Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Respeitar os que estão a caminho - 26° Domingo do Tempo Comum (Ano B )


RESPEITAR OS QUE ESTÃO A CAMINHO

26° Domingo do Tempo Comum Ano B

Evangelho de Marcos 9,38-43.45.47-48

* Naquele tempo, 38 João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39 Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40 Quem não é contra nós é a nosso favor. 41 Em verdade eu vos digo, quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na vida sem uma das mãos do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 ‘onde o verme deles não morre e o fogo não se apaga’”.

REFLEXÃO

Não é possível encerrar Jesus entre quatro paredes. Onde há expressão de justiça e de amor, aí Jesus se faz presente e atuante, aí se manifesta o Espírito Santo com seus dons. “Deus não faz diferença entre as pessoas. Pelo contrário, em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça é agradável a ele” (At 10,34-35). A Igreja de Cristo é como um redil aberto à entrada de outras ovelhas que ainda não pertencem ao rebanho. No seio da comunidade cristã, alguns se achavam mais importantes que os outros e os marginalizavam. Brigavam pelo poder. Por causa de tal ambição, tornavam-se, para os pequenos, ocasião de escândalo, isto é, dificultavam o crescimento deles na fé. Jesus corrige esse perigoso desvio ensinando, em linguagem figurada, que é necessário cortar o mal pela raiz.

Oração do Dia

Ó Jesus, Mestre e Pastor, admirável é tua solidariedade com os necessitados de libertação, que a ti recorrem com fé e total confiança. Queremos expressar nossa fidelidade a ti em pensamentos, palavras e obras. E aplicar todas as nossas energias em favor da expansão do teu Reino. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp [1]


RESPEITAR OS QUE ESTÃO A CAMINHO

Outra qualidade do discípulo: não agir à espera de recompensa. Nem recompensa dos homens nem recompensa de Deus. Uma lição difícil para o mundo de hoje, que raramente conhece a gratuidade do fazer. Todos devemos ter um coração agradecido. Se o temos, sabemos retribuir os benefícios que recebemos. Mas quem presta auxílio não deve fazê-lo, esperando recompensa ou pela vaidade de acumular méritos ou de ter crédito. O Antigo Testamento desenvolveu toda uma teologia da recompensa. Jesus não a segue, mas nos diz que somos servos de todos. Servos que Deus, por amor, elevou a filhos seus. E a Deus cabe recompensar (v. 41), não na medida de nosso crédito, mas na medida de sua misericórdia. Um copo d’água pode valer tanto quanto ou mais que uma fortuna.

Outra qualidade: o respeito pelos que estão ainda a caminho da fé. Os judeus eram extremados nesse ponto: evitavam qualquer contato com pagãos e pecadores. Não só evitavam, mas manifestavam desprezo. Aos que ainda não têm fé Jesus chama carinhosamente de “pequeninos” (v. 42). O bom discípulo não deve ‘escandalizá-los’. (Há traduções que falam em ‘corromper’, ‘levar ao pecado’) A palavra ‘escândalo’, na Bíblia, não tem o sentido sensacionalista que tem hoje. Está ligada a ‘tombo’, ‘queda provocada por um tropeço’. O discípulo de Jesus respeita os fracos na fé, serve-lhes de apoio, faz-se ‘luz’, isto é, salvação para eles.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog