Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Batismo do Senhor-Tempo do Natal (Ano B)

Batismo do Senhor

Tempo do Natal

Evangelho de Mc 1,7-11
7. Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
9. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
10. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.
11. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."
Reflexão

Jesus é o “Filho Amado do Pai” enviado para morar conosco e recuperar nossa vida, devolvendo-nos a dignidade de filhos de Deus. Jesus se solidariza com nossas dores e limitações e nos ajuda a superá-las. Ele só pede de nós que correspondamos ao seu amor, acolhendo a salvação que ele nos oferece gratuitamente. Deus nos deu a vida por que nos ama infinitamente e em troca só deseja que o amemos. Com o mesmo amor com que Deus amou Jesus, Ele também nos ama. Na verdade trata-se de um grande projeto de amor. E esse projeto de Jesus nós o assumimos no dia do nosso Batismo. O cristão batizado deve ser uma pessoa de grande experiência no ato de amar, porque esse é o caminho de Jesus. A experiência de amor vai nos fazendo amorosos e fecundos em tudo o que fazemos. E você, qual a sua capacidade de amar? Ama pouco? Ama muito? Alguém já disse que “a sua capacidade de amar mostra a grandeza do seu coração”. O batismo de Jesus expressa a sua obediência ao Pai. Que no dia de hoje meditemos sobre o nosso batismo e reafirmemos nosso compromisso com o projeto de amor de Deus. E assim também sejamos dignos de ouvirmos a voz de Deus dizendo para nós: “tu és o meu filho amado, em ti coloco todo o meu amor”. [Pe. Evaldo César de Souza C.Ss.R] 

------------------------------------------------

Homilia Batismo do Senhor Natal | Ano B
Pe. Antonio Clayton Sant’Anna – CSsR

Jesus e o batismo de João: teofania messiânica!

O calendário católico finaliza hoje o tempo do Natal. A solenidade festiva do dia nos recorda a narrativa bíblica conhecida como “batismo de Jesus”.  É bom notar que os quatro evangelistas dão importância ao fato: João batizou Jesus. O perigo para o leitor desprevenido é interpretar isso de modo errôneo, imaginando que se trata do mesmo batismo recebido por nós. Não! O nosso foi sinal sacramental de uma profunda transformação espiritual interior que nos libertou da condição de pecado. Foi e continua sendo um projeto de vida real. Não foi um gesto simbólico, (como era o batismo dado por João), pois de fato mergulhou-nos na vida de Deus. Sem dúvida é oportuno nesses primeiros dias do novo ano cultivar a consciência viva do nosso próprio batismo em Cristo, fundamento irrenunciável da vocação cristã.

Ora, o batismo de João não era isso. Embora precursor do Messias prometido, o profeta não tinha o poder de comunicar a vida mesma de Deus a ninguém. João foi concebido em pecado como qualquer pessoa e herdou a culpa original. E é claro que Jesus, no mistério da união das naturezas divina e humana, jamais poderia nascer sujeito ao pecado. Nenhum tipo de batismo lhe era necessário!  O evangelho quer mostrar João submisso a Jesus. Havia, então, uma esperança coletiva generalizada e forte: a vinda do Messias. Quando ele viesse faria justiça aos pobres e restituiria a liberdade nacional ao povo. E João, por seu lado, anunciava um juízo de Deus. Era preciso preparar-se com atitudes de conversão. Abandonar orgulho, egoísmo e toda injustiça. “O machado já está encostado no pé das árvores; a que não produzir bom fruto será cortada e jogada no fogo” (Mt. 3,10). À pregação acrescentava-se um gesto público e simbólico de penitência: o mergulho na água. A participação de Jesus no rito batismal deu ao povo a chance de conhecer sua consagração messiânica e acolher sua missão libertadora.  O batismo joanino foi como que uma apresentação pública do Messias. Leia o episódio em: Marcos, 1, 7-11.

Apresentando-se para ser batizado como os outros, Jesus não estava confessando em público que era também pecador e precisava de se converter. Fazia-se, isto sim, solidário com todos os homens aos quais ele viera oferecer a plena comunhão de vida com Deus. “Aquele que não tinha experiência de pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Cor. 5,21). Ele nos possibilita um verdadeiro mergulho no sobrenatural e não apenas uma libertação política, social ou econômica. Nem só  esperança e conforto para pessoas sofridas. Por aí entendemos o aviso dado por João Batista: Eu só estou preparando vocês para o verdadeiro batismo! “Depois de mim virá quem é mais forte do que eu… Se batizei com água Ele vos batizará com o Espírito Santo!”. (Mc.1,7-8).

E a seguir o texto fala de uma teofania envolvendo a pessoa de Jesus: uma voz celeste o declara Filho amado de Deus! Teofania é a narrativa bíblica de uma intervenção especial de Deus num acontecimento ou numa pessoa. Quando Jesus se submeteu em público àquele rito penitencial do batismo dado por João, Deus sinalizou de algum modo o seu agrado e apoio à missão daquele que viera de Nazaré.  Se veio de Nazaré todos poderiam saber a origem familiar dele, mas sua origem divina seria conhecida e acessível apenas mediante a mudança interior total de entrega a Deus. A teofania sobre a identidade divina revelava ao povo a presença salvadora do Messias. Seu ministério oferecia a todos o caminho da fé aberto na vida nova do batismo sacramento da filiação divina.

Caminhando com Maria

Engravidada pela sombra do Espírito Maria foi a mulher peregrina na fé.  Se nossa regeneração batismal veio do sangue do Cordeiro inocente imolado na cruz selando a nova aliança da humanidade com Deus, era sangue-elemento biológico herdado de Maria. Dado por ela ao Filho antes mesmo de Ele conferir à Igreja o mandato de ensinar e batizar. Se o batismo nos mergulha na natureza divina, Maria não precisou ser lavada como nós na água sacramental, pois gerou a ‘cabeça da nova humanidade’.  Acima da maternidade biológica, a Virgem Maria (e unicamente ela) viveu de modo singular o encontro, o contato, a intimidade com o Messias e seu ministério libertador. É a primeira regenerada, a primeira batizada, a primeira cristã do povo santo e peregrino do Senhor.  Que ela nos ajude a assumir com garra o projeto batismal: a vida santa aos olhos do Pai!

Fonte:  
http://www.a12.com/

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog