A oração em Niceia: regressar à experiência original de Jerusalém

A oração em Niceia: regressar à experiência original de Jerusalém
Em procissão em İznikEm procissão em İznik (@Vatican Media)

"Um encontro de todos e para todos que foi tão esperado e desejado e que devemos acolher com grande admiração", são palavras de Dom Flavio Pace, secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos ao comentar o histórico encontro ecumênico que reuniu em Iznik, juntamente com o Papa Leão XIV e o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, muitos líderes religiosos pelos 1700 anos do Concílio de Niceia.
Vatican News


Regressar às origens para compreender melhor e mais profundamente o sentido de ser cristãos no mundo contemporâneo. A gênese do encontro ecumênico de oração vivido em İznik é recordada pelo arcebispo Dom Flavio Pace, secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Dom Pace, como o senhor viveu este evento?

Foi um encontro muito aguardado, muito desejado, muito preparado, no sentido de que houve muitas horas de discussão, de trabalho, de aprimoramento. É um evento que devemos acolher com grande admiração. Não negamos que há comentaristas que, dentro e fora da Igreja, sublinham mais as ausências do que as presenças; no entanto, este é um encontro histórico porque a grande maioria das confissões cristãs estava representada. Ouvi alguns dos participantes, mesmo os não católicos, e todos estavam muito contentes, todos muito comovidos. Quem estava presente certamente também levou no coração o sentimento da ausência de alguém que não esquecemos, nem excluímos. O momento culminante foi a recitação do Credo Niceno-Constantinopolitano. Hoje, tivemos a experiência real deste "nós cremos", porque vimos todos os nossos líderes dizê-lo juntos com o coração comovido. No fundo, apesar dos séculos, às vezes milênios, de divisões, de separações, de tensões que em parte ainda existem, estamos reafirmando a semente, o essencial da nossa fé, e isso é algo que comove. Compreendemos, então, por que, por um lado, o Patriarcado Ecumênico e, por outro, tantos outros líderes, primeiro o Papa Francisco e depois o próprio Papa Leão, tiveram a intenção de comemorar o aniversário. O Papa Leão disse claramente: "Eu estarei em Niceia”. São palavras que ele proferiu na véspera da festa dos Santos Pedro e Paulo, ao receber a delegação ortodoxa, especificando que a comemoração do Concílio seria ecumênica, ou seja, de todos. E isso hoje nós vimos, nós experimentamos.

Então, vamos dar um passo atrás, 1700 anos, por que o espírito daquela época ainda está vivo e pode estar vivo?

Naquele evento vieram muitos bispos, algo extraordinário para a época, e isso explicava o método do processo: enfrentar uma situação de dificuldade que, de alguma forma, corria o risco de se tornar também social — por isso o imperador se preocupava com isso —, mas que era interna à comunidade cristã. O método era o de se colocar na escuta e de se reunir, captar a voz do Espírito, discernir o que o Espírito estava pedindo à Igreja da época e dizer uma palavra que se tornava, assim, uma palavra guia. As divisões, porém, de alguma forma permaneceram, porque depois houve o partido que continuou a apoiar o Arianismo também na esfera política, houve tensões, pensemos em Ambrósio de Milão... As tensões continuaram, mas o coração estava centrado em preservar aquela regra da fé, que não era uma imposição dada por alguma autoridade, mas sim o fruto de um discernimento que ocorreu na escuta do Espírito por parte de todos os pastores da Igreja. Este método é válido também para o dia de hoje, para todas as situações. Nós somos frequentemente tentados, dentro e fora da Igreja, quando há alguma tensão, alguma dificuldade em nos compreendermos, a ficarmos divididos, a nos fragmentarmos. A obra do Espírito, pelo contrário, nos reúne novamente, na escuta de uma voz que já não é a minha, não é a sua, mas é aquela que, através de nós, é a voz do Espírito e, consequentemente, leva a iluminar uma escolha que é aquela que juntos se decide acolher. Portanto, é o processo que é muito interessante, porque é um processo que é verdadeiro também para o hoje, muito antes da, embora legítima, insistência na sinodalidade; é justamente um processo que convoca o ser humano à escuta do Espírito e cria comunhão, cria comunidade.

Excelência, em Niceia, 1700 anos atrás, também tinha sido decidida uma data comum para a Páscoa. Passos em direção à comunhão foram dados, passos também em direção à unidade. Este ano, tanto os católicos quanto os ortodoxos celebraram a Páscoa em uma data comum, o dia 20 de abril. A que ponto estamos com estas discussões?

O aniversário de Niceia levantou novamente a questão. O que é certo agora é que, por um lado, se quer voltar a falar sobre isso, e por outro, ao fazê-lo, não se deseja criar uma nova divisão. Creio que talvez seja necessário dar um passo atrás para depois voltarmos a pensar e discutir em conjunto, porque qualquer outro tipo de decisão criaria mais separações. E este não era o desejo do Papa Francisco, não é o desejo do Papa Leão, e a dimensão da Ortodoxia também o sabe bem. No entanto, há o desejo de voltar a discutir e encontrar um caminho de resposta.

Qual é a relação de Roma com Istambul, com aquela realidade, com os herdeiros da tradição do Patriarcado de Constantinopla?

Estamos celebrando também mais um aniversário: no dia 7 de dezembro de 1965, praticamente no encerramento do Concílio, foi assinada uma Declaração Conjunta entre Paulo VI e Atenágoras que retirava as excomunhões recíprocas de 1054. Desde então, há uma dimensão teológica de diálogo que segue adiante com todas as Igrejas ortodoxas e bizantinas; por um período foi com todas, agora o diálogo está um pouco mais lento, mas de todo modo continua. E depois, sobretudo, há este intercâmbio fraterno entre dois irmãos, pelo qual há sempre uma delegação de Constantinopla que vem para a festa dos Santos Pedro e Paulo e, vice-versa, há sempre uma delegação que vai para a festa de Santo André. Contudo, me ocorre recordar o que o Papa Leão disse neste verão, em julho, ao receber uma peregrinação conjunta católico-ortodoxa vinda dos Estados Unidos. Ele, antes de tudo, disse ter ficado surpreso, porque esta peregrinação conjunta nem sequer seria pensável há décadas. Em segundo lugar, recordou o título da peregrinação, "Da primeira à segunda Roma", e depois disse "acolho, eu vos acolho".

O Papa oferece esta mensagem muito bela, que na minha opinião é uma chave que devemos ter em mente nos próximos anos: sublinha que o problema não está ligado à discussão de uma primeira ou segunda Roma, o problema é que todos somos chamados a regressar à experiência original de Jerusalém, porque senão corremos o risco de ser como os apóstolos, que enquanto Jesus fala do fato de que irá a Jerusalém para dar a vida, eles estão atrás a discutir quem deles será o maior. E o Papa diz isto, e é uma coisa muito bela e que, na minha opinião, cria uma ponte, porque na Bula de Proclamação do Jubileu, o Papa Francisco não citou apenas o Jubileu da Esperança, mas estabeleceu um foco: o ano de 2033, quando celebraremos os dois mil anos da Redenção. Creio que o desafio do ecumenismo hoje também é que todos possam retornar à experiência original de Jerusalém. Porque, caso contrário, com todas as superestruturas históricas, que são compreensíveis até mesmo do ponto de vista teológico, não teriam existido sem Jerusalém: nem Antioquia, nem Alexandria, nem Roma, nem Constantinopla, nem Moscou. E neste tempo, ao dizer Jerusalém, dizer o Cenáculo que é o lugar da doação da vida de Jesus, e da doação do Espírito Santo, vemos que precisamos regressar ali.

Um cristão reconciliado é, de fato, um promotor da paz, e é um promotor da paz que atua naqueles lugares marcados pelos conflitos. Há uma humanidade ferida, refiro-me ao Oriente Médio, Gaza, mas também Ucrânia e em tantos outros contextos de guerra...

Neste evento de hoje, que foi possível pela coragem de alguns homens que o quiseram, viveram e continuarão a vivê-lo, devemos pensar no que significam os três anos de vida pública de Jesus — de 2030 a 2033 farão dois mil anos —, o que significa pôr-se na escuta para preparar a possibilidade de repetir juntos, por exemplo, o sermão da montanha, as bem-aventuranças. Há também um movimento de diversas confissões cristãs que está começando a pensar em ir ao Monte das Bem-aventuranças para repetir juntos o sermão das bem-aventuranças, mas não simplesmente para fazer algo com um sabor arqueológico, histórico, exegético, mas sim, para o repetir ao mundo, naquele lugar, voltando a ser conscientes da missão que o Senhor nos deu. Ou seja, quando Ele nos diz que sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo no mesmo sermão da montanha, Ele nos diz o que somos e nós devemos vivê-lo. Até porque, e aqui citamos diretamente o Papa há poucas horas, o uso da religião para justificar a guerra e a violência com qualquer forma de fundamentalismo e fanatismo deve ser rejeitado com força, enquanto os caminhos a seguir são os do encontro fraterno, do diálogo e da colaboração.

29 novembro 2025, 10:22

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas311 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica83 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia645 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais15 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa271 cele1 Celebrações2371 Celebrações Marianas558 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais62 Devoção2627 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres3 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja13 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja27 Doutora da Igreja9 Doutrina668 Ecumenismo3 Educação149 Eleições10 Encíclicas37 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1108 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família748 2686 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja624 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV16 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1698 Igreja no Mundo1178 Imagens Religiosas463 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202535 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical262 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio52 Medicina e Saude690 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1513 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica51 Nossa Senhora854 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças21 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima158 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1603 Notícias284 Notícias Católicas4127 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1763 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1684 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa357 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV120 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1390 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus21 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade64 Tecnologia128 Tempo Comum377 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento202 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico967 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias199 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1840 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas231 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial