Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Arquidioceses espanholas querem fim do celibato, ordenação de mulheres e aceitação de uniões do mesmo sexo

Logo do Sínodo da Sinodalidade.

BARCELONA, 07 jun. 22 / 03:36 pm (ACI).- Duas arquidioceses espanholas querem propor ao Sínodo sobre a Sinodalidade de 2023 a abolição do celibato sacerdotal, a ordenação de mulheres e mudança na moral sexual da Igreja. A arquidiocese de Saragoça propõe "acompanhar e acolher todos os modelos de família (cristãos divorciados recasados civilmente, homossexuais...)" e “revisar e esclarecer alguns ensinamentos sobre a moral pessoal, renovando a moral sexual e familiar, à luz dos sinais dos tempos”.

A arquidiocese de Barcelona, do arcebispo Juan José cardeal Omella Omella, atual presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), quer "uma Igreja que adapte os diferentes ministérios, abrindo a possibilidade de celibato facultativo ou a possibilidade de acesso ao sacerdócio de homens casados (como já acontece nas Igrejas do mundo oriental latino-católico)”.

O Sínodo dos Bispos, que terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, será em outubro de 2023 no Vaticano.

A preparação para o Sínodo tem três etapas. A primeira, feita em nível diocesano, aconteceu entre outubro de 2021 e abril de 2022.

Uma segunda fase será "continental", e ocorrerá entre setembro de 2022 e março de 2023.

A terceira etapa, da "Igreja Universal", ocorrerá quando a secretaria geral do Sínodo enviar aos participantes da Assembleia Sinodal, que se reunirá no Vaticano em outubro de 2023, o texto do segundo Instrumentum Laboris, ou documento do Sínodo.

A arquidiocese de Baarcelona publicou a "Síntese da fase diocesana do Sínodo 2021-2023", publicada em 29 de maio de 2022.

Na seção "Perspectivas: próximos passos a que o Espírito nos convida", o documento diz que o papel "das mulheres deve ser fortalecido, avançando no reconhecimento real e efetivo da igualdade e dignidade de todos os batizados, especialmente delas, (...) e que se avance na reflexão sobre o acesso delas ao diaconato e, se possível, magisterialmente, ao presbiterado”.

Entre os grupos que participaram da fase diocesana em Barcelona está a Associação Cristã de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais da Catalunha, que se define em seu site como "um espaço de encontro ecumênico para todos os cristãos LGBT que desejam compartilhar suas experiências, viver sua fé e sua homossexualidade com naturalidade, promovendo o crescimento integral do ser humano".

Segundo o documento da arquidiocese de Barcelona, ​​​​que atende mais de 2 milhões de fiéis católicos, foram recolhidas contribuições de "cerca de 7 mil pessoas" para a preparação das propostas.

A arquidiocese de Saragoça, cuja catedral-basílica de Nossa Senhora do Pilar abriga a coluna sobre a qual a Virgem Maria, segundo a tradição, apareceu ao Apóstolo Santiago por volta do ano 40 depois de Cristo, em plena evangelização da atual Espanha, propõe “abrir o diálogo e o debate teológico sobre o acesso das mulheres aos ministérios, incluindo o diaconato e o sacerdócio”.

As propostas recolhidas em cada diocese foram enviadas à Conferência Episcopal Espanhola, que por sua vez preparará um resumo que será apresentado oficialmente no sábado, 11 de junho.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog