Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Misericórdia: uma condição para o apóstolo- 10° Domingo do Tempo Comum (Ano A )


Misericórdia: uma condição para o apóstolo

10º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Evangelho de Mateus 9,9-13

Naquele tempo, 9partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas, sim, os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


REFLEXÃO:

Jesus chama para o seu grupo de discípulos um cobrador de impostos. Ora, os cobradores de impostos estavam a serviço dos ocupantes romanos, e muitas vezes cometiam abusos e exploravam o povo. Eram classificados pelos fariseus como “pecadores”. Jesus faz Mateus passar da escravidão do dinheiro para a liberdade de segui-lo, já que “ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24). Os fariseus, porém, que se julgam sadios e santos, ficam escandalizados e murmuram ao ver Jesus fazendo refeição entre cobradores de impostos e pecadores. Na qualidade de agente da presença salvadora de Deus, Jesus cita o profeta Oseias (6,6), e deixa claro o motivo pelo qual se mistura com esse grupo: “Vão e aprendam o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’… Eu não vim chamar justos, e sim pecadores”.

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Misericórdia: uma condição para o apóstolo

Jesus não apenas se aproximou de Mateus. Não apenas mostrou tolerância. Jesus foi além e pede-nos para irmos além.

Sentou-se à mesa de Mateus e ceou com ele. Comer com alguém, na Sagrada Escritura e na cultura antiga do Oriente, significava ser amigo, ser íntimo, ser da família. Por isso Jesus comparou o Reino dos Céus a um banquete (Ap 19,9), em que todos formam uma ‘comunhão’ entre si e com Deus. Compreende-se o escândalo dos fariseus (v. 11). E Jesus apressou-se em dar a explicação. Comparou-se ao médico, cuja função é curar. Se, ao julgamento dos fariseus, os ‘publicanos e pecadores’ assentados à mesa com Jesus eram pessoas de religião impura, seria exatamente para eles que Jesus viera. E, como para os fariseus valia muito a autoridade dos profetas, Jesus citou Oseias, cujas profecias giravam em torno da justiça, da fidelidade e do amor: “Quero amor e não holocaustos” (Os 6,6).

A frase do profeta vem dentro de um contexto de conversão, de retorno do povo ao Senhor. Ora, a medicina trazida por Jesus é exatamente a conversão que, de forma nenhuma, se resume em atos rituais externos, mas em um reconhecimento interior do pecado que fizemos e da graça que nos é oferecida por Deus. É um ato do coração, isto é, de nossa pessoa inteira. Só depois desse reconhecimento, poderão vir um rito, um sinal externo e até público, que nos ajudem na fidelidade a Deus. O Senhor se aproxima de nós como Jesus de Mateus. Ceia conosco, abre seu coração.

Seja essa a segunda grande lição de hoje: Deus se aproxima de nós sem dedo acusador, ama-nos, abre-nos seu coração à espera de que nos voltemos para ele e nos lavemos na sua graça. Esse comportamento de Jesus se chama misericórdia. O mesmo comportamento devemos ter nós para com o próximo. Não segregar ninguém, não medir sua maldade com o metro da santidade que pensamos ter. Aproximar-se, acolher o outro. Essa atitude de ternura vale mais que holocaustos. A solidariedade, que o Evangelho chama ‘misericórdia’, é o mais eficiente remédio para a alma e para o corpo.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog