"Una caro": matrimônio não é negação da liberdade, mas plenitude, reafirma Fernández

"Una caro": matrimônio não é negação da liberdade, mas plenitude, reafirma Fernández

Apresentado nesta terça-feira o documento que reafirma o valor da monogamia como "união exclusiva e pertencimento mútuo". O cardeal prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé afirmou: a defesa do matrimônio é intrínseca à defesa da dignidade da mulher. A professor De Simone declarou: "O pertencimento recíproco" não pode ser separado da liberdade, do "não pertencimento".
Edoardo Giribaldi – Cidade do Vaticano


"Nós dois", "Eu-você". Dinâmicas complementares de um amor "abrangente" que não suprime a liberdade, mas a faz florescer plenamente, defendendo a dignidade da mulher, que jamais deve ser negada ou desonrada, "nem mesmo pelo desejo de procriação". Um "elogio da monogamia" que é um "canto" da união matrimonial, "exclusiva, mas longe de ser exclusiva", na qual a "pertença mútua" implica a "não pertença", a plena liberdade do outro.

Esses são alguns dos temas abordados nesta manhã, 25 de novembro, na conferência de imprensa de apresentação da Nota Doutrinária do Dicastério para a Doutrina da Fé, "Una caro", sobre o valor do matrimônio "como união exclusiva e pertença recíproca". O documento foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé e pela professora Giuseppina De Simone, docente na Pontifícia Faculdade de Teologia do Sul da Itália - Seção de San Luigi. Também presente na mesa dos oradores monsenhor Armando Matteo, secretário da Seção de Doutrina do mesmo Dicastério.

A unidade dinâmica do matrimônio
 
"Nós Dois". Da maneira como um casal unidop em matrimônio se relaciona consigo mesmo brota "aquele forte sentimento de reciprocidade que une os cônjuges, aquela aliança entre os dois que compartilham a vida em sua totalidade". Essa foi a declaração do cardeal Fernández, que, ao apresentar a Nota Doutrinária, enfatizou que o documento não se detém nos crescentes "desafios da poligamia", mas aprofunda a propriedade essencial da unidade, sancionada pelo Código de Direito Canônico. Um vínculo, aquele matrimonial, que nunca se apresenta estático, mas dinâmico em suas "diferentes expressões". A esse respeito, o purpurado argentino especificou que vários bispos africanos também haviam solicitado ao Dicastério uma documentação sobre o valor da monogamia.

Amor totalizante por "escolher-se repetidamente"
 
O primeiro aspecto em que o cardeal Prefeito se concentrou foi a natureza "totalizante" da união matrimonial. A expressão bíblica "uma só carne" (una caro) não limita a liberdade pessoal, mas antes a leva ao cumprimento. Daí a ideia de que tal união só pode ocorrer entre duas pessoas, "caso contrário, não se compartilharia tudo, mas apenas uma parte".

Ele então passou à análise do matrimônio realizada por teólogos, Pontífices e poetas. Dietrich von Hildebrand, por exemplo, distinguia duas formas complementares de união: a do "nós", em que "o outro está comigo", motivado "pelas coisas comuns que nos unem"; e aquela do "eu-tu", na qual os dois cônjuges se entregam um ao outro, de modo que "a outra pessoa age inteiramente como um sujeito, nunca como um mero objeto".

"Retornar à escolha recíproca repetidas vezes" foi por sua vez uma nuance do matrimônio enfatizada pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitia. É uma ideia que, explicou Fernández, está ligada à caridade conjugal, àquele abandono de si que Søren Kierkegaard acreditava ser possível apenas assumindo o risco e a imprevisibilidade do amor. "É desajeitado - escrevia o filósofo dinamarquês - querer amar com uma parte da alma, mas não na sua totalidade, reduzir o próprio amor a um momento e, no entanto, tirar tudo do outro". O amor totalizante também encontra expressão na poesia, como no famoso verso de Eugenio Montale: "Desci, oferecendo-te o meu braço, pelo menos um milhão de degraus".

As dignidades individuais no casal
 
O segundo ponto abordado pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé dizia respeito à "dignidade inalienável" das duas pessoas unidas pelo matrimônio. "O meu amado é meu, e eu sou dele. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu", recita o Cântico dos Cânticos, recordando que os cônjuges "constituem um casal, iguais na sua dignidade fundamental".

Defender a monogamia significa também proteger a dignidade da mulher, como ensinava Leão XIII, para quem tal valor não pode ser negado ou desonrado, mesmo no contexto da procriação. "A unidade do matrimônio torna-se uma escolha livre da mulher, que tem o direito de exigir reciprocidade exclusiva." Isso não pode acontecer, observou o cardeal Fernández, "se a outra pessoa se tornar meramente um objeto usado para satisfazer os próprios desejos." O risco — exposto com ainda maior urgência no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, recordado pelo purpurado — é o de alimentar "doenças de uma posse indevida do outro": manipulação, ciúme, assédio, infidelidade. O casamento não pode se tornar uma válvula de escape para as frustrações, transformando-se em "dominação do outro". Das formas de "desejo doentio" podem, de fato, originam-se violências explícitas ou sutis, opressão, pressão psicológica, controle e sufocamento, frequentemente acompanhados de infidelidade. Existe - concluiu o cardeal prefeito - uma dimensão pessoal que "transcende todas as outras" e permanece acessível apenas a Deus. Uma verdade que o poeta indiano Rabindranath Tagore expressou assim: "Este coração está tão próximo de você quanto a sua própria vida, mas você não pode conhecê-lo completamente."

A pertença recíproca implica liberdade
 
Pronunciou-se então a professora De Simone, que se concentrou no título do texto, particularmente na escolha da palavra "elogio" em relação à monogamia. "Cantar no júbilo", como escrevia Santo Agostinho, significa "compreender e não ser capaz de explicar em palavras o que se canta com o coração". Uma Nota doutrinal que não se perde em "dimensões conceituais", mas interpreta a vida em sua "direção de significado". Para "pessoas que vivenciam a vida", resumiu a professora. Um texto, acrescentou ela, que "canta" a beleza de um amor que é "exclusivo, mas longe de ser exclusivo", e uma visão "escrita em tantas histórias comuns, de pessoas comuns". "Tenham a coragem de sua humanidade. Tenham a coragem de amar, até o fim", é o conceito subjacente que a professora De Simone identificou nas entrelinhas da Nota. “O verdadeiro amor reconhece a dimensão sagrada do outro e exige um cuidado delicado com a sua liberdade”, continuou a professora, ecoando a declaração do cardeal Fernández, instando à confiança recíproca entre os cônjuges: “a pertença recíproca” não pode, de fato, prescindir da “não-pertença”.

Perguntas da imprensa
 
Respondendo às perguntas dos jornalistas presentes, o cardeal esclareceu que o texto estava pronto há meses, mas que a sua publicação tinha sido adiada em antecipação à primeira Exortação Apostólica do Papa Leão XIV, Dilexi te. A Nota, além disso, não trata do tema do uso de contraceptivos.

Retornando à questão da poligamia e sua disseminação no continente africano, o cardeal citou o caso da Guiné Equatorial, onde a prática ainda é difundida em “pequenos vilarejos”. Ele observou que alguns presbíteros, ao tentarem formar comunidades com fiéis que vivem em casamentos monogâmicos, muitas vezes se encontram isolados: “São situações difíceis”, admitiu. Este é, de fato, um processo que deve ocorrer "gradualmente", como reconhecem os próprios bispos locais, também devido a práticas que, no passado, levaram homens com várias esposas a fazer escolhas "muito violentas", permanecendo "com apenas uma mulher" e "expulsando" as outras "para o deserto", deixando-as morrer "de fome e calor". A Nota, concluiu o cardeal, faz uma clara referência ao casamento, mas os valores a ele associados estendem-se a outras formas de união, incluindo também os solteiros e os sacerdotes.

25 novembro 2025, 13:30

Fonte: Vatican News 
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas311 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica83 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia645 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais15 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa271 cele1 Celebrações2371 Celebrações Marianas558 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais62 Devoção2627 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres3 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja13 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja27 Doutora da Igreja9 Doutrina668 Ecumenismo3 Educação149 Eleições10 Encíclicas37 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1108 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família748 2686 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja624 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV16 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1698 Igreja no Mundo1178 Imagens Religiosas463 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202535 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical262 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio52 Medicina e Saude690 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1513 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica51 Nossa Senhora854 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças21 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima158 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1603 Notícias284 Notícias Católicas4127 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1763 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1684 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa357 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV120 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1390 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus21 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade64 Tecnologia128 Tempo Comum377 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento202 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico967 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias199 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1840 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas231 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial