Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

De João Batista a Jesus Cristo - 2° Domingo do Tempo Comum (Ano B )


De João Batista a Jesus Cristo

2° Domingo do Tempo Comum - Ano B

Evangelho de João 1,35-42

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer Pedra).

REFLEXÃO:

É o primeiro apelo vocacional do quarto Evangelho. João Batista aponta o “Cordeiro de Deus” a dois de seus discípulos, aos quais Jesus pergunta: “O que vocês estão procurando?”. Essa é a questão sobre a qual todo cristão, ou cristã, deve seriamente refletir: o que estou, de fato, buscando? Por que quero ser cristão, agente de pastoral, consagrado(a), sacerdote? Os dois discípulos fazem breve estágio convivendo com Jesus. Provavelmente, ficam edificados e satisfeitos, pois, ao sair dali, André vai chamar seu irmão Simão, para quem Jesus já tem um plano: “Você é Simão, filho de João, e será chamado de Cefas” (que quer dizer Pedro). Certamente, André deu testemunho a respeito de Jesus a muitas outras pessoas. É o testemunho que provoca o desejo de conhecer Jesus e estabelecer comunhão com ele.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)[1]

Oração do Dia

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


De João Batista a Jesus Cristo

João Batista prepara os caminhos de Jesus. Hoje temos um exemplo. Manda dois de seus discípulos em busca de Jesus, porque era o Cordeiro de Deus, “sobre o qual vira descer o Espírito do céu e permanecer sobre ele” (Jo 1,32). Esta expressão “cordeiro de Deus” cabe bem em Jesus. É a maneira figurada para chamá-lo de Salvador. Lembra o cordeiro pascal, sacrificado como símbolo da libertação concedida por Deus (Êx 12,3-13). Lembra o servo de Javé, aquele que cumpre a vontade de Deus sem fazer resistência, carregando sobre si as dores do povo e é traspassado em expiação dos pecados (ls 53,3-8).

João Batista é coerente com a missão de precursor. Não há concorrência entre ele e Jesus. Pode ter havido algum ciúme entre os seguidores de João e os que iam escutar Jesus e mesmo fazer-se batizar por ele (Jo 3,22-30). Mas João vivia cheio de alegria ao ver a atuação de Jesus (Jo 3,29). João tinha consciência de que preparava caminhos para o Cristo. Por isso, os discípulos dele deverão tornar-se discípulos de Jesus, que tem o poder de “batizar no Espírito Santo por ser o Filho de Deus” (Jo 1,33-34). O Evangelista, propositadamente, faz os primeiros discípulos de Jesus serem seguidores de João Batista. Completam-se os tempos. O Messias chegou (v. 41). E somente ele pode ser o verdadeiro mestre (v. 38), porque tem palavras de vida eterna (Jo 6,39).

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog