Domingo de Ramos - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 31 de março de 2012

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos 
é a comemoração litúrgica que recorda 
a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém
 onde Ele iria celebrar a Páscoa judaica com seus discípulos. 

Ele é o portal de entrada da Semana Santa. É no Domingo de Ramos que se inicia solenemente a Semana da Paixão (semana que é celebrada a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo).
É o dia em que a Igreja lembra a história e a cronologia desses acontecimentos para dele tirarmos uma lição. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras.
Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. 
Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

O Domingo de Ramos também marca o encerramento da Campanha da Fraternidade. Nesse dia, é realizada a coleta nacional da solidariedade como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Essa coleta não pode ser considerada simples doação. Deve ser muito mais do que isso. Jesus entra em Jerusalém, e nós queremos segui-lo com os ramos nas mãos. Com esta solene liturgia, abrimos a Semana Santa, centro do grande acontecimento da nossa fé: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Acolhamos o filho de Deus, que vem a nós como humilde rei servidor, e o acompanhemos em sua trajetória rumo à cruz.




Um comentário :

  1. Olá, Adriana, obrigado pela visita ao blog realidadecristo.tk, gostei muito do seu blog também. Obrigado por colocar o meu link na sua página, eu também já fiz o mesmo. Jeus te ama muito. José Alves - A realidade é Cristo

    ResponderExcluir

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé