Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Pe. Manzotti: ser pai é uma vocação, um chamado de Deus

altanaka - Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti | Ago 07, 2020

A paternidade é muito mais do que simplesmente transmitir material genético na geração de outro indivíduo. Trata-se de um dom que o pai é convocado a viver no seio da família

Neste domingo, 9 de agosto de 2020, comemoramos o Dia dos Pais. Data que, certamente, será mais difícil neste ano, devido à distância física entre as famílias. Também será o dia em que enaltecemos a vocação matrimonial. Assim, de 9 a 15/8, festejamos todas as famílias e a união e amor que vêm de Deus na Semana Nacional da Família, tendo como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15).

A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e fraternidade, colaboradora da obra da Criação. Seu papel é fundamental na formação dos filhos, já que aos pais é dada a responsabilidade de formar pessoas conscientes e cristãs. Eles são representantes legítimos de Deus perante os filhos que devem ser conduzidos nos valores do Evangelho.

Começo ressaltando que a paternidade é muito mais do que simplesmente transmitir material genético na geração de outro indivíduo. Trata-se de um dom que o pai é convocado a viver, no seio da família. Isto é, uma vocação e um chamado de Deus, colaborar com o Seu plano da criação. Por isso, no segundo domingo do mês de agosto, mês das vocações, celebramos o Dia dos Pais e iniciamos a Semana Nacional da Família.

E que honra cabe aos pais serem chamados com o substantivo que Jesus nos ensinou a chamar Deus, Abá, Pai, Paizinho. Mas, também que responsabilidade serem para seus filhos a primeira imagem que eles farão de Deus.

A figura do pai é tão importante no contexto familiar que Deus desejou que seu Filho Jesus vindo ao mundo, tivesse um. José foi o escolhido para assumir a paternidade do menino Deus.

A sociedade de hoje dá pouco valor à família. É difícil ser um verdadeiro pai num mundo de tantos contra valores, em que o amor acaba sendo medido pelos bens materiais. Por isso, tenho falado com muita insistência, os filhos precisam do conforto que os pais podem proporcionar. Mas precisam também, e muito, de carinho, afeto, amor, companheirismo, bom exemplo, correção e castigo, se merecido, como nos diz o Livro do Eclesiástico:

“Aquele que ama o seu filho, castiga-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde! Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele. E nele mesmo se gloriará entre os seus amigos! Aquele que educa o filho torna o seu inimigo invejoso e entre seus amigos será honrado por causa dele. O pai morre e é como se não morresse, pois deixa depois de si um seu semelhante. Durante a sua vida viu o seu filho e nele se alegrou; quando morrer não ficará aflito. Não tem do que se envergonhar perante seus adversários. Pois deixou em sua casa um defensor contra os inimigos. Alguém que manifestará gratidão aos seus amigos. Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes pensar as feridas”. (Eclo 30,1-7)

O Papa Francisco refletindo sobre a paternidade, ressaltou:

“A ausência da figura paterna na vida das crianças e dos jovens pode causar lacunas e feridas muito graves. Com efeito os desvios das crianças e dos adolescentes em grande parte podem estar relacionados com a carência de exemplos e de guias respeitáveis na sua vida de todos os dias, com a falta de proximidade, com a carência de amor por parte dos pais”.

Se, por um lado, o Papa chamou atenção para os efeitos maléficos da ausência da paternidade, por outro indicou o quanto é essencial, bela, insubstituível a presença do pais na formação dos filhos. Ou seja, da família.

Rezemos a oração preparada especialmente para este mês:

Jesus, Maria e José, minha família vossa é.

Vós formastes ​a Sagrada Família de Nazaré, ​ nosso modelo e exemplo de fé.

A vós consagro minha família.

Sagrada Família de Nazaré, livrai minha família de todo ​o mal.

Protegei-a do maligno, que divide e semeia a discórdia, o rancor e a mágoa.

Afugentai da minha família os vícios, intrigas, violência, desavenças, infidelidades e enfermidades.

Afastai o desemprego, a miséria e a inveja.

Ajudai-nos a nos amar cada dia mais, e a partilhar com generosidade os bens materiais e espirituais.

Ajudai-nos a nos manter unidos, a viver a fé e exercitar o perdão. Que minha família seja espaço de comunhão, acolhida e paz.

Sagrada Família, exemplo de oração, abri nosso coração ao diálogo com Deus, fazei ​com que das famílias brotem fervorosas vocações.

E, ensinai-nos a crescer na santidade e no serviço a Deus e ao próximo.

Sagrada família de Nazaré, livrai minha família do mal.

Sagrada família de Nazaré, protegei minha família. Sagrada família de Nazaré, santificai minha família.

Amém.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog