Durante perseguição ao Pe. Cícero, Juazeiro ficou 25 anos sem assistência religiosa


Wikimedia Commons

Pe. Gabriel Vila Verde | Jul 10, 2020

O pe. Gabriel Vila Verde relata que, mesmo injustiçado, o sacerdote não permitia que os fiéis cultivassem raiva de quem o afastava do exercício ministerial

A respeito da complexa trajetória do Padre Cícero, o pe. Gabriel Vila Verde compartilhou via rede social o seguinte depoimento sobre como o sacerdote encarava as incompreensões sem permitir que seus paroquianos cultivassem raiva e maledicência contra quem lhes negava o acesso à sua assistência religiosa:

Muita gente não sabe, mas no auge da perseguição ao Padre Cícero, Juazeiro ficou sem assistência religiosa por 25 anos. Isso mesmo, 25 anos! Sem padres, sem Missa, sem qualquer Sacramento. Enquanto isso, Padre Cícero pedia a todos os moradores e romeiros que não levantassem a voz contra a decisão do Bispo, nem falassem mal dos Padres, pois ele via tudo aquilo como uma provação de Deus. Incentivou a todos que rezassem o Rosário e, todos os dias, reunia o povo na frente de sua casa, onde catequizava, dava conselhos e fazia momentos de oração.

O povo escutou a voz do “Padrinho” e nunca houve uma revolta contra a Diocese. Claro que, em temas políticos, houve muita guerra naquela região, pois o Governo queria destruir o povoado com canhões e assassinar o Padre Cícero. Por isso os romeiros se viram na obrigação de pegar em armas para defender o “Santo Juazeiro”, a “Terra da Mãe de Deus”, porém, contra a Santa Igreja Romana, nem sequer uma palavra de ofensa, “porque meu Padim não deixava”.

Passado os 25 anos, a Igreja de Juazeiro foi reaberta e tornou-se Matriz Paroquial. Décadas depois, a Diocese do Crato a nomeou como Santuário Diocesano. Em seguida, o Papa Bento XVI deu a ela o título de Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. A capelinha fechada por tanto tempo, hoje é “Matriz – Santuário – Basílica”, os maiores títulos que uma igreja pode receber.

Nesse episódio tão doloroso, Padre Cícero nos deu cinco lições de santidade: silêncio; resignação; humildade; obediência e paciência. Lembre-se que Deus nos prova como ouro no fogo, e é na dor da provação que se revela a nossa fé e o nosso caráter.

Se fosse eu ou você no lugar do Padre Cícero, qual seria nossa atitude? Como você se comporta, nesse tempo de pandemia, vendo as igrejas fechadas? Reza para que tudo volte ao normal, ou difama a sua Igreja publicamente? Aprendamos com os santos. Eles sim, têm muito a nos ensinar.
(Fonte: Aleteia)


Padre Cícero: da suspensão do exercício 
do sacerdócio até a revisão do Papa Bento

Pe. Gabriel Vila Verde | Abr 23, 2019

O pe. Gabriel Vila Verde resume a trajetória de um dos sacerdotes mais incompreendidos e ao mesmo tempo mais venerados do Brasil

Sacerdote muito estimado e reconhecido nas redes sociais pela defesa da autenticidade da doutrina católica diante das deturpações que a desfiguram, o pe. Gabriel Vila Verde compartilhou em sua página no Facebook a seguinte exposição sobre o Padre Cícero:

Me pediram que falasse um pouco a respeito do Padre Cícero. É impossível resumir a vida deste sacerdote em uma postagem de Facebook, mas vou tentar, para matar a curiosidade de quem perguntou. Pois bem!

Padre Cícero foi ordenado em Fortaleza, e veio exercer seu ministério no interior do estado. Um dia foi convidado pelos moradores do povoado de Tabuleiro (hoje Juazeiro), para celebrar a Missa de Natal. Ao deitar numa rede para descansar, teve um sonho, onde Jesus celebrava a última ceia com os Apóstolos, e de repente uma multidão de famintos entra na sala onde Jesus estava. O Senhor aponta para os pobres e diz: “E você, Cícero, tome conta deles!”.

Padre Cícero toma a decisão de morar no povoado. Ali, começou um trabalho de evangelização, acabando com a cachaçada e os sambas, levando os moradores a ingressarem na Irmandade do Coração de Jesus.

Numa sexta feira da Quaresma, ao dar a Sagrada Comunhão para algumas beatas, uma delas, Maria de Araújo, pobre, negra e analfabeta, percebe que a hóstia se transformou em sangue na sua boca. A notícia se espalha pelo Cariri, e começam as romarias para ver o “milagre”. Até então, tudo bem. Só que um padre da época, da cidade do Crato, organizou uma romaria com três mil pessoas, e celebrou uma Missa no Juazeiro dizendo que Jesus derramou novamente o seu sangue para redimir o mundo. Palavras mal colocadas, cheirando à heresia. Começa o calvário de Padre Cícero!

O Bispo, Dom Joaquim, não gostou da notícia. Mandou que uma comissão fosse averiguar o fenômeno. O parecer da comissão foi: “não há explicação científica para o fato”. Dom Joaquim não se deu por satisfeito e criou outra comissão.

Quando o padre da segunda comissão deu a Eucaristia à beata, a hóstia não se transformou. Maria de Araújo foi obrigada a ficar com a boca aberta por longo tempo, mas nada aconteceu. Por fim, ela disse: “Jesus manda dizer que o milagre não aconteceu, porque o Padre da comissão não está em estado de graça”. Aquilo foi o fim da picada. Recebeu bolos de palmatória e foi trancada num convento.

Padre Cícero foi obrigado a subir no púlpito e negar toda a história. Obediente, fez o que o Bispo tinha pedido e nunca mais tocou no assunto. Porém, os romeiros não pararam de ir ao Juazeiro à procura do Padre. Eram procissões contínuas que adentravam àquele novo “santuário”.

Dom Joaquim, incentivado por um bispo amigo com quem trocava correspondência, quis por fim na história de Juazeiro e suspendeu o Padre Cícero, ficando ele impossibilitado de celebrar qualquer Sacramento. E além do mais, nenhuma criança poderia ser batizada com o nome de Cícero. Se alguém carregasse uma medalha do Padre Cícero no pescoço, não poderia ser atendido em Confissão.

Padre Cícero vai até Roma, onde pede ao Papa Leão XIII que lhe absolva. Pedido aceito, volta ele para casa, sendo recebido com festa.

No Juazeiro, morava um rapaz de nome Floro Bartolomeu, baiano, que tinha muita liderança política. Conquistou a amizade do Padre Cícero para ter prestígio no povoado. Ele foi o responsável por toda as revoluções da época, chegando a organizar um batalhão de soldados para transformar Juazeiro em município. O mesmo Floro convidou Lampião para visitar Juazeiro e ajudar na empreitada. Só que, por ironia do destino, todas essas polêmicas caíam sobre o Padre Cícero, que era visto como um desordeiro.

Mais uma vez, o padre é suspenso de ordem. Sem poder celebrar Missas, ficava na janela de sua casa, dando conselhos aos romeiros, ensinando a rezar o Rosário e promovendo a paz. Morreu fiel à Igreja, usando sua batina, obediente ao Bispo e amigo de todos. O Papa Bento XVI pediu que sua história fosse revista, e deu à Matriz de Juazeiro o título de Basílica Menor.

Quem quiser saber mais, leia os seguintes livros:

Padre Cícero. Poder, fé e guerra no sertão (Lira Neto)
O Padre Cícero que eu conheci (Maria Amália Xavier)
Milagre em Joaseiro (Ralph Della Cava)
Padre Cícero – santo do povo, santo da Igreja (Anette Dumoulin)
__________

Padre Gabriel Vila Verde, via Facebook

Fonte: Aleteia

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Dominical Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Depressão Pastoral da Pessoa Idosa Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Música Católica Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Papa Leão XIV Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Profanação Ícones TV Católica Nossa Senhora do Carmo Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Vídeos do Blog Vídeos no TikTok Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Conclave Sínodo da Sinodalidade Tráfico Humano Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Consagração Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Aparições de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Ano da Fé Dia Mundial do Doente Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Nossa Senhora de La Salette Quaresma de São Miguel Arcanjo Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Homilias Papa Leão XIV Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Apostolado da Oração Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Jubileu dos Jovens Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Oração ifttt videos Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição tiktok
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial