Participar da Cruz-22° Domingo do Tempo Comum (Ano A) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 31 de agosto de 2014

Participar da Cruz-22° Domingo do Tempo Comum (Ano A)

Participar da Cruz

22° Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Mt 16, 21-27
21. Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia.
22. Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá!
23. Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!
24. Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.
26. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?...
27. Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
Reflexão

Neste domingo, o Evangelho nos coloca diante de Jesus em sua identidade de Messias. Ele passa pela crueldade humana de Seu tempo, pela morte trágica e humilhante da Cruz, para ressuscitar, sendo exaltado com uma glória que é de Deus e para Ele. É este messianismo que Pedro não aceita!
Coloca-se contra a liberdade e a fidelidade de Jesus a Deus Pai. Trata-se de uma obediência à vontade amorosa de salvação, dispondo da própria vida para realizar isso. Jesus enfrenta esse momento envolvendo os discípulos para tomarem parte de Seu messianismo cujo poder é a Cruz e a glória é a Ressurreição. Os discípulos seguem o Mestre e com Ele se identificam! A Imaculada, Mãe de Jesus, educa e acompanha os discípulos de seu Filho; Ela nos dá a compreenção do sentido do discipulado exigente, desafiador e corajoso do seguidor de Cristo. [a]  

Oração

Jesus, somente vós podeis fazer-nos exigências tão absolutas. Somente confiado em vós é que posso aceitar o que à sabedoria humana parece loucura. Creio em vós, Senhor, e estou disposto a vos seguir. Mas isso não é fácil, preciso de vossa ajuda para dar esse passo, preciso de ajuda para continuar em frente, mesmo quando tudo parece não ter sentido.
Espero que, além de vosso auxílio, terei também a companhia e o apoio de meus irmãos e irmãs, pois isso me tornará mais fácil a caminhada.
Ajudai-os a me ajudar, quando eu encontrar momentos mais difíceis na vida, quando as dúvidas forem maiores, quando o peso do sofrimento se tornar quase insuportável. Não permitais que as durezas da vida nos roubem a alegria e a paz. Caminhai sempre conosco, e tudo se tornará mais fácil para nós. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (agosto/2014) [a]
Revista de Aparecida (agosto/2014) [b]



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé