Não é o Messias, mas seu profeta - 3° Domingo do Advento (Ano B )


Não é o Messias, mas seu profeta

3º Domingo do Tempo do Advento - Ano B

Evangelho de João 
1,6-8.19-28

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’, conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

 

REFLEXÃO:

João Batista era um pregador convicto e capaz de arrastar multidões. Ele veio para dar testemunho da luz, que é Jesus. Esse fenômeno causou preocupação aos líderes religiosos, representantes do poder central: seria João talvez o Messias esperado? Os fariseus mandaram um grupo para entrevistá-lo. A cada pergunta dos sacerdotes e levitas, João rebatia esclarecendo que ele não era o Messias (Cristo); era “uma voz gritando no deserto”. Deserto faz lembrar a caminhada do povo rumo à libertação. João Batista é alguém que prepara o povo para a libertação que deverá acontecer por meio de Jesus. João pregava: “Aplanem o caminho do Senhor”. Tratava-se de abrir o coração para acolher aquele que, ao chegar, haveria de implantar o Reino de Deus, reino de justiça, fraternidade e paz.

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela celeste sabedoria, participemos da vida daquele que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Não é o Messias, mas seu profeta

Pelas perguntas feitas a João Batista, vemos que ele se assemelhava a três pessoas ao menos, que estavam no centro da esperança e da piedade do povo. Seu comportamento e sua pregação levavam à semelhança. Mas ele confessa claramente não ser nenhuma das três. E ao negar ser uma delas, enfoca Jesus de Nazaré, mais santo que Elias, maior que ‘o Profeta’, e de quem nem ele nem Elias nem o Profeta são dignos de desamarrar-lhe os cadarços das sandálias, ou seja, sequer são dignos de serem seus serviçais.

A primeira semelhança de João Batista é com o Messias ou o Cristo esperado. Cristo e Messias são termos com o mesmo sentido. Messias é termo aramaico (a língua materna de Jesus), e Cristo é um termo grego (a língua mais falada no tempo de Jesus). Apesar de colônia romana, era o grego a língua mais falada na Palestina no tempo de Jesus, depois do hebraico e do aramaico. Tanto Messias quanto Cristo significam o ungido, o consagrado por Deus para ser rei. Desde o primeiro século antes de Cristo o termo indicava claramente o redentor que viria. Lendo os profetas, o povo estava convencido de que o Messias deveria ser um descendente de Davi, como aparece também no Cântico de ação de graças de Zacarias, pai de João Batista (Lc 1,69-70).

Mateus se esforçará para mostrar que Jesus, apesar de sua origem divina, é descendente de Davi (Mt 1,1-17). Muitas vezes Jesus foi chamado de ‘Filho de Davi’ (Mt 1,1; Lc 18,38; 20,41). A grande aclamação na entrada triunfal em Jerusalém foi “Hosana ao filho de Davi, que vem em nome do Senhor!” (Mt 21,9).

Mas no tempo de Jesus, o conceito de Messias havia-se ampliado. Tinha forte colorido político-libertador. Percebe-se que Jesus, aceitando o título e chamando-se a si mesmo de Messias ou Cristo (Mt 16,16; Me 14,61; Jo 6,70), e sendo um verdadeiro libertador, evita que se deturpe e se apequene o sentido de sua missão divina e universal a troco de um sectarismo partidário e temporal.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

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Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

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»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

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