Católicos não aderem à Campanha da Fraternidade 2021 e Coleta da Solidariedade


Cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 / Crédito: CNBB

REDAÇÃO CENTRAL, 26 mar. 21 / 01:30 pm (ACI).- No próximo Domingo de Ramos, 28 de março, a igreja no Brasil realiza a Coleta da Solidariedade, durante o ofertório nas Missas, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Entretanto, como neste ano a CF gerou polêmica por seu conteúdo com referências à ideologia de gênero, muitas pessoas não estão aderindo a esta coleta nem à Campanha.

Neste ano a Campanha da Fraternidade é ecumênica (CFE) – como ocorre a cada cinco anos –, tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14). Sendo ecumênica, a coordenação e preparação desta campanha – incluindo o seu texto-base – é de responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do qual a Igreja Católica também faz parte.

Com a divulgação do texto-base da CFE, começou-se a questionar o seu conteúdo que faz referências à ideologia de gênero, bem como seus autores, entre os quais está a pastora luterana e secretária-geral do CONIC, Romi Márcia Bencke.

Bencke é autora de textos favoráveis ao aborto e temas feministas, como por exemplo, “Laicidade e direito ao aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e feminista religioso”, que tem apoio da Open Society Foundations, de George Soros.

Por conta de tais polêmicas, muitos católicos não aderiram à CF. Alguns sacerdotes orientaram os fiéis, alertando que a participação na campanha não é obrigatória. Em uma homilia em 24 de fevereiro, Pe. Adão Dias Martins, fundador da Comunidade Católica Emanuel, em Paranavaí (PR), sugeriu aos fiéis que, em vez de doar na coleta da solidariedade, realizem outros gestos de caridade.

“No Domingo de Ramos, não dê coleta para a Campanha da Fraternidade. Você não vai estar pecando, porque uma parte do dinheiro da Campanha da Fraternidade é destinado a ONGs, a entidades por esse Brasil a fora que trabalham assuntos referentes à campanha e muitas dessas, este ano principalmente, são ligadas a movimentos abortistas, movimentos contrários à vida, contrários à família, movimentos que desconstroem o que Jesus constrói, movimentos que desconstroem o que a Igreja, a vida, a família constroem”, disse.

Por isso, orientou a “dar o dinheiro da coleta do Domingo de Ramos para outra finalidade”, como por exemplo, comprar cestas básicas e doá-las. “Enfim, faça algo que representa caridade, mas para uma finalidade que vai ser empregada para o pobre sem destoar da fé que professamos”, completou.

Nas redes sociais, fiéis católicos promovem a hashtag #boicotacf2021, publicando vídeos e conteúdos que incentivam a não doar para a coleta da solidariedade no Domingo de Ramos.

Em Londrina (PR), o movimento Brasil Católico colocou na cidade outdoors eletrônicos com mensagens que exortam a não doar no dia 28 de março para a coleta da solidariedade.

Também entre os bispos houve manifestações e orientações quando à Campanha da Fraternidade Ecumênica. Poucos dias antes do início da Quaresma, o Arcebispo do Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, enviou uma carta ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor de Azevedo, para lhe comunicar que não participaria da CF nem da coleta da solidariedade.

Na carta, Dom Guimarães afirmou que, “no Ordinário Militar do Brasil, durante a quaresma deste ano, seguiremos apenas as orientações teológico-litúrgicas próprias do tempo quaresmal e não serão utilizados quaisquer dos materiais produzidos oficialmente para a Campanha da Fraternidade deste ano. Nossos Capelães Militares estão sendo orientados, caso desejem abordar o tema da mesma, a utilizar unicamente a Fratelli Tutti do Papa Francisco”.

“Também o percentual da coleta destinado a esta Conferência Episcopal – e repartido com outras entidades promotoras da Campanha – não será enviado e sim, real e efetivamente, empregado no socorro aos pobres, através de obra social reconhecida pelo Ordinariado Militar. Sobre este uso, será meu cuidado prestar contas posteriormente à Presidência”, disse.

Outro Bispo que orientou a não utilizar o material da Campanha da Fraternidade foi Dom Gil Antônio Moreira, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Em um documento com orientações para a Arquidiocese, datado de 15 de fevereiro, o Prelado afirmou que, “neste ano, houve uma grave falha com relação ao texto-base [da Campanha da Fraternidade] que tem provocado séria polêmica, por apresentar conceitos duvidosos em relação à doutrina social e à Moral cristã, em sua redação e na sua subjacência, sendo a autora adepta de correntes morais não aceitas pela Igreja Católica e nem por grande parte dos nossos irmãos evangélicos”.

“Após ler, ouvir e ver praticamente todos os posicionamentos prós e contra, em consciência, e para ser fiel à Igreja, oriento que o texto-base da CFE 2021 não seja utilizado em nossa Igreja Particular”, afirmou na ocasião, quando também sugeriu para base de reflexão quaresmal a Encíclica Fratelli Tutti e a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma.

Coleta da Solidariedade

Todos os anos, no Domingo de Ramos, a CNBB promove a Coleta da Solidariedade durante o ofertório das Missas em todo o país. Segundo o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, trata-se de “um gesto concreto da fraternidade, partilha e solidariedade, realizado em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses” e “é parte integrante da Campanha de Fraternidade”.

Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, as Dioceses ficam com 60%, que compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), e enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerenciado pela CNBB.

Os projetos selecionados para serem beneficiados pelo Fundo Nacional da Solidariedade são escolhidos com base em um edital publicado a cada ano. Neste ano de 2021, o edital aparece no site do FNS como “em edição”.

Em uma nota publicada em 9 de fevereiro, a presidência da CNBB comentou “a sugestão de que não se faça a oferta da solidariedade no Domingo de Ramos, uma vez que existiria o risco de aplicação dos recursos em causas que não estariam ligadas à doutrina católica”.

“Recordamos que o FNS segue rigorosa orientação, obedecendo não apenas a legislação civil vigente para o assunto, mas também preocupação quanto à identidade dos projetos atendidos”, garantiu a nota.

Em 2020, por causa da pandemia de coronavírus, a arrecadação da Coleta da Solidariedade não ocorreu e, segundo a CNBB, atenderam 15 projetos com “a ajuda da instituição alemã Adveniat”. Já em 2019, a conferência informou que o fundo distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos.

Para este ano de 2021, muitas dioceses realizarão a coleta no próximo Domingo de Ramos. Entretanto, por causa das restrições impostas pela Covid-19, algumas decidiram adiar esta coleta. Entre essas estão as Arquidioceses de Curitiba (PR) e de Botucatu (SP), ambas informaram que realizarão a Coleta da Solidariedade na festa de Corpus Christi, em 3 de junho.

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Depressão Pastoral da Pessoa Idosa Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Música Católica Papa Leão XIV Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Profanação Ícones TV Católica Vídeos do Blog Vídeos no TikTok Nossa Senhora do Carmo Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Conclave Sínodo da Sinodalidade Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Quaresma de São Miguel Arcanjo Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Jubileu dos Jovens Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Oração ifttt videos Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição tiktok
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial