Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

URGENTE: Países da América Latina serão consagrados a N. Senhora de Guadalupe (12 de abril)

Shutterstock

Redação da Aleteia | Abr 03, 2020

Oficialização da consagração foi feita nesta semana e a data é especialíssima: em pleno Domingo de Páscoa, próximo 12 de abril

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) realizará em pleno Domingo de Páscoa, próximo dia 12 de abril, um ato de consagração dos países da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe.

O dia 12 é também, em dezembro, o da própria festa de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja última aparição a São João Diego, no México, foi registrada em 12 de dezembro de 1531.

O ato de consagração proposto pelo Celam será feito a partir da Basílica Nacional de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, às 12h do horário local, correspondente às 15h no horário de Brasília. As televisões católicas brasileiras transmitirão o ato ao vivo nesse horário.

O Celam sugere que os sinos das catedrais e igrejas paroquiais de toda a região da América Latina e do Caribe ressoem, com 12 badaladas, no horário de início do Rosário Missionário, que será dedicado à saúde das pessoas não só da região, mas de todos os cinco continentes. Em seguida, será realizada a consagração propriamente dita.

A carta do Celam é assinada por dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, Peru, e presidente da entidade, e por dom Juan Carlos Sárdenas Toro, bispo auxiliar de Cali, Colômbia, e secretário-geral do conselho. O texto assim termina:

“Confiamos que, ao contemplar a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, fortaleçamos a nossa fé, alentemos a nossa esperança e nos comprometamos com amor solidário, especialmente para com aqueles que hoje experimentam enfermidade, dor, pobreza, solidão, medo e inquietude”.

O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e primeiro vice-presidente do Celam, reforçou o convite após a Santa Missa desta quinta-feira, 2 de abril, que celebrou em sua residência. Ele pediu que a Virgem de Guadalupe interceda por todos nesta pandemia:

“Será um momento em que todo o continente estará unido, em oração, diante de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal da América Latina”. (Fonte: Aleteia)

Laurie Avocado-(CC BY 2.0)

Coronavírus: e se voltarmos os olhos para a Virgem de Guadalupe?

Jaime Septién | Mar 20, 2020

Lembremo-nos da maravilhosa intervenção de Nossa Senhora de Guadalupe na tremenda epidemia de “matlazahuatl”

O indígena Juan Diego, em dezembro de 1531, tentou seguir um caminho diferente para não encontrar a Virgem de Guadalupe. Ele buscava um padre para ir até o seu tio Juan Bernardino, que estava doente.

Nessa ocasião, Nossa Senhora foi até ele e falou estas palavras imortais: “Ponha isso no seu coração, meu filhinho: não fique aflito, não estou eu aqui, que sou sua mãe? Você não está debaixo da minha sombra e sob o meu cuidado? Não sou eu a fonte da sua alegria?”

Como foi sabido um pouco depois – depois de dizer a Juan Diego que seu tio não morreria naquele momento dessa doença – Juan Bernardino, que morava na comunidade vizinha de Cuautitlán, recebeu a visita de Nossa Senhora e foi imediatamente curado.

Public DomainThe world famous icon of Our Lady of Guadeloupe, who appeared in front of an Aztec peasant in 1531.

Essas frases de consolo, proferidas pela Virgem a Juan Diego na colina de Tepeyac, continuam ressoando por quase cinco séculos nos ouvidos de seus fiéis.

Hoje, quando a pandemia de coronavírus ameaça o mundo inteiro, vale lembrar a cura de Juan Bernardino e a intervenção não menos maravilhosa de Nossa Senhora de Guadalupe na tremenda epidemia de “matlazahuatl” (que significa “erupção na forma de rede”) que atingiu o México (capital da Nova Espanha) e muitas cidades próximas entre setembro de 1736 e abril de 1737.

O “matlazahuatl” era uma combinação de febre tifóide e hepatite que, na época, tinha altíssimo índice de letalidade.

Segundo os registros eclesiásticos da época, apenas na Cidade do México, a praga matou 70.000 pessoas, na maioria indígenas, muito pobres, e nos arredores do México (Puebla, Toluca, Querétaro…) 200.000 pessoas.

A Câmara Municipal da Cidade do México tentou conter a epidemia com todos os recursos disponíveis na primeira metade do século XVIII.

Mas os recursos humanos e de medicamentos eram limitados, e os métodos de cura quase sempre reduziam-se a sangrias e purgações muito pouco eficazes.

Os mortos foram empilhados nas ruas. Os cemitérios ficaram lotados (seis novos tiveram de ser preparados na capital) e em 1736 a estação seca estava se aproximando, o que aumentava o risco de espalhar o vírus.

Nesse ponto, o “matlazahuatl” já tocava todo o território central da Nova Espanha. A população estava exausta, a economia entrou em colapso e a esperança foi rompida.

Depois de ter feito procissões com a Virgem dos Remédios e Nossa Senhora de Loreto sem obter resultados, bem como com as sete advocações juntas para garantir o sucesso das orações (o escudo do Sangue de Cristo, São José, o Arcanjo São Rafael, São Sebastião, São Roque, São Cristóvão e São Francisco Xavier), foi quando o povo, o clero e os governantes voltaram os olhos para a Virgem de Guadalupe.

Em janeiro de 1737, no santuário dedicado à Virgem de Guadalupe, nas encostas do monte Tepeyac, foi organizada uma novena para “falar” com ela e pedir diretamente o fim da epidemia.

No sermão do último dia da novena, Bartolomé Phelipe de Ita y Parra propôs nomear a Virgem de Guadalupe “Padroeira Universal de Todo o Reino” da Nova Espanha (o imenso Reino que ocupava metade atual território dos Estados Unidos, México e quase toda a América Central).

Depois de discutir o tema, o governador pediu ao arcebispo do México seu consentimento para que o povo se abrigasse “sob o escudo celestial de Maria de Guadalupe” e, como ele o concedeu, em abril de 1737 foi feito o juramento do patrocínio. Então, segundo as crônicas da época, começou a chover e a epidemia foi diminuindo até ser extinta.

“Talvez hoje, com o racionalismo que nos caracteriza, pensaríamos que o recuo da epidemia se devesse ao fato de o vírus já ter entrado em sua curva descendente. No entanto, para os olhos dos novos hispânicos, a diminuição do mal foi claramente obra da Virgem de Guadalupe “, escreve Ana Rita Valero de García Lascurain em seu livro “Santa Maria de Guadalupe à luz da história” (BAC, 2014).

O México, a América e o mundo têm “a morenita de Tepeyac”, como São João Paulo II a chamou carinhosamente, como intercessora a quem implorar, como fizeram os habitantes da Nova Espanha no século XVIII, para mitigar esta epidemia e inflamar nossos corações da fé em Deus.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog