Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

O ABC da oração: uma maneira fácil de falar com Deus todos os dias

ELDERLY WOMAN PRAYS,
Ruslan Huzau | Shutterstock

Tom Hoopes - publicado em 10/08/21

Essas três letrinhas (e seus significados) podem manter a sua mente focada e expressam bem como deve ser um relacionamento real com Deus

Existem muitos acrônimos que podem orientar a oração diária. Depois de usar um por décadas, recentemente mudei para o “ABC da oração“: ele mantém minha mente focada e expressa melhor como deve ser um relacionamento real com Deus. É assim que funciona:

“A” de Adoração. Comece adorando a Cristo

Como disse Santa Teresa: “A oração é uma onda do coração, é um simples olhar voltado para o céu, um grito de reconhecimento e de amor”. Isso, em uma palavra, é “adoração“. 

Ao adorar a Deus, fazemos várias coisas ao mesmo tempo: reconhecemos sua grandeza, nossa pequenez e reafirmamos fortemente sua prioridade em nossa vida. Para adorá-lo, diga-lhe que você acredita nele, espera nele e o ama. Em sua encarnação, ele se fez “adorável” e é bom imaginá-lo dessa maneira. Eu o imagino em sua manjedoura, na cruz ou compartilhando seu Sagrado Coração. E rezo:

 “Te adoro, ó Deus, do fundo da minha pequenez. És tão bom e eu sou tão pequeno… ”

“B” de bênçãos. Relembre como ele te abençoa diariamente

Pe. Michael Gaitley tem sublinhado a necessidade de contar nossas bênçãos.

De fato, relembrar e reconhecer as bênçãos do teu dia te treinam não apenas para adorar a Deus como se Ele existisse apenas em algum reino separado, mas a vincular tua adoração a Deus aos benefícios reais que Ele te proporciona a cada dia.

Por que contar as bênçãos de Deus na tua vida? Porque isso te dá uma sensação de pertencimento.É fácil se sentir sozinho no mundo, mesmo quando você mora com outras pessoas. Mas você nunca está sozinho. Deus está sempre sorrindo para você.

“C” de contrição. Expresse sua tristeza pelo pecado

Santo Inácio vê o exame de consciência como um exercício diário crucial. Para ele, isso significa primeiro revisar suas bênçãos, depois examinar como e por que você as usou indevidamente ou as desperdiçou.

Tento lembrar como decepcionei Deus, a mim mesmo e aos outros. Termino me imaginando beijando cada uma das feridas de Cristo e rezando: “Sinto muito. Eu Te amo”.

Mas por que tristeza pelos pecados? Porque a contrição lhe dá liberdade.É muito fácil entregar seu coração aos bens materiais, ao conforto e ao prazer pessoal – eles rapidamente se tornam seu ídolo e mestre, sua razão de viver, mas o arrependimento reordena as prioridades em sua vida, colocando Deus em primeiro lugar.

“S” de súplica. Peça a Deus para suprir o que for necessário

Também coloco um “S” depois desse ABC da oração. “S” de súplica. Pois é fácil transformar a oração em uma lista de desejos para Deus, então deixo os pedidos para o final.  Acima de tudo, quero os Dons e Frutos do Espírito Santo, especialmente sabedoria, compreensão, conselho e paz. Este é um grande momento para buscar essas coisas, meditando sobre uma passagem da Bíblia ou um mistério da vida de Cristo.

Este também é um bom momento para perceber, diante de Deus, que existimos uns para os outros. Tento passar por cada uma das Obras de Misericórdia e rezar pelos famintos, desabrigados ou tristes – e rezo pela graça de servi-los. Este também é um bom momento para lembrar das pessoas a quem você precisa perdoar.

Mas por que fazer uma súplica a Deus? O próprio Jesus explica isso: “Pedi e vos será dado”. Isso é bom o suficiente para mim.

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog