Pular para o conteúdo principal

Esperadas delegações ecumênicas de todo o mundo para o funeral de Bento XVI

Fila de fiéis na Basílica de São Pedro para prestar homenagem ao Papa Emérito Bento XVI (Joseph Ratzinger). (ANSA)

Últimos preparativos para a celebração de quinta-feira, 5 de janeiro, presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, a partir das 9h30, horário italiano. Concelebrarão mais de 400 bispos e quatro mil sacerdotes. Já são mais de 1.100 jornalistas credenciados. As orações pelo Pontífice emérito e todos os ritos que precederão e seguirão o funeral, transmitidos ao vivo pela TV em Mundovisão.

Alessandro Di Bussolo – Cidade do Vaticano

“Ó Deus, que em vossa admirável providência, escolhestes o vosso servo Bento para governar vossa Igreja, fazei que, tendo representado na terra o vosso Filho, seja por ele glorificado no céu”.

Com esta oração, da coleta que antecede a Liturgia da Palavra, o Papa Francisco recordará o Papa Emérito Bento XVI na Missa fúnebre que presidirá na quinta-feira, 5 de janeiro, a partir das 9h30, no adro da Basílica de São Pedro. Celebrarão com ele, além do cardeal decano Giovanni Battista Re no altar, mais de 120 cardeais, mais de 400 bispos e quase quatro mil sacerdotes. Mais de 60 mil fiéis previstos pela Prefeitura de Roma.

Delegações oficiais e representantes ecumênicos
 
São esperadas delegações oficiais da Alemanha e da Itália, bem como numerosos representantes ecumênicos, incluindo o Metropolita Emmanuel de Calcedônia e Policarpo da Itália, pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, e o Metropolita Antony de Volokolamsk, presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Exteriores do Patriarcado de Moscou. E também bispos de muitas Igrejas Ortodoxas na Europa, América e Ásia. Também estará presente o moderador do Conselho Mundial de Igrejas, bispo Heinrich Bedford-Strohm.

Quarta-feira à noite o rito do fechamento do caixão
 
Na noite de quarta-feira, após as 19h e o fechamento da Basílica para a homenagem aos fiéis, o caixão de cipreste será fechado, inserindo, conforme a tradição, as medalhas e moedas cunhadas durante o pontificado, os pálios como arcebispo metropolitano de Munique e Roma, e depois o 'rogito', o texto que descreve brevemente o pontificado do Papa Ratzinger, em um cilindro de metal.

A primeira oração dos fiéis, em alemão, pelo Papa emérito
 
O caixão com os restos mortais de Bento XVI será levado ao adro da igreja às 8h45 de quinta-feira, para a recitação do Rosário por todos os fiéis. Posteriormente, a celebração do funeral do Papa emérito - como esclareceu na terça-feira o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, ao se reunir com os jornalistas - , seguirá o modelo do funeral de um Papa reinante, com alguns elementos originais, adaptações e outros ausente. 

Por exemplo, não haverá súplicas finais da Diocese de Roma e das Igrejas Orientais, específicas para um Papa reinante, e mesmo as leituras, em espanhol e inglês, serão diferentes. A primeira das cinco orações dos fiéis, em alemão, será “pelo Papa emérito Bento, que adormeceu no Senhor: que o Eterno Pastor o acolha em seu reino de luz e paz”. As demais serão em francês, árabe, português e italiano.

Orações nas oferendas e depois da comunhão
 
Na oração sobre as oferendas, o cardeal Re rezará assim: “Pela força deste sacrifício, concedei ao vosso servo Bento que destes como sumo sacerdote ao vosso povo, ser contado entre os sacerdotes no céu”. E, por fim, na oração após a comunhão, o Papa Francisco, em nome de toda a Igreja e dos fiéis presentes, pedirá ao Senhor "que o vosso servo Bento, tendo na terra distribuído fielmente os vossos mistérios, louve com os Santos do céu vossa misericórdia".

Os coros presentes serão os da Capela Sistina, regido pelo Maestro Marcos Pavan, o coro regido pelo Maestro Jafet Ramon Ortega Trillo, enquanto o organista será o Maestro Josep Solé Coll.

O rito de despedida e sepultamento nas grutas
 
No final da Celebração Eucarística, Francisco presidirá o rito da Ultima Commendatio (a última recomendação) e do Valedictio (a despedida). O caixão do Pontífice emérito será levado de volta à Basílica de São Pedro e depois às Grutas do Vaticano para o sepultamento.

Durante o rito privado, será colocada uma fita ao redor do caixão, com os selos do Capítulo de São Pedro, da Casa Pontifícia e das celebrações litúrgicas. Em seguida, o caixão de cipreste será colocado dentro de um caixão de zinco maior que será soldado e selado. Este caixão será então colocado numa caixa de madeira, que será colocada no local anteriormente ocupado, até à beatificação, pelo caixão de São João Paulo II.

Quem acompanhar a celebração pela televisão e pela web poderá ver as imagens ao vivo desde a saída do caixão de Bento XVI no adro até seu retorno à basílica, após cerca de uma hora e 45 minutos. Atualmente são mais de 1.100 jornalistas credenciados.

04 janeiro 2023


Nota: Funeral de Bento XVI

O papa Francisco vai celebrar o funeral de Bento XVI na quinta-feira (5) às 9h30 (5h30 horário de Brasília), na praça de São Pedro.

O Vatican News transmitirá ao vivo a Missa fúnebre com comentários em português


---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog