio cardinalício. Ele chegou a se adiantar para cumprimentar cardeais com dificuldade de locomoção. Alguns dos religiosos ofereceram presentes ao Papa, entre eles uma pulseira amarela, enquanto outros pediam-lhe que abençoasse objetos.
Entre os presentes, além dos cardeais, estava o arcebispo Georg Gänswein, secretário particular de Bento XVI e, segundo analistas, responsável por fazer a ponte entre Francisco e o agora Papa Emérito. (Fonte: O Globo)

Papa Francisco aos Cardeais: Não ceder ao pessimismo

Cidade do Vaticano (RV) 15/03/2013 – O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira, na Sala Clementina, os membros do Colégio Cardinalício.

Em seu discurso, marcado pelo bom humor, o Pontífice afirmou que este período dedicado ao Conclave foi repleto de significado. Não somente para o Colégio Cardinalício, mas também para todos os fiéis.


“Nesses dias, sentimos o afeto e a solidariedade da Igreja universal, como também a atenção de tantas pessoas que, mesmo não compartilhando nossa fé, olham com respeito e admiração para a Igreja e a Santa Sé. De cada ângulo da Terra, se elevou uma fervorosa e coral a oração do povo cristão para o novo Papa”, disse o Papa Francisco, que recordou como “cheio de emoção” o seu primeiro encontro com a multidão que lotava a Praça S. Pedro.


Com aquela sugestiva imagem do povo orante e alegre ainda impressa em sua mente, manifestou seu sincero reconhecimento aos cardeais , bispos, sacerdotes, pessoas consagradas, famílias e idosos por sua proximidade espiritual. Em especial, saudou seu compatriota Cardeal Jorge María Mejia, que sofreu um infarto e está internado na clínica Pio XI, com quadro estável.



Assim como dois dias atrás, Papa Francisco dirigiu uma saudação especial a Bento XVI, “que nesses anos de Pontificado enriqueceu e fortaleceu a Igreja com o seu magistério, a sua bondade, a sua fé, a sua humildade e sua mansidão, que permanecerão um patrimônio espiritual para todos”.

Assinalou que "como nos recordou tantas vezes em seus ensinamentos e, por último, com este gesto corajoso e humilde, o Papa Bento XVI, é Cristo que guia a Igreja por meio do seu Espírito. O Espírito Santo é a alma da Igreja com a sua força vivificante e unificante: de muitos faz um corpo só, o Corpo místico de Cristo".

O encontro desta sexta-feira, disse ainda, é quase um prolongamento da intensa comunhão eclesial vivida neste período. “Alguém dizia, os cardeais são os padres do Santo Padre. Partindo justamente do autêntico afeto colegial que une o Colégio Cardinalício, expresso minha vontade de servir o Evangelho com renovado amor, ajudando a Igreja a se tornar sempre mais em Cristo e com Cristo, a vinha fecunda do Senhor.”

“Jamais cedamos ao pessimismo”, convidou, “àquela amargura que o diabo nos oferece todos os dias. Temos a firme a certeza de que o Espírito Santo doa à Igreja, com o seu sopro poderoso, a coragem de perseverar e também de buscar novos métodos de evangelização, para levar o Evangelho até os extremos confins da terra (cfr At 1,8)”.

"A verdade cristã é atraente e persuasiva porque responde à necessidade profunda da existência humana, anunciando de maneira convincente que Cristo é o único Salvador de todo o homem e de todos os homens. Este anúncio é válido hoje como o foi no anúncio do cristianismo, quando se trabalhou a primeira grande expansão missionária do Evangelho". 
Antes de confiar seu ministério à intercessão de Maria, o Papa Francisco exortou os cardeais: “Irmãos, força! A metade de nós está na velhice: a velhice é, por assim dizer, a sé da sabedoria da vida. Os velhos têm a sabedoria de ter caminhado na vida, como o velho Simão e a velha Ana no Templo. E justamente esta sabedoria fez com que reconhecessem Jesus. Doemos esta sabedoria aos jovens: como o bom vinho que com os anos se torna melhor, doemos aos jovens a sabedoria da vida”.
 
Finalmente disse: "agora voltarão para suas respectivas sedes para continuar o vosso ministério, enriquecidos pela experiência destes dias, tão repletos de fé e de comunhão eclesial. Tal experiência única e incomparável nos permitiu acolher em profundidade toda a beleza da realidade eclesial, que é um reflexo do esplendor de Cristo Ressuscitado: um dia olharemos para aquela face belíssima do Cristo Ressuscitado!"

No final da audiência, Papa Francisco saudou pessoalmente cada um dos cardeais. (BF)

Fonte: Radio Vaticano
ACI notícias

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog