Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Caricatura ofensiva à Virgem gera protestos de peruanos

A charge ofensiva

REDAÇÃO CENTRAL, 16 mar. 21 / 03:00 pm (ACI).- Milhares de católicos assinaram uma petição na internet para exigir que o diário peruano La República tire de suas páginas a caricatura publicada no domingo em que faz um “uso desrespeitoso” da imagem da Virgem Maria.

“Todos os católicos, assim como qualquer outra religião, merecemos respeito ao que consideramos sagrado. Exigimos do diário La República que apague e se desculpe publicamente pelo uso desrespeitoso da Imagem da Virgem Maria”, diz a petição em Change.org.

Na caricatura publicada no domingo dia 14 de março uma pessoa diz a Maria: “Eu te amo, Maria... Açoita-me para não cair na tentação de pagar impostos”, ao que a Virgem responde: “Filho perdoa aos que votam nele, porque não sabem o que fazem”.

A caricatura usa a imagem do Sagrado Coração de María e foi feita por Heduardo Rodríguez dias depois que o candidato presidencial Rafael López Aliaga falou a uma rádio sobre sua devoção à Virgem.

O empresário López Aliaga é candidato à Presidência pelo partido Renovación Popular e é membro da Opus Dei. Nas últimas pesquisas a intenção de voto a seu favor subiu e o puseram em segundo lugar. Se chegar à eleição do dia 11 de abril assim, passará ao

Vários meios de comunicação começaram a atacar o candidato por causa de seu catolicismo e suas posições a favor da vida e da família. Também houve denúncias de uma suposta sonegação de impostos por suas empresas. López Aliaga, dono da companhia ferroviária Perú Rail e de vários hotéis, diz que essa acusação é apenas parte de uma campanha de difamação contra ele.

No dia 12 de março, em entrevista à Radio Exitosa, o candidato falou sobre sua opção pelo celibato. O jornalista perguntou o que o candidato faz quando sente desejos sexuais. “Se vejo um mulherão digo à Virgem Maria: ‘Sabeis de uma coisa, sois mais bonita’. À Virgem Maria diretamente. Sou tão apaixonado pela Virgem maria que me enche de paz, alegria e força”, respondeu López Aliaga.

Na mesma entrevista, o candidato disse que se mortifica com um cilício para chegar à “união de amor à paixão de Cristo. Cristo sofreu tanto que usar um cilício não é doloroso”.

“No meu caso, tenho até calos. É uma pequena mortificação por Deus e pelos homens. É uma prática que faço voluntariamente. Ninguém está vendo. Faço sozinho por 10 ou 20 minutos para me unir à cruz de Cristo. É uma prática pessoalíssima”, disse. Também isso foi usado por vários meios para atacá-lo.

Na campanha pela internet, os milhares de católicos que a assinaram dizem ao diário que a publicou que “independentemente da coloração política que tenha qualquer candidato, o diário La República não tem direito de fazer piada com a fé de milhões de peruanos.”

“Sua publicação caricatural da Virgem e seu escárnio tem que ser eliminados”, conclui a petição, “o povo católico rechaça sua publicação”.

Pode-se assinar a petição AQUI

O presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Héctor Miguel Cabrejos, escreveu uma carta ao diretor do La Repúbica, em que recorda a importância do direito à liberdade de consciência e de religião reconhecido pela Constituição do país.

Dom Cabrejos, Arcebispo de Trujillo, sublinhou que o Código de Ética da Federação de Jornalistas do Peru estabelece que os profissionais da imprensa são obrigados a “respeitar as crenças religiosas ainda que não as compartilhem.”

O desprezo a uma imagem “amada e respeitada por milhões de peruanos e peruanas fere o sentimento religioso do povo católico e instiga uma sociedade intolerante e agressiva,” disse o arcebispo.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog