Guia de meditação cristã para iniciantes - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Guia de meditação cristã para iniciantes

KieferPix | Shutterstock

Philip Kosloski | Ago 17, 2020

Estes 3 passos vão te ajudar a encontrar a paz de espírito e a se aproximar de Deus

Na tradição cristã, a meditação consiste em procurar “compreender o porquê e o como da vida cristã, para aderir e responder ao que o Senhor pede” (CIC 2705). Normalmente a meditação é sobre um tema específico, feita com a ajuda de um livro espiritual ou a Bíblia.

Aqui está um breve guia para iniciantes na meditação cristã, com foco em três etapas essenciais para desfrutar de paz de espírito e alma.

1 - COLOQUE-SE NA PRESENÇA DE DEUS

São Francisco de Sales recomendou: “Exercite sua imaginação comum, imaginando o Salvador em Sua Humanidade Sagrada como se Ele estivesse ao seu lado”. Esta é uma parte importante da meditação, pois lembra você do objetivo desse tipo de oração, que é aprofundar seu relacionamento com Deus. Durante essa prática é útil respirar devagar e acalmar sua mente, o que vai te ajudar a focar sua atenção em Deus e não em todos os acontecimentos do dia.

2 - LEIA UM LIVRO ESPIRITUAL OU A BÍBLIA

A meditação cristã é um exercício da mente e da alma, por isso é importante fazê-la juntamente com a leitura de um livro espiritual ou de diferentes partes da Bíblia. Pode ser o Antigo ou Novo Testamento, ou simplesmente os Evangelhos. Seja o que for, São Francisco de Sales sugere: “Pegue um livro e leia com atenção até que sua mente se acalme”. Nem tudo vai inspirar em nós grande fervor ou amor a Deus, mas quando isso acontecer, devemos parar e refletir sobre essa verdade espiritual.

3 - FALE COM DEUS E O ESCUTE

Depois de acalmar seu espírito e ponderar sobre várias verdades espirituais, agora é hora de falar com Deus e ouvir sua resposta. Nem sempre podemos ouvir sua voz, mas podemos notar certos movimentos em nosso coração. Santo Inácio de Loyola explica os atributos da voz de Deus: “É próprio de Deus e de seus anjos em seus movimentos dar verdadeira alegria e alegria espiritual, tirando toda tristeza e perturbação que o inimigo traz.” Além disso, “pertence a Deus nosso Senhor dar consolo à alma sem causa precedente, pois é propriedade do Criador entrar, sair e causar movimentos na alma, trazendo tudo para o amor de Sua Divina Majestade”. Se notarmos paz e alegria, é provável que Deus esteja tentando falar conosco nessa experiência.

Enfim, com essas três etapas você estará no caminho certo para praticar a arte da meditação cristã.

Fonte: Aleteia



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog