Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Quando e como desmontar o presépio de Natal


Imagem ilustrativa / Crédito: Pixabay.

REDAÇÃO CENTRAL, 06 jan. 22 / 03:28 pm (ACI).- Ao terminar o tempo do Natal, marcado pela Festa do Batismo do Senhor, que neste ano se celebra no próximo domingo, 9 de janeiro, muitos católicos costumam organizar reuniões familiares para desmontar os presépios.

Assim como há um tempo para montar o presépio, que varia segundo os costumes locais ou familiares e costuma ser a partir da festa da Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro, até 24 de dezembro, também há um período no qual as famílias costumam desmontá-lo e guardar as imagens até o próximo Natal.

O tempo para desmontar o presépio costuma ser na festa do Batismo do Senhor, na festa da Purificação de Maria ou na festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo em 2 de fevereiro.

Desmontar o presépio é um ato que deve ser feito com respeito e devoção, em especial às figuras mais importantes que são o Menino Jesus, a Virgem Maria e são José.

Mais do que uma decoração, o presépio é uma expressão plástica da fé na Encarnação do Verbo, pela qual veio a salvação.

As figuras do presépio, sobretudo se representam a Sagrada Família, são dignas de veneração e respeito pelo que representam e os pais devem ensinar aos filhos que não são brinquedos.

Além da Sagrada Família, as outras figuras como os anjos, os magos, os pastores e até os animais têm um significado especial que vale a pena ensinar às crianças da casa.

Os anjos estão presentes porque foram eles que cantaram o ‘Gloria in excelsis’ na primeira véspera de Natal e anunciaram a grande notícia aos pastores. Os pastores são representados com seus rebanhos que vão adorar o Menino, e os Reis Magos, sábios não-judeus que reconhecem a grandeza do Salvador, são representados com seus animais de viagem e suas comitivas. Anjos, pastores e magos são citados nos Evangelhos.

Os animais também não são colocados ao acaso, mas mostram que o Deus Menino veio para restaurar todas as coisas, inclusive a harmonia original da Criação.

É por isso que as famílias católicas costumam chamar o padre para “abençoar” os seus presépios, pelo menos o Menino Jesus.

Por isso, ao escolher o dia mais adequado para desmontar o presépio, lembre-se de preparar os membros da família para que participem, para que tenham a atitude adequada e, sobretudo, compreendam o significado deste momento importante.

Fontes: ACI digital
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog