Bispo de Burkina Faso, Dom Laurent Dabiré, vem ao Brasil a convite da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre - ACN Brasil

 Bispo de Burkina Faso, Dom Laurent Dabiré 

Burkina Faso é um dos países africanos que possuem o maior número de mortes e ataques terroristas efetuados por grupos terroristas contra cristãos.

• Anualmente, por ocasião da assembleia anual da CNBB, a ACN Brasil promove a vinda de um Cardeal ou Bispo de algum país onde o direito à liberdade religiosa é severamente violado.
• Eles partilham seus testemunhos sobre o que é viver e pastorear a Igreja em um cenário de perseguição e violência contra os cristãos; uma terrível realidade que, apesar de pouquíssimo comentada no Brasil, persiste com intensidade nos dias de hoje.
• Segundo o Relatório de Liberdade Religiosa de 2023, produzido pela ACN, cerca de 4,9 bilhões de pessoas, ou 62% da população mundial, vivem em países onde a liberdade religiosa é fortemente restrita (31% dos países).

Dom Laurent Dabiré é o segundo bispo de Diocese de Dori, em Burkina Faso (África), um dos países mais afetados pelo terrorismo islamista no mundo. Dom Dabiré, que também é o atual presidente da Conferência Episcopal de Burkina Faso e Níger, visitará o Brasil pela primeira vez a convite do escritório brasileiro da Fundação Pontifícia ACN - Ajuda à Igreja que Sofre. O primeiro testemunho sobre a difícil situação dos cristãos e da Igreja em seu país, e especificamente na região do Sahel, será para os Bispos do Brasil durante o primeiro dia da 61ª Assembleia Geral da CNBB.

Durante a visita ao Brasil, que ocorre de 10 a 19 de abril, Dom Dabiré visitará o Santuário Nacional de Aparecida (SP) e depois cumprirá uma agenda repleta de atividades para partilhar seu testemunho com o clero e comunidades em diversos compromissos locais. Estão previstos encontros na Fazenda da Esperança (Guaratinguetá); na comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista), na Associação do Senhor Jesus (Valinhos), na Paróquia Nossa Senhora do Brasil (São Paulo), na Paróquia Cristo Redentor (Jundiaí) durante a Novena Mãe da Divina Providência, no Santuário Theotokos - Mãe de Deus (São Paulo) com Pe. Marcelo Rossi, e celebração de missa no Santuário Cristo Redentor (Rio de Janeiro. Haverá também encontros exclusivos com os voluntários e benfeitores da ACN Brasil.

A missão da ACN é apoiar, por meio de informação, oração e ações, a Igreja Católica onde quer que ela seja perseguida, oprimida ou enfrente necessidade. Os cristãos em Burkina Faso, há anos, sofrem com a escalada do terrorismo. Segundo Ana Manente, presidente do Conselho da ACN Brasil, “a importância da vinda de Dom Dabiré ao Brasil ajuda-nos a tomar consciência da suma importância da liberdade religiosa como um direito humano fundamental, em qualquer realidade e cultura. Algo que nós, brasileiros, muitas vezes não valorizamos o quanto se deve”, e complementa: “O testemunho de Dom Dabiré nos permite conhecer quão provada e quão firme é a fé de nossos irmãos que vivem constantes violações à liberdade religiosa. Ouvi-lo povoa nosso imaginário com cenas antes impensadas; expande nosso intelecto e coração e permite que nossas orações de intercessão doravante sejam mais conscientes e comprometidas. Podemos também compreender quanto impacto causam as doações feitas por meio da ACN à comunidade tão sofrida de lá. Burkina Faso deixa de ser apenas um pontinho no mapa, e passa a ser o lugar onde vive meu irmão.”

Após a pausa da pandemia, as visitas retornam sempre com um testemunho forte e chamam a atenção sobre esta terrível situação que ainda persiste na humanidade: a perseguição religiosa. Segundo o Relatório de Liberdade Religiosa de 2023, produzido pela ACN, cerca de 4,9 bilhões de pessoas, ou 62% da população mundial, vivem em países onde a liberdade religiosa é fortemente restrita (31% dos países). Em anos passados, a ACN Brasil convidou para testemunhar aos bispos do Brasil reunidos nas assembleias anuais da CNBB: Dom Arbach, Arcebispo Greco-Católico (Síria), em 2015; Dom Kaigama, Arcebispo de Jos (Nigéria), em 2016; Dom Kyrillos, Bispo Copta-Católico (Egito), em 2017; Dom Aguirre, Bispo da República Centro-Africana, em 2018; o Cardeal Joseph Coutts, do Paquistão, em 2019; e a participação por vídeo de Dom John Bogna Bakeni, Bispo Auxiliar de Maiduguri (Nigéria), em 2023.

Burkina Faso - uma Igreja em fuga, que precisa de oração e ajuda

Burkina Faso significa “Terra dos homens dignos”. Com uma área um pouco maior do que o estado de São Paulo, o país no oeste da África já foi considerado um exemplo de coexistência pacífica entre as religiões. Mas desde o fim de 2015, o país se tornou um dos principais palcos do terrorismo islamista no Sahel. Cristãos e instituições da Igreja Católica estão entre os principais alvos de ataques. Das 15 dioceses do país, metade vive em situação dramática. Padres precisaram fechar suas paróquias e tornaram-se refugiados internos junto de seu rebanho. Cerca de dois milhões de pessoas já foram deslocadas por conta da violência. O país está listado como um dos mais pobres e violentos do mundo.

No dia 25 de fevereiro de 2024, dentro de uma igreja católica, durante a oração dominical, quinze cristãos foram mortos e dois feridos em Essakane, na Diocese de Dori, cujo bispo é Dom Dabiré. Na área da Diocese, suprimentos chegam somente por comboios militares.

Após mais de oito anos de violência, o país mergulhou em uma instabilidade política total. O governo parece não conseguir agir. O exército e as forças de segurança estão inertes diante da espiral de violência. A questão da segurança, que se tornou um tema central para toda a população, levou a dois golpes militares em menos de um ano. A violência em Burkina Faso pode ser vista como parte de um conflito mais amplo que envolve vários países da região do Sahel.

Sahel – região aonde o extremismo islâmico bate recorde em violência fatal

Conforme dados do Centro de Estudos Estratégicos para a África (https://africacenter.org/), utilizados pelo Relatório de Liberdade no Mundo, o número de vítimas mortais no Sahel quase triplicou em relação aos níveis registrados em 2020. E mais de 11 mil vítimas mortais ligadas à violência dos militantes islâmicos no Sahel marcam um triste recorde entre as cinco regiões do continente africano, desde o pico da violência do Boko Haram, em 2015.

Sobre a ACN - Ajuda à Igreja que Sofre

A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que apoia, por meio de informação, oração e ações, os fiéis onde quer que sejam perseguidos, oprimidos ou enfrentem necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN foi elevada à condição de Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende cerca de 5.000 pedidos de ajuda pastoral da Igreja em mais de 130 países. Os projetos apoiados incluem: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa - incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas -, apoio a padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e reconstrução de igrejas e demais instalações eclesiais; meios de transporte para evangelização; programas religiosos de comunicação; ajuda a refugiados e vítimas de conflitos.

Fonte: Marcio Martins
CoWork Comunicação
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Papa Leão XIV Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Música Católica Profecias Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Vídeos do Blog Profanação Ícones Nossa Senhora do Carmo TV Católica Vídeos no TikTok Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Quaresma de São Miguel Arcanjo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Oração ifttt videos Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Jubileu dos Jovens Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável tiktok Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial