Batismo católico de adulto
Corinne SIMON/CIRIC
Pe. Cido Pereira - Reportagem local - publicado em 20/07/22
O pe. Cido explica em quais condições um batismo não-católico é inválido
Um evangélico precisa receber o Batismo quando se torna católico? Esta indagação foi apresentada ao pe. Cido Pereira, que mantém uma coluna de perguntas e respostas no portal O São Paulo, da arquidiocese paulistana.
“A Dora, de Guarulhos, SP, está com a seguinte dúvida: ‘O batizado em igreja evangélica é válido perante as leis de Deus ou é preciso ser batizado na Católica?'”.
Eis a resposta do pe. Cido:
“Dora, boa pergunta a sua. Para respondê-la, temos que lembrar o que Jesus deixou antes de voltar para o Pai. Jesus disse: ‘Ide e fazei discípulos meus todos os povos, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. Então, minha irmã, toda pessoa que for batizada com estas palavras é batizada, não importando a Igreja a que pertença.
Nos casos de conversão de uma Igreja cristã não católica, é preciso saber quais as palavras que a Igreja não católica usa na celebração do Batismo. Se forem as palavras que Jesus disse, não há por que batizar de novo. Basta que a pessoa faça uma profissão de fé católica e pronto. Vai viver como católico, membro da Igreja, discípulo de Jesus”.
O pe. Cido prosseguiu:
“Existem igrejas evangélicas que batizam, por exemplo, ‘em nome de Jesus’. Este Batismo não é válido, e, na conversão de uma pessoa batizada assim, o batizado deve ser refeito.
É uma pena que, nas mudanças de uma pessoa da nossa Igreja Católica para uma igreja evangélica, essa Igreja não aceite o Batismo da nossa, com o argumento de que o Batismo católico não é válido. Isso, a meu ver, é um pecado, porque se nega que Deus possa fazer seu filho uma criança. Falta religião nesse procedimento.
Guarde no seu coração, Dora: há uma só fé, um só Batismo, um só Senhor, Jesus Cristo, nosso Salvador.
A nossa Igreja Católica Apostólica Romana tem uma lista das Igrejas Evangélicas que usam a fórmula trinitária querida por Jesus. Mas não basta ter sido batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É preciso aprofundar e conhecer as verdades de nossa fé. O irmão que vem de outra Igreja precisa ser iniciado nas verdades da fé católica”.
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário