Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

A beatificação do ‘Papa Sorriso’ provavelmente será aprovada ainda este ano

foto: Vatican Media
Por
Pe. José Ferreira Filho
4 de setembro de 2021

Quase 18 anos após a abertura da causa de canonização de Albino Luciani, mais conhecido como Papa João Paulo I e carinhosamente chamado de “Papa Sorriso”, sua beatificação pôde finalmente receber luz verde recentemente, com a aprovação de um milagre referente a uma cura cientificamente inexplicável de uma garota argentina.

Nascido em 17 de outubro de 1912, na região de Vêneto, ao norte da Itália, Luciani foi eleito Papa aos 65 anos, tomando o nome de Papa João Paulo em homenagem a seus predecessores imediatos, São João XXIII e São Paulo VI.

MORTE PRECOCE

O mundo ficou chocado quando ele foi encontrado morto na manhã de 30 de setembro de 1978, apenas 33 dias após sua eleição. O Vaticano anunciou que ele morreu de ataque cardíaco, mas sua morte repentina e inesperada gerou décadas de especulação e teorias da conspiração sobre o que realmente lhe acontecera.

Em 2017, Stefania Falasca, jornalista, biógrafa de Luciani e vice-postuladora de sua causa, publicou um livro intitulado “Papa Luciani, crônica de uma morte”, que encerrou essas controvérsias por meio de vários testemunhos, incluindo os das duas irmãs que o encontraram morto e documentos dos Arquivos Apostólicos do Vaticano.

ANDAMENTO

Sua causa de canonização foi aberta em novembro de 2003, 25 anos após sua morte, e apresentada ao Vaticano em outubro de 2016.

Em novembro de 2017, o Papa Francisco aprovou a virtude heroica de Luciani, permitindo que ele fosse declarado “venerável” e levando-o adiante no caminho da beatificação.

Na mesma época, a Diocese de Belluno, que zela pela causa, concluiu sua investigação sobre a cura milagrosa de uma jovem portenha, ocorrida em 2011, que sofria de uma forma grave de encefalopatia.

Após a investigação diocesana, ela foi levada a um conselho de consultores médicos em outubro de 2019, que concluiu: não havia explicação médica ou científica para a recuperação da menina. O caso foi então apresentado a especialistas em Teologia, que aprovaram o milagre em maio de 2021.

Uma votação final sobre a validade do milagre acontecerá em outubro, durante uma reunião com os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos. Se aprovado, ele será então apresentado ao Papa, que poderá reconhecê-lo e, assim, emitir um decreto permitindo a beatificação, e uma data pode ser definida, provavelmente para 2022. (JFF)

(Texto: Crux Now)

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog