Quadro "São José e o Menino Jesus" de Alonso Miguel de Tovar. Créditos: Domínio Público
ALABAMA, 24 nov. 20 / 07:00 am (ACI).- O escritor residente no Benedictine College de Atchison (EUA), Tom Hoopes, encorajou a seguir o exemplo de São José no tempo do Advento e a esforçar-se por imitar as suas virtudes para “preparar os nossos corações para o Natal”.
Em uma coluna publicada no National Catholic Register, Hoopes assinalou que os membros da Sagrada Família dão exemplos de como os lares católicos devem viver e destacou três importantes virtudes de São José que podem nos ajudar a nos preparar para o nascimento de Cristo.
1.- O sacrifício de São José por Nossa Senhora
Hoopes assinalou que São José era um homem justo e, como tal, ao saber da gravidez de Nossa Senhora, decidiu rejeitá-la "em silêncio".
“Um judeu justo, ao encontrar a sua noiva grávida, tem um caminho. Segundo a Lei, deveria denunciá-la por adultério”, indicou.
O escritor destacou que como José rejeitou Maria “silenciosamente”, “as pessoas falariam” e “assumiriam o pior: José engravidou Maria e depois a deixou”.
"José estava disposto a ficar mal para salvar Maria", acrescentou.
Hoopes assinalou que, seguindo o exemplo deste grande santo, devemos abraçar "o que há de melhor em nossos familiares" e destacou que essa confiança pode "ajudar a transformar nossos seres queridos e a nós mesmos".
"Ver o que há de melhor nos demais e sacrificar-se pelas coisas boas e nobres que há neles”, assinalou.
2.- São José velou pela Sagrada Família
O autor indicou que São José cuidou abnegadamente da Sagrada Família e se tornou “um guardião para todos nós”.
“Assim como São José cuidou de Maria com amor e se dedicou amorosamente à educação de Jesus Cristo, você também zela e protege a vida do Corpo Místico de Cristo, ou seja, a Igreja”, assinalou, citando as palavras de São João Paulo II.
Hoopes indicou que é necessário cuidar dos filhos, familiares e amigos da mesma forma que São José fazia.
3.- São José conhecia as escrituras
“José conhecia as suas escrituras, provavelmente porque as leu e meditou nelas. E era 'um praticante da palavra e não apenas um ouvinte'", indicou o autor.
Hoopes destacou que, como este grande santo, os fiéis devem ler e acreditar nas escrituras, para vivê-las no dia a dia.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Fonte: ACI digital
Comentários
Postar um comentário