É no sofrimento que se descobre o sentido do casamento


POR PROF. FELIPE AQUINO

Minha esposa teve câncer durante seis anos até falecer. Dos quarenta anos de casados, este foi o período mais doloroso de nossa vida, mas também o mais rico espiritualmente, onde vivemos de “puro amor”, nada mais.

No dia 25 de setembro de 2005, dia de meu aniversário, eu voltava de Cachoeira para Lorena; meu celular tocou e eu vi que era ela, a Zila me chamando. Atendi. Com muita calma ela me contou que tinha feito uma mamografia e que foi acusado um tumor cancerígeno em uma de suas mamas. Meu sangue gelou! A gente acha que isso nunca vai acontecer com a gente ou perto de nós. Mas são os desígnios de Deus.

A partir dai começou uma luta que durou seis anos até o seu desfecho. Foi uma longa história de fé, amor, luta, sacrifícios, orações… Ela passou por uma longa cirurgia em São Paulo, onde foram retirados mais de dez nódulos cancerígenos comprometidos pelo câncer. A nossa filha médica, que acompanhou tudo, sabia da gravidade. Quando ela me contou, eu percebi que o caso era grave, mas a gente parece que faz força para não acreditar.

É nessas horas que Deus põe em cheque a nossa fé; muitas vezes eu já tinha repetido em muitas palestras que: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são seus eleitos, segundo os seus desígnios” (Rom 8,28). E mais: “Vivei sempre contentes, orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus” (1 Tes 5,16-18).

Chega um momento que a gente não tem mais que ensinar isso para os outros, mas para nós mesmos, e tem que viver, tem de mostrar a Deus a coerência de nossa fé. Na oração da missa do 7º domingo depois de Pentecostes a gente lê: “Ó Deus, a Providência divina nunca falha!” Mas será que a gente crê nisso? Santa Teresa dizia: “Deus tudo sabe, tudo pode, e me ama.” Quantas vezes eu já tinha lido isso!

É a hora da fé. São Paulo disse que “o Justo vive da fé” (Rom 1, 17); “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6). O profeta Isaías disse que “Os meus caminhos não são os vossos caminhos e o vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor.” (Is 55,8).

A fé faz a gente compreender que quando Deus permite que a dor nos atinja é porque Ele precisa arrancar do jardim de nossa alma a erva daninha que a pode mata-la. E Ele não pode permitir isso, pois tem ciúme de nós, nos ama loucamente, não aceita nos perder. No fundo Ele faz a mesma coisa que eu fazia quando levava meus filhinhos chorando para tomar uma injeção no bumbum; ou quando eu o levava ao hospital para dar pontos doloridos no corte do queixo.

O sofrimento é um mistério, um enigma, entrou na nossa história por causa do pecado. “O salário do pecado é a morte” (Rom 6,23). Mas Jesus, fez aquilo que parecia impossível, “transformou o sofrimento em matéria prima da salvação” quando o abraçou radicalmente na Cruz. Não compreendemos bem as coisas, nem mesmo o que é a felicidade. Mas, se Deus é meu Pai, aconteça o que acontecer, que terei a temer?

Depois da longa cirurgia de quatro horas da Zila, vieram seis longos anos de quimioterapia e radioterapia. Um dia, logo nos primeiros dias do tratamento, ela me disse: “eu não vou morrer, não, fique tranquilo, eu sei que você não sabe viver sem mim”. Algumas vezes eu tive de esconder dela para derramar as lágrimas; nunca deixei que ela visse. Mas ela não abaixava a cabeça não, seus cabelos caíram, mas ela não deixou a vida cair. Continuou o seu trabalho na Editora Cléofas como se nada tivesse acontecido. Passei a amá-la e cuidar dela como nunca tinha feito.

Mas é nessas horas que a gente agradece a Deus por ter uma boa família; os filhos e eu, o genro e as noras, abraçamos esta sua luta como se fosse de cada um de nós; essa é a parte consoladora de tudo. Sou muito grato a Deus por tudo isso. Nos seis anos que ela lutou não teve tréguas; a quimioterapia em São Paulo se repetia a cada quinze dias rotineiramente. O câncer que já tinha alcançado a metástase, passava de um lugar para outro. Do seio migrou para os ossos, dos ossos para o fígado, do fígado para não sei mais onde… até tomar o cérebro e os pulmões; foi o fim.

Mas nós ficávamos impressionados com a sua resistência; dificilmente a quimioterapia, longa e pesada, derrubava a sua imunidade. Poucas vezes precisou de antibióticos para vencer uma infecção ou algo parecido. Nada mudou em sua vida; não teve depressão e nem medo da morte, embora soubesse da gravidade; tocava a vida normalmente como se fosse viver muitos anos.

É claro que ela tinha seus momentos de irritação, coitada, e com todo o direito. Mas nunca a vi culpar a Deus ou se queixar dele. Ao contrário, a vi dar graças a Deus por muitas coisas: os netos que ela tanto amava, os filhos, a nós todos. Não deixou de fazer uma festa sequer como gostava de fazer nos aniversários.

Ela amava a vida, por isso viveu até o seu último dia. Antes de partir para a eternidade, ela ficou internada por cerca de um mês em São Paulo. Nós nos revezamos com ela; sempre dois em sua companhia. Precisou colocar um “stent” na garganta porque o câncer fechou o esôfago e ela não conseguia mais comer; precisou fazer radioterapia no cérebro porque a quimioterapia não chegava lá. Não reclamava de nada.

Este mês foi para mim como que um mês de retiro espiritual. Como Deus é bom! No hospital há uma bela capela com o Santíssimo Sacramento no Sacrário o dia todo; e Missa todos os dias. Eu dividia meu tempo entre o quarto dela e a capela. Pude rezar muito por ela, graças a Deus; é o melhor que a gente pode fazer nestas horas. A fé me sustentou e sustentou a todos nós.

Na noite em que faleceu, 19 de setembro de 2012, uma semana antes de meu aniversário, eu fui à Missa às 18.00 horas com o Mateus. Voltamos para o quarto um pouco antes da 19 horas. E eu fiquei sozinho com ela, porque os filhos estavam na sala de espera com um parente que chegou ao hospital. Sozinho com ela eu rezei mais uma vez o Terço da Misericórdia, da Irmã Santa Faustina. Em seguida, segurando em sua mão eu fiz esta oração:

“Senhor Jesus, o Senhor está comigo aqui agora pela Eucaristia em minha alma; se ela está pronta para ir para o Senhor, se estiver preparada, a leve, pois está sofrendo. Eu a entrego e agradeço por esses quarenta anos que vivemos juntos…”

Tão logo eu terminei esta oração, sua respiração foi diminuindo e ela se foi para Deus. Eram 19.05 horas. Acho que ela não quis que os filhos a vissem partir…

Eu tinha pedido a Nossa Senhora que ela partisse em um dia de uma de suas festas. E que isso fosse para mim um sinal. Pois bem, depois que ela se foi, pude verificar que o dia 19 de setembro é dia de Nossa Senhora de La Salette. Nunca dei tanto valor a nosso casamento!

Deus quis que a sua Missa de sétimo dia fosse exatamente no dia de meu aniversário! Tudo isso pode parecer trágico, mas para mim foi sinal do amor de Deus. Nesta data eu pude agradecer a Deus pelos meus 63 anos e também pelos 40 anos que Ele deu-me ela como um raro presente. A leitura da Missa neste dia era a do Eclesiastes que dizia: “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir…” (Ecl 3,1-8). Deus seja louvado!

Prof. Felipe Aquino

Fonte: Cleofas

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas127 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa267 Celebrações2363 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2615 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja6 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação147 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1099 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo86 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família743 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja620 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1683 Igreja no Mundo1175 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202531 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical254 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires340 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1510 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora844 Nossa Senhora Aparecida124 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1598 Notícias284 Notícias Católicas4097 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1756 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1683 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa354 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV101 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário117 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas640 Santíssima Trindade9 Santos1385 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum370 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico957 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço66 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1823 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial