Padre Edgar Rimaycuna Inga, secretário do papa Leão XIV em missa no domingo (10), em Chiclayo, Peru. | Município Provincial de Chiclayo
Por Walter Sánchez Silva
12 de ago de 2025 às 15:56
O secretário pessoal do papa Leão XIV, padre Edgar Rimaycuna Inga, disse em uma missa em Chiclayo, Peru, que os fiéis têm o dever de rezar pelo papa porque se ele é Pedro na Igreja, “o demônio não ficará tranquilo”.
Foi o que disse o padre peruano na homilia da missa que celebrou na noite do domingo (10), no átrio da paróquia de San José Obrero, no bairro de La Victoria, em Chiclayo, diocese onde Leão XIV foi administrador apostólico e bispo entre 2014 e 2023.
Rezar por Leão XIV
"O que o Senhor nos pede? Antes de tudo, que rezemos pelo papa. Todos nós temos agora dois motivos para rezar pelo papa", enfatizou o padre Rimaycuna aos fiéis e autoridades civis ali reunidos.
"E Chiclayo tem o segundo motivo, e é óbvio, porque o conhecemos. Também temos o dever de protegê-lo com nossas orações, de defendê-lo, porque se ele é Pedro, a rocha firme da Igreja, então o demônio não ficará tranquilo", disse o padre.
Um duplo presente de Leão XIV a Chiclayo
Em sua homilia, o padre disse que "o Santo Padre, papa Leão, num gesto de benevolência e apreço, achou por bem doar essa mitra à paróquia de San José Obrero em La Victoria, como um sinal de união entre o Romano Pontífice e o povo santo de Deus que peregrina em Chiclayo".
A mitra papal é o chapéu litúrgico usado pelo papa nas celebrações litúrgicas, como missas solenes, e que foi apresentado diante dos fiéis no domingo.
Além desse presente, o papa Leão XIV enviou uma doação financeira que, segundo a Conferência Episcopal Peruana, será usada para a construção da capela Óscar Romero, o santo arcebispo salvadorenho morto em 1980 numa missa .
O padre Rimaycuna disse que no dia anterior que teve “a oportunidade de falar” com o papa. “Contei-lhe sobre esta missa, e ele me disse o seguinte: ‘Diga-lhes que lhes envio meus melhores cumprimentos e minha bênção apostólica’. O Santo Padre nos guarda a todos, como Chiclayo, em seu coração”.
Consistência com o Evangelho
O padre Rimaycuna disse que "não seria coerente dizer ‘viva o papa, temos um papa peruano, um papa de Chiclayo’, mas depois nossas vidas não correspondem ao Evangelho que o Santo Padre prega. Coloquialmente, diríamos: ‘essa pessoa está só entrando na onda’, e o Senhor não quer isso".
"Nossa vida deve ser coerente com o Evangelho, coerente com a Palavra de Deus que ouvimos e celebramos na missa. Peçamos ao Senhor que nos ajude a estar sempre preparados", disse o padre.
“E também, como diz o Evangelho, precisamos estar preparados para quando Ele vier — não o Santo Padre, mas o Senhor. Que o Santo Padre venha logo. E ficaremos felizes em recebê-lo aqui, em sua diocese, mas, acima de tudo, precisamos estar preparados para quando Jesus vier”.
Fonte: ACI digital
---
Comentários
Postar um comentário