Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Orações e Novena à Santa Isabel de Portugal (paz nos corações e nos lares)


Santa Isabel de Portugal, Medianeira da Paz, foi o título que lhe valeu a sua intervenção, feita de bondade, tenacidade, esforço e inteligência, em prol da concórdia e da tolerância. Celebrada em 4 de julho.

Santa Isabel não é portuguesa de nascença. Quis a mão da Providência colhê-la no solo aragonês, onde veio ao mundo no longínquo ano de 1271. Precedeu-a em nobreza e santidade sua tia-avó, Santa Isabel da Hungria, de quem herdou, além do nome, os mais excelentes predicados. A pequena filha de Pedro III de Aragão e de Constança da Sicília foi, a exemplo de sua tia, grande seguidora de São Francisco de Assis e uma alma toda voltada para os pobres e necessitados.

Pacificou ânimos e guerras desde o berço até a hora da morte, e não houve, entre o primeiro nobre e o último, doente quem se furtasse à sua tão benéfica influência. Todos saíam de sua presença dispostos a reconciliar-se com Deus e a perdoar o próximo.

Santa Isabel de Portugal é a figura da mulher que encontrou em Deus as forças necessárias para vencer os desafios da vida. Sua fortaleza e constância eram marcas registradas de sua vida. Mas as dificuldades da vida nunca a impediram de dedicar tempo à caridade e ao cuidado com os mais pobres. Neles, Isabel via a figura do próprio Cristo. Sejamos nós também constantes na fé e solícitos ao trabalho com os mais abandonados. Também é padroeira dos panificadores.

1- Oração a Santa Isabel de Portugal

Querida Santa Isabel, Rainha Santa, fiel discípula de Santa Clara e de São Francisco, ajuda-nos a viver a nossa vocação, acolhendo com amor o chamado de Deus para doarmo-nos inteiramente a Ele. Tu que viveste tantas e tão fortes vicissitudes, mas lutaste para realizar a reconciliação e o perdão nos corações, mostra-nos o caminho da paz e da serenidade. Ajuda-nos a unir as responsabilidades com um empenho intenso na vida de oração, como tu, que soubeste verdadeiramente o que é o essencial. Ensina-nos a buscar as realidades divinas com um coração pleno de ardor, no abandono à Fé e à Esperança. Amém!

2- Oração à Santa Isabel de Portugal

Ó querida Santa Isabel, sob a vossa proteção queremos nos colocar.
Vossa espiritualidade nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus.
Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres, os doentes, os abandonados, manifestando a eles o imenso amor do Pai.
Estimulai-nos para que tenhamos coragem de estar ao lado deles, defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores.
Assim como vós, queremos construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos.
Intercedei por nós para que também possamos, um dia, gozar das alegrias celestes na presença de Deus. Amém.

3- Oração à Santa Isabel de Portugal (paz nos nossos corações e nos lares)

Altíssimo e Soberano Senhor Nosso, que quisestes dar-nos exemplos nos vossos servos, não somente nos claustros e desertos, onde santificastes tantas almas, mas também nos tronos dos reis, e no meio da grandeza e magnificência dos palácios colocastes a virtude, para nos desenganardes de que em todos os estados pode haver o espírito de cristianismo e a salvação.

Sois Vós quem, na Rainha Santa Isabel, nos destes o exemplo de uma ânimo pacificador, humilde, generoso e caritativo, virtudes tão dificultosas nos meio das grandezas humanas, pelo que sejais, para sempre bendito e louvado.

Nos vos pedimos, Senhor, por intercessão desta Santa Rainha, que tão grande foi no mundo e que não é menor no Céu, as graças que tanto precisamos (pedido) em modo particular a Paz nos nossos corações e nos nossos lares.

Oh! Deus, que sois tão admirável nos vossos santos, compadecei-Vos de nossas misérias e deixa-Vos mover das preces de Vossa Serva: excite-se a nossa sonolência, anime-se a nossa franqueza: recebamos todos novo ânimo na devoção desta grande Serva vossa, reformem-se nossos costumes, e preparem-se assim para nós os caminhos da eterna felicidade.

Assim seja. Santa Isabel rogai por nós. Amém.


Novena à Rainha Santa Isabel de Portugal: Mensageira da Paz nos Lares

Oração Preparatória (para todos os dias):

V. Meu Deus, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Altíssimo e Soberano Senhor nosso,
que quisestes dar-nos exemplos nos vossos servos, não somente nos claustros e desertos, onde santificastes tantas almas;
mas também nos tronos dos reis, e no meio da grandeza e magnificência dos palácios, colocastes a virtude para nos desenganardes de que em todos os estados pode haver o espírito de cristianismo e salvação.

Sois Vós que, na Rainha Santa Isabel,
nos destes o exemplo de um ânimo pacificador, humilde, generoso e caritativo,
virtudes tão dificultosas no meio das grandezas humanas, pelo que sejais para sempre bendito e louvado.

Nós Vos pedimos, Senhor,
por intercessão desta Santa Rainha que tão grande foi no mundo e que não é menor no Céu, as graças de que tanto precisamos (pedem-se as graças), em modo particular a paz nos nossos corações e nos nossos lares.

Ó Deus, que sois tão admirável nos vossos santos, compadecei-Vos de nossas misérias e deixai-Vos mover das preces de vossa serva;
excite-se a nossa sonolência, anime-se a nossa fraqueza; recebamos, todos, novo ânimo na devoção desta grande serva vossa,
reformem-se nossos costumes e preparem-se assim, para nós, os caminhos da Eterna Felicidade.

Assim seja.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Santa Isabel, rogai por nós.

Orações próprias para cada dia da novena:
1.º dia: Santa Milagrosa 

. . . Ó incomparável Rainha Santa,
adornada de milagres na vida e na morte.
Vós que, desde o nascimento, fostes privilegiada por Deus pela alegria e paz que concedestes ao vosso pai e avô que antes eram inimigos.
Vós que, desde já, fostes escolhida por Deus,
qual pacificadora de indivíduos, famílias e povos.
. . . A Vós, milagrosa Santa, levados pela confiança no vosso poder, recorremos.
Olhai para as nossas misérias e necessidades.
Vinde, pois, em nosso auxílio.
O vosso olhar benigno é certeza da confiança que em Vós depositamos.
Assim seja.

[ orações finais ]

2.º dia: Filha Exemplaríssima

. . . Ó Gloriosa Rainha Santa, modelo de mocidade que tão sabiamente soubestes desprezar as vaidades do mundo consagrando-vos a contínuas abstinências e a jejuns;
Vós que amastes, tão carinhosamente os pobres, olhai bondosamente para as nossas misérias e necessidades e consolai também o nosso coração aflito.
. . . Confessamos que somos pecadores e indignos de receber de Deus as graças de que precisamos.
. . . Cheios de confiança, porém, recorremos a vós, ó milagrosa e poderosa Santa, e pela vossa eficacíssima intercessão, tudo esperamos da infinita e divina misericórdia.
Assim seja.

[ orações finais ]

3.º dia: Esposa Heróica

. . . Ó Taumaturga Santa Isabel, Consoladora dos casados que tão prudentemente vivestes ao lado do vosso esposo.
. . . Vós que criastes uma verdadeira época de felicidade para o Reino de Portugal, exclusivamente pelas vossas virtudes de uma santa esposa e de uma gloriosa rainha;
Vós que destes a Paz a todos aqueles que a tinham perdido, olhai também para as nossas mágoas e transformai-as em fonte de alegria pelo vosso excelso e divino poder.
Assim seja.

[ orações finais ]

4.º dia: Poderosa Santa

. . . Ó Poderosa Rainha Santa,
que em paga de vossa penitências e obras de Caridade merecestes de Deus o divino poder de operar estrepitosos milagres.
. . .Vós, que por mortificação, receastes beber vinho, numa doença em que os médicos aconselhavam tal bebida e, no entanto, a água que preferistes milagrosamente transformou-se em delicioso vinho.
. . . Vós, que recebestes de Deus o poder de curar com um vosso beijo, a chaga de uma pobre mulher e, com um simples sinal da cruz, todos os doentes que vos procuravam.
. . . Vós que, para apaziguar as iras do vosso esposo,convertestes em rosas as moedas destinadas aos pobres.
. . . Eis-nos prostrados diante de vós
para implorar a vossa bondade e o vosso poder.
. . .Temos certeza de que não recusareis socorrer aos vossos devotos, que gemem sob o peso de tantas angústias, pois que no céu sois poderosa e continuais a vossa divina missão de caridade.
Assim seja.

[ orações finais ]

5.º dia: Anjo de Caridade

. . . Ó Excelentíssima Apostola de Caridade,
que fundastes conventos, colégios e igrejas
para que neles o povo cristão achasse amparo e formação cristã.
. . . Ó Fervorosíssima adoradora de Deus,
que tudo fizestes para salvar o povo cristão das ciladas do demónio e torná-lo digno das maiores graças de Deus.
. . . Vós, que no Céu recebeis agora o Poder e a Glória por tantas obras de caridade em favor dos pobres e necessitados, para os quais distribuístes todas as vossas riquezas.
. . . Eis-nos aqui, humildemente, suplicando o vosso soberano poder de Rainha, e extraordinária apostola da Caridade, para que não nos deixeis nas nossas angústias e misérias.
. . .Temos certeza de que a vossa caridade de soberana rainha continua no Céu, em nosso favor.

6.º dia: Mensageira da Paz

. . . Ó Gloriosa Rainha, dotada de admirável mansidão,
Vós que recebestes o divino poder de apaziguar os ânimos dissidentes dos reis.
. . . Vós, que qual arco-íris da Paz, soubestes poupar aos povos católicos todas as desgraças que costumam acompanhar as guerras: mortes, destruições de cidades, a peste, a miséria e a fome.
. . . Vós, que qual Anjo de Deus, aparecestes em lugares de combate e, tocando divinamente os corações dos soldados, generais e reis, sempre conseguistes que o arco-íris da Paz brilhasse cada vez mais nos Céus dos povos.
. . . A vós, Milagrosa Mensageira da Paz, recorremos, e por vossa intercessão, queremos sempre possuir a Paz de Deus em nossos corações e nossos lares.
. . . Valei-nos, ó Anjo da Paz, contra os inimigos de nossa alma, para que, triunfando sobre eles, vivamos em paz com Deus.
Assim seja.

[ orações finais ]

7.º dia: Espelho das Viúvas

. . . Ó incomparável e Santa Rainha,
que fostes excelente modelo não somente das jovens cristãs e das senhoras casadas, mas também verdadeiro espelho das viúvas.
. . . Vós que, na viuvez, abandonando os trajes de soberana rainha, vestistes o humilde hábito de São Francisco de Assis, desapegando completamente, nesse clima de pobreza, o vosso coração de todas as riquezas e vaidades do mundo.
. . . Vós que, com admirável penitência e humildade, por duas vezes, peregrinastes a Santiago de Compostela para sufragar a alma do vosso esposo, dando-nos um extraordinário exemplo de piedade cristã.
. . . A Vós, gloriosa santa, nobilíssima pela geração e pela fé, vimos implorando o vosso poder para que, com amor, abracemos as mortificações da vida, desapeguemos o coração das vaidades e riquezas do mundo
e façamos penitência dos nossos pecados.
Assim seja.

[ orações finais ]

8.º dia: Luz das Mulheres Piedosas

. . . Ó Viva Luz de santidade, Rainha Santa Isabel, Luz das mulheres piedosas.
. . . Vós que, logo após a morte do vosso esposo, colocastes tudo o que vos restava de riqueza a serviço da caridade:
sustentando pobres, protegendo viúvas, educando órfãos, acudindo e remediando a todos os necessitados, oferecendo ao século e ao mundo um exemplo de verdadeiro emprego das riquezas.
. . . A Vós, arrimo de todos os necessitados,
mãe carinhosa e Santa, recorremos.
Da vossa celestial bondade e ternura,
suplicamos todas as graças espirituais e materiais de que necessitamos.
. . .Vossa soberana generosidade é penhor da nossa felicidade.
Assim seja.

[ orações finais ]

9.º dia: Adornada de Milagres, em Vida e na Morte

. . . Com júbilo no coração, com a certeza de sermos atendidos, vimos a Vós, ó bondosa e carinhosa mãe, consoladora de todas as aflições.
. . . Vós, que não duvidastes em dar vossa vida para a pacificação dos povos, sois a nossa esperança e o penhor da nossa felicidade.
. . . A Vós, Mãe dos órfãos, Afugentadora dos demónios,
Abrigo dos peregrinos e dos doentes,
Arrimo de todos os necessitados, apresentamos, com filial confiança, nossas misérias e necessidades.
. . . Pelo júbilo que sentistes na vossa agonia,
ao ouvir cantar os anjos que, juntos à Virgem Santíssima, vieram para levar a vossa santa alma ao encontro de Deus;
. . . pela Felicidade que sentistes ao entrar no Céu;
. . . pelo extraordinário poder de glória e de milagres que Deus vos concedeu, nós vos suplicamos as graças de que tanto necessitamos...
assim como conformar a nossa vontade àquela divina, cumprir sempre e fielmente as leis de Deus, ser filhos obedientes da Igreja Católica e salvar a nossa alma na eternidade.
Assim seja.

Fonte: Paróquias

Para Saber Mais:

https://www.devocaoefeblog.com.br/2019/07/hoje-e-celebrada-santa-isabel-de.html

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog