Se nas segundas-feiras contemplamos a alegria da Encarnação, nas terças-feiras e sextas-feiras somos chamados a nos unir à Virgem Maria ao pé da Cruz.
Os Mistérios Dolorosos convidam-nos a mergulhar profundamente na Paixão e Morte de Jesus Cristo. Não se trata de um luto, mas de uma meditação que nos lembra o imenso amor de Deus e o preço da nossa Redenção. Ao meditar estes momentos, somos convidados a pedir a graça do arrependimento pelos nossos pecados e a paciência para suportar as nossas próprias cruzes diárias.
Prepare o seu Terço e o seu coração. Reze conosco, meditando sobre o sacrifício que nos trouxe a Salvação.
• Oração de Oferecimento do Terço: 
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e o IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do clero, pelo nosso vigário, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram as nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil.
I. O Rito Inicial: Preparando o Coração
O Terço começa com a parte que antecede as cinco dezenas:
1. Sinal da Cruz: Segurando o Crucifixo, faça o Sinal da Cruz ("Em nome do Pai...").
2. Fazer o oferecimento do Terço: Após, caso tenha intenções particulares, fazê-las.
3. Profissão de Fé: Reze o Credo.
4. Primeira Conta Grande: Reze um Pai-Nosso.
5. Três Contas Pequenas: Reze três Ave-Marias (pedindo o aumento da Fé, Esperança e Caridade).
6. Próxima Conta Grande (Antes da Medalha): Reze o Glória ao Pai.
(Opcional: Jaculatória de Fátima: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.")
II. O Coração do Terço: Meditação nos Mistérios Dolorosos
Agora, inicie as cinco dezenas. A cada dezena (uma conta grande e dez pequenas), você contemplará um dos mistérios abaixo:
• 1º Mistério: A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. (Lucas 22, 39-46)
- Virtude a Pedir: Peçamos o Arrependimento dos Pecados e a Contrição Perfeita.
- Oração:  Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: A angústia de Jesus diante do cálice da Paixão, e Sua submissão final: "Seja feita a Vossa vontade".) Glória ao Pai...
• 2º Mistério: A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Marcos 15, 15)
- Virtude a pedir: Peçamos a Mortificação da Carne e a Pureza do Corpo e da Alma.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: Jesus, inocente, é açoitado brutalmente, oferecendo cada chicotada pelos nossos pecados de impureza e rebeldia.) Glória ao Pai...
• 3º Mistério: A Coroação de Espinhos de Nosso Senhor. (João 19, 2-3)
- Virtude a pedir: Peçamos a Humildade e o Desprezo do Mundo.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: O Rei dos reis é zombado e coroado com espinhos. Ele aceita essa humilhação pelos nossos pecados de orgulho e vaidade.) Glória ao Pai... 
• 4º Mistério: Jesus carrega a Cruz ao Calvário. (Lucas 23, 26-32)
- Virtude a pedir: Peçamos a Paciência nas tribulações e a Força para carregar a nossa Cruz.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: Jesus, exausto, cai sob o peso da Cruz. A lição de que o sofrimento, quando unido a Ele, tem valor redentor.) Glória ao Pai...
• 5º Mistério: A Crucifixão e Morte de Jesus. (João 19, 17-30)
- Virtude a pedir: Peçamos o Amor a Jesus e Maria ao pé da Cruz e a Graça da Perseverança Final.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: A consumação do sacrifício. O momento em que o perdão é conquistado e Maria se torna nossa Mãe.) Glória ao Pai...
III. Conclusão da Oração
Após o quinto Glória ao Pai, reze as orações finais:
• Agradecimento do Terço: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha…
• Saudação Final: Reze a Salve Rainha (na medalha). (Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.)
• Oração Final:  Após a Salve Rainha repetimos três vezes: "Graças e louvores sejam dadas a todo momento ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento", findando com "Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo", "Para sempre seja louvado".
• Sinal da Cruz: Finalize com o Sinal da Cruz.
O Silêncio da Cruz Precede a Vitória
A meditação dos Mistérios Dolorosos nos ensina o valor do sofrimento redentor, a paciência e a urgência da conversão. Mas a história da Salvação não termina na Cruz! O sacrifício de Jesus nos leva à esperança e ao triunfo.
Mantenha seu Terço nas mãos: amanhã, Quarta-feira, a Igreja se enche de Esperança e Alegria! Clique aqui e confira nosso guia para os Mistérios Gloriosos, e contemplemos juntos a Ressurreição de Cristo e a glória de Nossa Senhora!
* Compartilhe este guia com um amigo que precisa aprender ou retomar a oração do Terço!
---






Comentários
Postar um comentário