Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Hoje é celebrada Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná (15 de novembro)


Nossa Senhora do Rocio. Foto: Rodrigo Pinheiro / Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Paranaguá, 15 nov. 21 / 05:30 am (ACI).- A Igreja celebra hoje, 15 de novembro, Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado do Paraná. Assim como Nossa Senhora Aparecida, esta devoção mariana brasileira teve início com uma pesca e foi crescendo com o tempo, conquistando uma multidão de devotos. A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que acontece anualmente em Paranaguá (PR), é um dos grandes eventos de turismo religioso no Sul do Brasil.

A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila, em 1648. Durante uma pesca na baía de Paranaguá, um pescador conhecido como Pai Berê pegou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Ele levou a imagem para sua casa e lá se começou a rezar à Virgem. A primeira igreja de Nossa Senhora do Rocio foi edificada em 1813 e o Santuário, em 1920.

O nome Nossa Senhora do Rocio surgiu porque Rocio era o nome do lugar onde morava Pai Berê. A palavra rocio quer dizer orvalho e aquela localidade ficava no perímetro da Vila, onde terminava a povoação e começava a se condensar o orvalho matutino. Mais tarde, o rocio passou a ser interpretado pelos devotos como as graças que Deus derrama do céu por intercessão de Nossa Senhora.

Nossa Senhora do Rocio também passou a ser invocada por seus devotos frente às epidemias. Em 1686, quando os habitantes da Vila de Paranaguá, às margens de sua baía, foram assolados por uma peste, recorreram aos favores da Mãe de Jesus, invocada neste título, para que os livrasse da doença. Desde então, como recorda o site do Santuário de Paranaguá, “Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições dos devotos cristãos paranaenses”. A Virgem do Rocio também atendeu aos seus devotos com curas individuais e coletivas, como nos casos da peste bubônica, em 1901 e da gripe espanhola, em 1918.

Por causa de milagres e graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio, essa devoção mariana cresceu cada dia mais. Assim, os bispos do Paraná a declararam padroeira do Estado, em 1939. Depois, em 1977, o papa são Paulo VI concedeu a Nossa Senhora do Rocio o patronato do Paraná.

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, recebe anualmente uma multidão de fiéis na primeira quinzena de novembro para a celebração da festa da padroeira. Segundo o santuário, antes da pandemia de covid-19, a festa chegava a atrair mais de 300 mil fiéis durante os 15 dias de celebração.  Neste ano, porém, o santuário, que tem capacidade para receber 600 pessoas, poderá acolher apenas 300, por causa das medidas impostas para combater a pandemia.

As celebrações tiveram início logo cedo, com a primeira missa celebrada às 5h. Durante o dia haverá ainda missas às 7h, 9h, 12h, 13h30 e 15h. Às 16h, acontecerá a carreata de Nossa Senhora do Rocio, até a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. No dia seguinte, após uma missa às 18h na Catedral, nova carreata retornará com a imagem da padroeira para o Santuário Estadual.

Devoção brasileira não tem ligação com a espanhola

Também existe uma devoção a Nossa Senhora do Rocio, na Espanha, sem ligação com a devoção brasileira, embora toda devoção mariana seja à mesma e única Virgem Maria, invocada sob diferentes títulos.

A Virgem do Rocio é venerada no Santuário no povoado de Almonte, em Huelva, na Andaluzia. Sua devoção data do início de século XV, quando uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada dentro de um tronco oco de uma velha árvore, em um bosque. No local, foi construída uma igreja. Atualmente, a romaria ao santuário do Rocio, em Almonte, é uma das mais importantes da Espanha e acontece na segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog