Um novo milagre eucarístico em Honduras?

Corporal com manchas de sangue / Captura de vídeo

Diego López Colín

TEGUCIGALPA, 21 Jul. 23 / 11:18 am (ACI).- O primeiro bispo de Gracias, Honduras, dom Walter Guillén Soto, reconheceu um novo milagre eucarístico que aconteceu há um ano em uma paróquia rural do município de San Juan.

Gracias, no departamento de Lempira, é um município de pouco mais de 57 mil habitantes no oeste de Honduras. Sua fundação data de 1536, e seu nome original era "Gracias a Dios” (Graças a Deus).

A 35 km ao sul dessa cidade fica o município de San Juan, no departamento vizinho de Intibucá. Ali, na ermida da comunidade El Espinal, aconteceu o milagre eucarístico declarado pelo bispo: uma mancha de sangue sobre o corporal.

O momento do milagre

Na tarde do dia 9 de junho de 2022, quando a Igreja celebrava a festa litúrgica de Jesus Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, José Elmer Benítez Machado chegou antes de todos à ermida da comunidade El Espinal, onde celebraria a Liturgia da Palavra e distribuiria aos fiéis as hóstias consagradas previamente pelos sacerdotes da diocese.

Em El Espinal vivem cerca de 60 famílias espalhadas pela região montanhosa, dedicadas principalmente à agricultura e à criação de gados, suínos e aves. Apenas 15 famílias participam todas as quintas-feiras da liturgia celebrada por leigos, já que não há um padre baseado na cidade. Elmer foi nomeado ministro extraordinário da sagrada comunhão há dois anos para atender às necessidades pastorais da ermida dedicada a são Tiago apóstolo.

Por volta das 17h (hora local) começou com a celebração. Na hora de distribuir a Eucaristia, abriu o sacrário e notou que o corporal – pano sagrado –, que envolvia a âmbula de madeira e que estava sobre uma almofada de tecido de cetim branco, apresentava grandes manchas que pareciam ser de sangue humano.

“Fiquei impressionado”, disse Elmer a EWTN Noticias, programa do grupo EWTN, ao qual pertence ACI Digital. “Minha primeira ilusão foi: 'é o sangue de Cristo'”. Mas, na confusão do momento, e para cumprir o seu trabalho pastoral, continuou com a celebração e distribuiu a eucaristia.

Antes de concluir, na hora de anunciar os avisos paroquiais, Elmer perguntou à assembleia se eles tinham visto algum vazamento de água na igreja ou se sabiam se alguém que tinha entrado antes. Então, contou o que tinha visto.

“Vários de nós responderam que não tínhamos visto nenhum vazamento de água e, quando ele explicou o que havia acontecido, pedimos que mostrasse o corporal”, disse a EWTN Noticias Reginaldo Aguilar Benítez, coordenador paroquial e testemunha juramentada no processo de investigação.

Também Pedrina García, que estava na ermida na época, destacou que não tinha dúvidas de que era um milagre: “Isso é algo que Deus colocou para nós”.

A investigação

No dia seguinte, o padre Marvin Sotelo e o padre Oscar Rodríguez, missionários do Sagrado Coração de Jesus, que tinham chegados ao município de San Juan de Intibucá apenas dois meses antes, foram à comunidade de El Espinal para corroborar o que o coordenador paroquial lhes tinha dito por telefone.

O padre Sotelo colocou o pano em um saco de plástico com fecho hermético, guardou-o na sua casa paroquial e entregou-o ao bispo dois dias depois.

Dom Walter Guillén Soto estava particularmente cético e decidiu mantê-lo em sua capela pessoal enquanto decidia o que fazer. “Não sou tão propenso a acreditar ingenuamente nas coisas. A lógica nos torna prudentes sobre acreditar nas coisas sem filtrá-las e sem analisá-las", disse a EWTN Noticias.

Quase três meses depois, o bispo mandou que fossem feitas alguns testes científicos no Centro Médico Santa Rosa de Copán, a 47 quilômetros de Gracias, para avaliar a oxidação e diluição do sangue. Ao concluir que não havia o material necessário para realizar uma análise, o corporal foi enviado ao centro toxicológico DISA Test em Tegucigalpa, onde o dr. Héctor Díaz del Valle, doutor em Química e Farmácia, liderou a investigação.

No final de outubro de 2022, a análise começou com a intervenção de um perito forense externo e da dra. Claudia Coca, professora evangélica que trabalha na Faculdade de Química e Farmácia da Universidade Nacional Autônoma de Honduras e que anteriormente foi chefe do laboratório da Direção de Investigações Policiais (DPI).

O mesmo tipo sanguíneo de Turim e Lanciano

Inicialmente, foi descartado que as manchas fossem feitas de resina de madeira ou sangue animal. Procedimentos posteriores revelaram que o sangue humano era do tipo AB com fator RH positivo, o mesmo do milagre eucarístico de Lanciano, Itália, assim como o encontrado no sudário de Turim, também na Itália.

Segundo o portal World Population Review em Honduras, menos de 2,5% da população tem esse tipo sanguíneo.

Os exames periciais também descartaram que o padrão das manchas de sangue pudesse ter sido feito artificialmente.

O dr. Héctor Díaz del Valle se surpreendeu porque o pano "teve contato com o ar, umidade, aos quais se fizeram exames presuntivos e não secou corretamente", entretanto, até o momento "não apresenta deterioração nem fungos".

Depois de realizar as investigações e colocar sob juramento notarizado as declarações das testemunhas, o bispo de Gracias confirmou que era um fato surpreendente. "Eu não coloco em dúvida a credibilidade", disse.

“Penso que este sinal extraordinário, visível, tangível, sensível, verificável desta manifestação do sangue do Senhor numa comunidade desconhecida, no meio da ruralidade mais extrema do nosso meio agrícola, diz muito neste momento”, disse.

“É preciso pensar que Deus busca os extremos para nos chamar ao equilíbrio da sensatez e da verdade. Parece-me que este é um sinal extremo de Deus que volta a se manifestar, como o fez nas Sagradas Escrituras, na história da salvação, para aquelas pessoas simples que Maria louva por sua pequenez”, declarou o bispo.

“Para mim e para o clero da diocese foi um chamado à conversão”

Sobre o possível motivo do milagre, o bispo se permite intuir que “Deus ama o marginal, o oculto, o simples. Numa aldeia desconhecida, sem qualquer relevância social, longe da zona urbana, o Senhor escolhe se manifestar”.

Em sua opinião, o que aconteceu é um "milagre da sinodalidade", já que o Senhor não decidiu se mostrar a um bispo, sacerdote ou religioso, mas a um leigo.

“É o tempo dos leigos. É a fé dos leigos que mantém viva a vitalidade da Igreja nestes cantos do mundo. Para mim e para o clero da diocese foi um chamado à conversão para reconhecer o chamado de Deus na voz dos leigos”, disse.

Por enquanto, tanto os padres da diocese quanto dom Guillén se esforçaram para ser prudentes. Eles divulgaram informações aos fiéis sobre o que é um milagre eucarístico, mas ainda não convidam ao culto, e o corporal não foi exposto aos fiéis.

Embora o bispo tenha reconhecido que se trata de um milagre eucarístico, a pedido do núncio apostólico em Honduras, dom Gábor Pintér, as evidências científicas e os juramentos notarizados das testemunhas foram recolhidos e enviados à Santa Sé para uma investigação adicional.

Para o padre Sotelo, Deus se manifestou em uma comunidade pobre porque foi assim que Ele cresceu. “O Senhor tem preferência pelos desprotegidos”, disse. Ele confia que, com o milagre eucarístico, a “comunidade crescerá no amor pela Eucaristia, na adoração do Santíssimo Sacramento e crescerá na fraternidade. De San Juan Intibucá, uma luz para Honduras e para o mundo inteiro”.

O padre Oscar Rodríguez destacou que “a prova de que Jesus está conosco é a manifestação deste milagre, que é o sangue de Cristo que nos quer lavar e aliviar os nossos fardos”.

Na história da Igreja, foram registrados mais de 100 milagres eucarísticos. Destes, pelo menos quatro ocorreram em países latino-americanos. O de Gracias seria o quinto.

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa268 Celebrações2364 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB489 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2615 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja6 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação147 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1102 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo86 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família743 2672 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja620 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1684 Igreja no Mundo1175 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202531 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia229 Liturgia Dominical257 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1510 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora844 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1599 Notícias284 Notícias Católicas4097 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1757 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1683 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa355 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV102 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário117 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas640 Santíssima Trindade9 Santos1386 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum373 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico960 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço66 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1824 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial