Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Três passos para se preparar para receber o Espírito Santo na festa de Pentecostes


"Pentecostes" (1776). Crédito: Wikimedia Commons - Veneranda Tertúlia (CC BY-SA 4.0).

Lima, 28 abr. 22 / 03:28 pm (ACI).- Por ocasião da solenidade de Pentecostes, que será celebrada este ano no dia 5 de junho, padre Hans Zavala, sacerdote da Ordem de Santo Agostinho e reitor do Colégio Santa Rosa de Chosica, Peru, deu três conselhos simples para preparar e receber o Espírito Santo nesta data especial.

A Igreja Católica celebra a festa de Pentecostes cinquenta dias após a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo, para comemorar a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos.

Em Pentecostes, Cristo cumpre a promessa que fez aos apóstolos de que Deus Pai enviaria o Espírito Santo para enchê-los com os dons e graças necessários para levar a Boa Nova a todos os povos.

Hans Zavala, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que depois da Páscoa e do Natal, a festa de Pentecostes é muito importante para a vida de todo cristão, pois lembra sua missão evangelizadora na Igreja.

Nesse sentido, exortou os católicos a se prepararem para receber o Espírito Santo em Pentecostes com estes três conselhos práticos:

1. Limpar a alma: Reconciliar-se com Deus, consigo mesmo e com o próximo

Padre Zavala disse que, “se realmente queremos receber o Espírito Santo como o hóspede de nossas almas, devemos fazer o que toda pessoa faria quando um visitante vem à nossa casa: limpar a casa. Não podemos receber alguém se nossa casa estiver suja e, neste caso, seria limpar nossa alma”.

"Como? Reconcilie-se com o Senhor, busque o sacramento da reconciliação. Se você tem um diretor espiritual, aproxime-se dele e tente perdoar se tiver algo contra alguém. Limpe toda a sua casa, para que o Espírito Santo se sinta à vontade para entrar em sua vida e encontrar uma morada limpa e digna para Ele”, acrescentou.

Padre Zavala recordou que “o Espírito Santo quer habitar nos corações dos puros de coração; não daqueles que não erram, mas daqueles que se reconciliam com Deus, que voltam à sua amizade com Ele” e que “não têm nenhuma diferença com seus irmãos, mas que vivem em paz com todo mundo no que lhes compete”.

2. Enfeitar a alma: Praticar uma virtude por semana

Padre Zavala disse que “depois de ter limpado a casa e retirado tudo o que não pertence, e que o Espírito Santo não gosta ou que pode nos prejudicar, enfeitamos a nossa alma através das virtudes”.

Escolha praticar uma virtude como paciência, temperança ou prudência, ou outras, para enfeitar a sua alma, e lembre-se de que, “quanto mais virtudes você praticar todos os dias, mais enfeites a sua casa terá”, disse.

O padre sugeriu escolher praticar uma virtude a cada semana dos cinquenta dias da Páscoa. Faça um esforço para praticar essas virtudes e você verá como quando chegar Pentecostes você terá muitas virtudes e "sua casa não estará apenas limpa, mas também ordenada", disse.

3. Convidar o Espírito Santo para morar em sua alma com esta oração

Por fim, o padre Zavala exortou a “convidar o Espírito Santo” para morar em sua alma e “recebê-lo com todo o desejo que seu coração possa dar”. "Santo Agostinho dizia que nosso desejo é nossa oração, portanto, se desejamos ardentemente o Espírito Santo e Lhe pedimos todos os dias: 'Vem, Espírito Santo', tenho certeza de que Ele ficará com você e dará muitos frutos em sua vida", disse.

O padre sugeriu fazer este último passo rezando todos os dias uma jaculatória da sequência que rezamos em Pentecostes, ou de qualquer hino ou cântico ao Espírito Santo.

A partir de agora, pegue uma estrofe deste hino e repita-a ao longo do dia como um refrão em sua mente, "e você verá como seu coração também pouco a pouco irá convidando o Espírito Santo para poder recebê-lo, não só quando estiver na capela rezando, mas todo o dia”, concluiu. 



Sequência de Pentecostes

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!

Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons.

Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!

No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem.

Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.

Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.

Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei.

Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons

Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna!

Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós!


* Reze no link abaixo a Novena do Espírito Santo completa:

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog