O Dia de Santa Dulce dos Pobres é celebrado em 13 de agosto, data em que a Igreja recorda a vida e o testemunho de amor desta religiosa baiana, exemplo vivo de caridade e dedicação aos mais necessitados. Conhecida como o Anjo Bom da Bahia, Santa Dulce dedicou toda a sua vida ao serviço dos pobres, doentes e excluídos, fundando obras sociais que até hoje acolhem milhares de pessoas.
Breve Biografia
Nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador (BA), com o nome Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, desde muito jovem sentiu o chamado para servir a Deus e ao próximo. Entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e passou a ser chamada Irmã Dulce.
Movida por uma fé inabalável e um amor concreto pelos mais vulneráveis, ela transformou galpões abandonados em abrigos e hospitais. Sua obra mais conhecida é a OSID – Obras Sociais Irmã Dulce, que se tornou referência em atendimento gratuito de saúde e assistência social no Brasil.
Foi canonizada pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019, tornando-se a primeira santa nascida no Brasil.
Mensagem de Fé
A vida de Santa Dulce nos ensina que a santidade não está em grandes feitos extraordinários, mas em pequenos gestos de amor repetidos todos os dias. Seu sorriso, sua perseverança e sua dedicação silenciosa ao próximo são um convite para que também nós sejamos instrumentos de paz e caridade no mundo.
Oração a Santa Dulce dos Pobres
Ó Santa Dulce dos Pobres,
que foste para os necessitados um reflexo do amor de Cristo,
intercede por nós junto a Deus,
para que tenhamos um coração sensível e generoso.
Ajuda-nos a enxergar Jesus nos pobres,
nos doentes, nos excluídos e em todos aqueles
que sofrem em silêncio.
Que, inspirados pelo teu exemplo,
possamos viver a fé com gestos concretos de amor,
sem medir esforços para fazer o bem.
Santa Dulce, rogai por nós e por todo o povo brasileiro,
para que sejamos uma nação justa, fraterna e cheia de esperança.
Amém.
---
Comentários
Postar um comentário