Jesus estende a mão ao pecador /Jesus Cervantes | Shutterstock
Pe. Paweł Rytel-Andrianik - publicado em 18/05/23
Você tem o melhor defensor do mundo: o Espírito Santo. Uma meditação importante do padre Paweł Rytel-Andrianik. Leia aqui:
Jesus anunciou que, após sua partida, Deus, o Pai, enviaria o Paráclito, o Espírito Santo. Esse é um termo com muitos significados. Ele mostra o grande amor de Deus por nós.
“Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos; eu rogarei ao Pai e Ele lhes dará outro Paráclito para estar sempre com vocês, o Espírito da verdade”.
Significado etimológico
A palavra grega “parakletos” (παρακλητος) é uma palavra usada no judiciário antigo para uma pessoa que auxilia o acusado. Sua tarefa era fornecer assistência jurídica.
O paráclito era, portanto, um defensor, um advogado, ou seja, um intercessor, um ajudante.
Na palavra paráclito há outro significado muito importante: o consolador.
O Paráclito, portanto, é o Espírito Santo. Ele nos sustenta no caminho da fé. Ele nos justifica, enquanto Satanás nos acusa.
Finalmente, o Espírito Santo nos consola e não permite que nos entreguemos ao desespero ou ao desânimo.
Tantos significados ocultos na palavra “paráclito” refletem bem o amor de Deus pelo homem…
Como saber se amo a Deus
“Aquele que aceita meus mandamentos e os guarda, esse me ama. Aquele que me ama, meu Pai o amará, e Eu o amarei e me manifestarei a ele.
Jesus não está falando de coisas abstratas, mas é muito concreto. Se nos perguntarmos se amamos a Deus, devemos nos perguntar se guardamos Seus mandamentos. Guardar os mandamentos de Deus é uma prova de amor a Deus.
Em alguns lugares, nas aulas de religião, as crianças escrevem os mandamentos em cartões com formato de coração. Deus nos deu esses mandamentos porque nos ama.
Como respondo ao amor de Deus na vida cotidiana? Meu amor por Deus e pelas pessoas é abstrato ou é expresso em termos concretos?
Fonte: ACI digital
---
Comentários
Postar um comentário