Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Como identificar um templo católico?


TRIDUUM PASCHALNE
Massimo Todaro | Shutterstock

Julio De la Vega Hazas - publicado em 25/05/21

Tem uma estratégia que é infalível

Às vezes, quando você está procurando um templo católico, pode cometer o erro de cair em um de outra religião. Mas como saber se uma igreja é realmente católica? Vou te dar algumas dicas.

A primeira delas é fazer uma pesquisa na internet. As igrejas costumam ter sites e, neles, deixam claro a que grupo cristão pertencem.

A segunda dica é analisar o exterior da igreja. Em países em que há grande variedade de religiões e templos (Estados Unidos, por exemplo), as igrejas costumam ter plaquinhas que dizem algo do tipo: “Bem-vindos à Igreja Batista de…”.

Outra pista pode estar no quadro de horários das celebrações, que costuma ficar na entrada do templo. Se lá não estiver anunciada a “Santa Missa”, o templo não é católico.

Vou dar o exemplo da Inglaterra, que é muito complexo. A Igreja da Inglaterra (anglicana) não tem uma fé única. Só se sabe mais ou menos a que setor pertence cada templo vendo o que ele anuncia a este respeito. Se no quadro há horários do Sunday Service, a igreja é de fé protestante. Por outro lado, se houver a expressão Holy Communion, o templo pertence à chamada Broad Church (“igreja ampla”) e também não é católico.

O peculiar aqui é que existe uma parte do anglicanismo que pertence à chamada High Church (“alta igreja”), que compartilha com os católicos a fé eucarística e, portanto, anuncia a Santa Missa. Eles são chamados de católicos, mas são anglicanos (“anglocatólicos”).

Os templos católicos são identificados como Roman Catholic. É a única maneira de distingui-los dos outros.

Dentro do templo, o elemento fundamental para saber se ele é católico é a presença do sacrário. Se no templo estiverem as espécies eucarísticas, a igreja pertence ao catolicismo.

A coisa fica mais complicada quando tratamos das igrejas orientais, como os ortodoxos, armênio, coptas do Egito etc. Por quê? Porque há templos que seguem quase que o mesmo rito católico. A diferença é que, na Missa, alguns fazem menção ao Papa e outros não. Mas para saber, só assistindo à Missa.

Agora, suponhamos que você esteja em Moscou. Lá há igrejas católicas, mas uma boa parte é de rito grego, o mesmo da Igreja Ortodoxa Russa.

À primeira vista, não é possível distinguir essas igrejas. Então, a melhor estratégia é perguntar. Mas pode ser que você esteja em algum lugar da Rússia em que só há uma igreja. O mais provável é que ela seja ortodoxa. Mais uma vez, convém perguntar. Em todo caso, se é a única, vá à Missa do domingo lá – mesmo que a igreja seja ortodoxa, pois é uma autêntica Missa (e a Igreja Católica permite isso).

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog