Padre Pasolini: colocar-se a caminho para encontrar Deus, que a Igreja favoreça esse encontro (3° Meditação do Advento)

Padre Pasolini: colocar-se a caminho para encontrar Deus, que a Igreja favoreça esse encontro

"A universalidade da salvação. Uma esperança incondicional": este é o tema da terceira meditação do Advento desta manhã, 19 de dezembro, na Sala Paulo VI, na presença do Papa. O pregador da Casa Pontifícia centra-se na atitude dos Magos, que ousaram abrir-se ao desconhecido. Devemos rever "os nossos hábitos missionários" e "ajudar os outros a reconhecer a luz que já habita neles", "guardar Cristo para o oferecer a todos", "a verdadeira luz do Natal ilumina cada homem".
Tiziana Campisi – Vatican News


Reconhecer a vinda de Jesus Cristo "como uma luz a ser acolhida, expandida e oferecida ao mundo": este é o "desafio" que o Natal e o Jubileu nos convidam a empreender. O pregador da Casa Pontifícia, padre Roberto Pasolini, enfatizou isso no início de sua terceira meditação do Advento, sobre o tema "A universalidade da salvação", proferida esta manhã de sexta-feira, 19 de dezembro, na Sala Paulo VI, na presença de Leão XIV e da Cúria Romana.

A luz que desmascara

O frade menor capuchinho propôs uma reflexão sobre a manifestação universal da salvação, sobre Cristo, a "verdadeira luz", que é "capaz de iluminar, esclarecer e orientar toda a complexidade da experiência humana", que "não apaga as perguntas, os desejos e as buscas humanas, mas os coloca em relação, os purifica e os conduz a um significado mais pleno". Luz que o mundo não abraçou porque "os homens amaram mais as trevas". O problema, explicou o padre Pasolini, é "nossa disponibilidade" em acolher a luz, que "é necessária e bonita, mas também exigente: desmascara ficções, expõe contradições, obriga a reconhecer o que preferiríamos não ver", e por isso "a evitamos".

No entanto, observou o religioso, "Jesus não contrapõe quem pratica o mal a quem pratica o bem, mas quem pratica o mal a quem vive a verdade". Isso significa que, "para acolher a luz da Encarnação", não é preciso "já ser bom ou perfeito, mas começar a tornar a verdade uma realidade na própria vida", ou seja, "parar de se esconder e aceitar ser visto por quem se é", porque "Deus está mais interessado em nossa verdade do que na bondade de fachada".

Igreja, comunidade que vive a luz de Cristo

Para a Igreja, isso significa "iniciar um caminho de maior verdade", o que significa não "exibir uma pureza moral ou reivindicar uma coerência impecável", mas "apresentar-se com sinceridade e reconhecer resistências e fragilidades". Porque o mundo não espera "uma instituição sem fissuras, nem mais um discurso indicando o que deve ser feito", disse o padre Pasolini, mas "precisa encontrar uma comunidade que, apesar de suas imperfeições e contradições, viva verdadeiramente à luz de Cristo e não tem medo de se mostrar como é". Os Reis Magos, por exemplo, demonstraram uma maneira singular de serem verdadeiros ao "trilharem o caminho do Senhor", explicou o religioso. Eles partiram de longe, mostrando "que para acolher a luz do Natal, é necessário um certo distanciamento", para "enxergar melhor as coisas: com um olhar mais livre, mais profundo, mais capaz de surpreender". Em vez disso, o hábito de "olhar a realidade de perto demais" nos torna "prisioneiros de julgamentos previsíveis e interpretações excessivamente consolidadas", e isso também acontece "com aqueles que vivem permanentemente no centro da vida eclesial e comporta responsabilidades", observou o pregador da Casa Pontifícia, porque "a familiaridade cotidiana com funções, estruturas, decisões e emergências pode, com o tempo, estreitar o olhar" e, assim, corre-se o risco de não reconhecer "os novos sinais pelos quais Deus se faz presente na vida do mundo".

Os caminhos inesperados de Deus

Se o Natal celebra a entrada da luz no mundo, a Epifania destaca que essa luz não se impõe, mas se deixa reconhecer, manifesta-se numa história ainda marcada pela escuridão e pela busca, e é uma presença que se oferece a quem está disposto a se mover. Nem todos a veem da mesma maneira e a reconhecem ao mesmo tempo, porque a luz de Cristo se deixa encontrar por quem aceita sair de si mesmo, quem se coloca a caminho, quem busca, enfatizou o frei capuchinho, acrescentando que isso também é verdade para o caminho da Igreja, já que nem tudo o que é verdadeiro se mostra imediatamente claro, nem o que é evangélico é imediatamente eficaz. E, às vezes, a verdade exige ser seguida mesmo antes de ser plenamente compreendida.

A este respeito, o Padre Pasolini citou a experiência dos Magos, que não avançaram "apoiados por certezas consolidadas, mas por uma estrela frágil, porém suficiente para guiá-los em sua viagem". Os sábios que vieram do Oriente para Belém ensinam essencialmente que "para encontrar o rosto de Deus feito homem, é preciso colocar-se a caminho", e isso, enfatizou o pregador da Casa Pontifícia, "se aplica a todo fiel", e especialmente a quem têm "a responsabilidade de proteger, guiar e discernir". "Sem um desejo que permanece vivo, mesmo as mais elevadas formas de serviço correm o risco de se tornarem repetitivas, autorreferenciais, incapazes de surpreender". A estrela que guiou os Magos, para o padre Pasolini, é também "o sinal das discretas lembranças com as quais Deus continua a se fazer presente na história", e assim, aqueles sábios que "não conhecem as Escrituras de Israel", mas leem os céus, lembram "que Deus também fala por meios inesperados, experiências periféricas, perguntas que surgem do contato com a realidade e aguardam para serem ouvidas".

Imobilidade

Mas outro aspecto importante que emerge da história dos Magos é a atitude de busca: não se importar, "não se colocar em moviment", pode levar a "acomodação em uma posição que parece reconfortante, baseada em certezas e hábitos consolidados, mas que com o tempo corre o risco de se tornar uma forma de imobilidade interior", que "lentamente isola, muitas vezes sem que percebamos". É o que acontece com Herodes, "ele parece atento: questiona, calcula, planeja", mas não parte para Belém, não aceita "o risco e a surpresa do que poderia acontecer" e delega a tarefa de ir aos Magos, reservando-se o direito de ser informado sobre os acontecimentos. "É a atitude de quem quer saber tudo sem se expor, permanecendo protegido das consequências de um envolvimento real", afirmou o frade franciscano, alertando contra uma "abundância de conhecimento" que carece de "envolvimento real". Sabemos muitas coisas, mas permanecemos distantes. Observamos a realidade sem nos deixarmos tocar, protegidos por uma posição que nos protege do imprevisto." Acontece, então, que na Igreja se pode "conhecer bem a doutrina, preservar a tradição, celebrar a liturgia com zelo e, ainda assim, permanecer parados". "Como os escribas de Jerusalém, também nós podemos saber onde o Senhor continua se fazendo presente — nas periferias, entre os pobres, nas feridas da história — sem encontrar a força ou a coragem para seguir nessa direção", advertiu o pregador da Casa Pontifícia.

A coragem de se levantar

Em síntese, para encontrar Deus, "o primeiro passo é sempre se levantar: sair de nossos refúgios interiores, de nossas certezas, nossa visão consolidada das coisas", insistiu o padre Pasolini, especificando que "levantar-se exige coragem. Significa abandonar o estilo de vida sedentário que nos protege, mas nos imobiliza, aceitar o cansaço do caminho, expor-se à incerteza do que ainda não está claro". Como fizeram os Reis Magos, deixando sua terra natal e cruzando "distâncias sem garantias, guiados apenas por um sinal tênue e discreto", sem saber o que encontrariam, mas confiando na luz que os precedia. Isso é o que significa esperar.

O padre Pasolini também destacou o abaixamento humilde dos Reis Magos. Ao chegarem a Belém, adoraram o Menino, se colocaram a caminho, buscaram e se abriram ao mistério: "Levantar-se e depois ajoelhar-se: este é o movimento da fé. Levantar-se para sair de si, não para colocar-se no centro. E depois se abaixar, porque se percebe que o que encontramos está além do nosso controle." Para o pregador da Casa Pontifícia, "isso vale na relação com Deus, nas relações cotidianas" — quando "o outro nos surpreende, nos decepciona ou nos transforma" — e é preciso parar de impor nosso próprio ponto de vista e "aprender a verdadeiramente escutar". E, ampliando a perspectiva, vale também para a Igreja, que "é chamada a se mover, a sair, a encontrar pessoas e situações que lhe são distantes", e "também a saber parar, abaixar o olhar, a reconhecer que nem tudo lhe pertence nem pode ser controlado". Então, "o dom da salvação pode se tornar universal" se "a Igreja aceitar em deixar de lado suas próprias certezas" e olhar "com respeito para a vida dos outros, reconhecendo que mesmo ali, muitas vezes de maneiras inesperadas, algo da luz de Cristo pode emergir".

A verdadeira luz do Natal

Um último aspecto sobre o qual o pregador da Casa Pontifícia convidou a refletir foi que "se Deus escolheu habitar nossa carne, então cada vida humana carrega em si uma luz, uma vocação, um valor que não pode ser apagado". Isso nos leva a concluir que "não viemos ao mundo apenas para sobreviver ou atravessar o tempo da melhor maneira possível", mas "para ter acesso a uma vida maior: a de filhos de Deus". Assim, a tarefa da Igreja é "oferecer a luz de Cristo ao mundo. Não como algo a impor ou defender, mas como uma presença a oferecer", deixando que todos se aproximem. Portanto, "sob essa perspectiva, a missão não consiste em forçar o encontro, mas em torná-lo possível", concluiu o padre Pasolini. "Uma Igreja que oferece a presença de Cristo a todos não se apropria de sua luz, mas a reflete. Não se coloca no centro para dominar, mas para atrair", tornando-se, portanto, "um espaço de encontro, onde cada pessoa pode reconhecer Cristo e, diante dele, redescobrir o sentido de sua vida". A perspectiva sobre os "hábitos missionários" deve, portanto, mudar: muitas vezes se pensa "que evangelizar significa levar algo que falta, preencher um vazio, corrigir um erro", mas "a Epifania aponta para outro caminho", que é o de "ajudar o outro a reconhecer a luz que já habita nele, a dignidade que já possui, os dons que já possui". Portanto, a catolicidade da Igreja consiste em "guardar Cristo para oferecê-lo a todos, com a confiança de que a beleza, a bondade e a verdade já estão presentes em cada pessoa, chamada à plenitude e a encontrar nele o seu pleno significado". Em conclusão, para o pregador da Casa Pontifícia, "a verdadeira luz do Natal 'ilumina cada homem' precisamente porque é capaz de revelar a cada um a própria verdade, a própria vocação, a própria semelhança com Deus".

19 dezembro 2025, 10:14

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas313 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica83 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia645 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais15 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo411 Catequese do Papa274 cele1 Celebrações2371 Celebrações Marianas561 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais62 Devoção2631 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres3 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja13 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja27 Doutora da Igreja9 Doutrina669 Ecumenismo3 Educação149 Eleições10 Encíclicas37 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1111 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais20 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família748 2688 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson8 Frei Roberto Pasolini7 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja624 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV19 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1699 Igreja no Mundo1178 Imagens Religiosas464 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial5 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202536 Jubileu da Esperança4 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina7 Liturgia231 Liturgia Dominical265 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio52 Medicina e Saude690 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1514 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres545 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica51 Nossa Senhora855 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças21 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima158 Nossa Senhora de Guadalupe63 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1606 Notícias284 Notícias Católicas4140 Notícias do Blog77 Novena de Natal18 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1767 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1685 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa357 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV128 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações44 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões5 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1390 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus21 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade64 Tecnologia128 Tempo Comum377 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento212 Tempo do Natal289 Tempo Litúrgico970 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias199 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1852 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas232 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial