Declaração Conjunta Papa Leão e Patriarca Bartolomeu I: a meta da unidade cristã

Declaração Conjunta Papa Leão e Patriarca Bartolomeu I: a meta da unidade cristã
Assinatura Declaração Conjunta do Papa Leão e o Patriarca Bartolomeu. (@Vatican Media)

Na celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, o Papa Leão XIV e o Patriarca Bartolomeu I fizeram uma Declaração Conjunta sobre os caminhos da unidade dos cristãos.
Vatican News

Em uma declaração conjunta, o Papa Leão e o Patriarca Bartolomeu afirmaram entre outras coisas que os obstáculos à união dos cristãos devem ser enfrentados através do caminho do diálogo teológico, assim como a importância de reconhecer que o que nos une é a fé expressa no Credo de Niceia. Com relação à Páscoa, espera-se dos cristãos um contínuo processo de explorar uma possível solução para celebrar juntos a Festa das Festas todos os anos. Por fim, afirmaram que a meta da unidade cristã inclui o objetivo de contribuir de maneira fundamental e vivificante para a paz entre todos os povos, condenando o uso da religião e do nome de Deus para justificar a violência.

Segue o texto na íntegra:

Declaração Conjunta

 
«Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,

porque o seu amor é eterno.»

Sl 106, 1

Na véspera da festa de Santo André, o primeiro Apóstolo a ser chamado, irmão do Apóstolo Pedro e padroeiro do Patriarcado Ecuménico, nós, o Papa Leão XIV e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, agradecemos sinceramente a Deus, nosso Pai misericordioso, pela dádiva deste encontro fraterno. Seguindo o exemplo dos nossos veneráveis predecessores e obedecendo à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, continuamos a caminhar com firme determinação na via do diálogo, no amor e na verdade (cf. Ef 4, 15), rumo à tão esperada restauração da plena comunhão entre as nossas Igrejas irmãs. Conscientes de que a unidade cristã não é simplesmente o resultado de esforços humanos, mas um dom que vem do alto, convidamos todos os membros das nossas Igrejas – clero, monges, pessoas consagradas e fiéis leigos – a procurarem intensamente a realização da oração que Jesus Cristo dirigiu ao Pai: «para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti […] e o mundo creia que Tu me enviaste» (Jo 17, 21).

A comemoração do 1.700º aniversário do Primeiro Concílio Ecuménico de Niceia, celebrada na véspera do nosso encontro, foi um momento extraordinário de graça. O Concílio de Niceia, realizado em 325, foi um evento providencial de unidade. No entanto, o propósito de comemorar este evento não é apenas recordar a importância histórica do Concílio, mas estimular-nos a estar continuamente abertos ao mesmo Espírito Santo que falou através de Niceia, enquanto enfrentamos os muitos desafios do nosso tempo. Estamos profundamente gratos a todos os líderes e delegados de outras Igrejas e comunidades eclesiais que se dispuseram a participar neste evento. Além de reconhecermos os obstáculos que impedem a restauração da plena comunhão entre todos os cristãos – obstáculos que procuramos enfrentar através do caminho do diálogo teológico –, devemos também reconhecer que o que nos une é a fé expressa no Credo de Niceia. Esta é a fé salvadora na pessoa do Filho de Deus, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, homoousios com o Pai, que por nós e pela nossa salvação se encarnou e habitou entre nós, foi crucificado, morreu e foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e de novo há de vir para julgar os vivos e os mortos. Através da vinda do Filho de Deus, somos iniciados no mistério da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – e somos convidados a tornar-nos, em e através da pessoa de Cristo, filhos do Pai e coerdeiros com Cristo pela graça do Espírito Santo. Dotados desta confissão comum, podemos enfrentar juntos os desafios partilhados no testemunho da fé professada em Niceia, com respeito mútuo, e trabalhar em conjunto em vista de soluções concretas, com esperança genuína.

Estamos convencidos de que a comemoração deste importante aniversário pode inspirar novos e corajosos passos no caminho rumo à unidade. Entre as suas decisões, o Primeiro Concílio de Niceia também estabeleceu os critérios para determinar a data da Páscoa, comum a todos os cristãos. Somos gratos à divina providência por este ano, em que todo o mundo cristão celebrou a Páscoa no mesmo dia. É nosso desejo comum continuar o processo de explorar uma possível solução para celebrarmos juntos a Festa das Festas todos os anos. Esperamos e oramos para que todos os cristãos, «com toda a sabedoria e inteligência espiritual» (Cl 1, 9), comprometam-se com o processo de chegar a uma celebração comum da gloriosa ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Este ano, comemoramos também o 60º aniversário da histórica Declaração Conjunta dos nossos veneráveis predecessores, o Papa Paulo VI e o Patriarca Ecuménico Atenágoras, que pôs fim à troca das excomunhões de 1054. Damos graças a Deus porque aquele gesto profético fez com que as nossas Igrejas buscassem «num espírito de confiança, estima e caridade mútua o diálogo que, com a ajuda de Deus, conduzirá a uma nova convivência, para o bem maior das almas e a vinda do reino de Deus, naquela plena comunhão de fé, concórdia fraterna e vida sacramental que existiu entre elas durante os primeiros mil anos da vida da Igreja» (Declaração Conjunta do Papa Paulo VI e do Patriarca Ecumênico Atenágoras, 7 de dezembro de 1965). Ao mesmo tempo, exortamos aqueles que ainda hesitam, perante qualquer forma de diálogo, a ouvirem o que o Espírito diz às Igrejas (cf. Ap 2, 29) urgindo-nos, nas circunstâncias atuais da história, a apresentar ao mundo um testemunho renovado de paz, reconciliação e unidade.

Convencidos da importância do diálogo, expressamos o nosso apoio contínuo ao trabalho da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa, que na sua fase atual está a examinar questões que historicamente têm sido consideradas causas de divisão. Paralelamente ao papel insubstituível que o diálogo teológico desempenha no processo de aproximação entre as nossas Igrejas, reconhecemos também os outros elementos necessários a este processo, incluindo os encontros fraternos, a oração e o trabalho partilhado em todas as áreas onde a cooperação já é possível. Exortamos veementemente todos os fiéis das nossas Igrejas, e especialmente o clero e os teólogos, a acolherem com alegria os frutos alcançados até agora e a trabalharem para o seu contínuo crescimento.

A meta da unidade cristã inclui o objetivo de contribuir de maneira fundamental e vivificante para a paz entre todos os povos. Juntos, levantamos fervorosamente as nossas vozes para invocar o dom da paz de Deus sobre o nosso mundo. Tragicamente, em muitas regiões do nosso planeta, conflitos e violência continuam a destruir as vidas de tantas pessoas. Apelamos àqueles que têm responsabilidades civis e políticas para que façam tudo o que for possível para garantir que a tragédia da guerra cesse imediatamente, e pedimos a todas as pessoas de boa vontade que apoiem o nosso apelo.

Em particular, rejeitamos qualquer uso da religião e do nome de Deus para justificar a violência. Acreditamos que o diálogo inter-religioso autêntico, longe de ser causa de sincretismo e confusão, é essencial para a coexistência de povos de diferentes tradições e culturas. Tendo em mente o 60º aniversário da declaração Nostra Aetate, exortamos todos os homens e mulheres de boa vontade a trabalharem juntos para construir um mundo mais justo e solidário e a cuidarem da criação, que nos foi confiada por Deus. Só assim a família humana poderá superar a indiferença, o desejo de domínio, a ganância pelo lucro e a xenofobia.

Embora estejamos profundamente alarmados com a atual situação internacional, não perdemos a esperança. Deus não abandonará a humanidade. O Pai enviou o seu Filho Unigênito para nos salvar, e o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, concedeu-nos o Espírito Santo, para nos tornar participantes da sua vida divina, preservando e protegendo a sacralidade da pessoa humana. Pelo Espírito Santo, sabemos e experimentamos que Deus está conosco. Por isso, em nossa oração, confiamos a Deus todos os seres humanos, de modo particular aqueles que padecem necessidade, os que passam fome, solidão ou doença. Invocamos sobre cada membro da família humana todas as graças e bênçãos «para que tenham ânimo nos seus corações, vivendo bem unidos no amor, e assim atinjam toda a riqueza, que é a plena compreensão, o conhecimento do mistério de Deus» (Cl 2, 2): nosso Senhor Jesus Cristo.

Fanar, 29 de novembro de 2025

Fonte: Vatican News 
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas311 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica83 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia645 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais15 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa271 cele1 Celebrações2371 Celebrações Marianas558 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais62 Devoção2627 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres3 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja13 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja27 Doutora da Igreja9 Doutrina668 Ecumenismo3 Educação149 Eleições10 Encíclicas37 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1108 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família748 2686 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja624 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV16 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1698 Igreja no Mundo1178 Imagens Religiosas463 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202535 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical262 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio52 Medicina e Saude690 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1513 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica51 Nossa Senhora854 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças21 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima158 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1603 Notícias284 Notícias Católicas4127 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1763 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1684 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa357 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV120 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1390 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus21 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade64 Tecnologia128 Tempo Comum377 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento202 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico967 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias199 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1840 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas231 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial