Papa Francisco: o silêncio do tempo atual nos ensine a ouvir


Na Missa esta terça-feira (21/04) na Casa Santa Marta, no Vaticano, Francisco rezou para que, neste tempo caracterizado pela pandemia e por um novo silêncio, possamos crescer na capacidade de ouvir. Na homilia, falou da harmonia que reinava na primeira comunidade cristã: o Espírito Santo é capaz de fazer maravilhas se somos dóceis e deixamos que Ele vença as três tentações que dividem as comunidades: o dinheiro, a vaidade e o mexerico

VATICAN NEWS

Francisco presidiu a Missa na Casa Santa Marta na manhã desta terça-feira (21/04) da II Semana da Páscoa. Na introdução, pensou na oportunidade que nos é oferecida pelo silêncio deste período:

No tempo atual há muito silêncio. Também o silêncio pode ser ouvido. Que este silêncio, que de certo modo é novo em nossos hábitos, nos ensine a ouvir, nos faça crescer na capacidade de ouvir. Rezemos por isso.

Na homilia, o Papa comentou a passagem de hoje dos Atos dos Apóstolos (At 4,32-37) que descreve a vida dos membros da primeira comunidade cristã que tinham um só coração e uma só alma e ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum, e entre eles ninguém passava necessidade. O Espírito Santo – afirmou Francisco – é capaz de fazer estas maravilhas. A primeira comunidade cristã é um modelo, um ideal, sinal daquilo que o Espírito Santo pode fazer se somos dóceis. O Espírito cria a harmonia. Depois chegam os problemas e as divisões. Há três causa de divisão: a primeira é o dinheiro. Os pobres são discriminados. O dinheiro divide a comunidade, a Igreja. Muitas vezes, por trás de desvios doutrinais está o dinheiro. A pobreza, ao invés, é a mãe da comunidade. Muitas famílias se dividem por uma herança. A segunda coisa que divide é a vaidade, o sentir-se melhores do que os outros e o mostrar-se como fazem os pavões. A terceira coisa que divide a comunidade é o mexerico, que o diabo coloca em nós como uma necessidade de difamar os outros. O Espírito vem salvar-nos destas tentações mundanas. Peçamos ao Senhor – foi a oração conclusiva do Papa – a docilidade ao Espírito para que nos transforme e transforme nossas comunidades para seguir adiante na harmonia. A seguir, o texto da homilia transcrita pelo Vatican News:

Nascer do alto é nascer com a força do Espírito Santo. Não podemos pegar o Espírito Santo para nós; somente, podemos deixar que Ele nos transforme. E a nossa docilidade abre a porta ao Espírito Santo: é Ele que faz a mudança, a transformação, este renascimento do alto. É a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo. O Espírito Santo é capaz de fazer maravilhas, coisas que nós nem mesmo podemos pensar.

Um exemplo desta primeira comunidade cristã, que não é uma fantasia, isto nos é dito aqui: é um modelo, onde se pode chegar quando se tem a docilidade e se deixa o Espírito Santo entrar e nos transforma. Uma comunidade – digamos assim – “ideal”. É verdade que logo depois disso começam os problemas, mas o Senhor nos mostra até onde podemos chegar se somos abertos ao Espírito Santo, se somos dóceis. Nesta comunidade há harmonia. O Espírito Santo é o mestre da harmonia, é capaz de fazê-la e aqui a fez. Deve fazê-la em nosso coração, deve mudar muitas coisas em nós, mas fazer a harmonia: porque Ele mesmo é a harmonia. Também entre o Pai e o Filho: Ele é o amor de harmonia. E Ele, com a  harmonia, cria essas coisas como esta comunidade tão harmônica. Mas depois, a história nos fala – o próprio Livro dos Atos dos Apóstolos – de muitos problemas na comunidade. Este é um modelo: o Senhor permitiu este modelo de uma comunidade quase “celeste”, para mostrar-nos onde deveremos chegar.

Mas depois começam as divisões, na comunidade. O apóstolo Tiago, no segundo capítulo da sua Carta, diz: “Que vossa fé seja imune de favoritismos pessoais”: porque havia! “Não discrimineis”: os apóstolos devem sair para advertir. E Paulo, na primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 11, se lamenta: “Ouvi que há divisões entre vós”: começam as divisões internas nas comunidades. Este “ideal” é a ser alcançado, mas não é fácil: há muitas coisas que dividem uma comunidade, seja uma comunidade cristã, paroquial ou diocesana ou presbiteral ou de religiosos ou religiosas… muitas coisas entram para dividir a comunidade.

Olhando quais são as coisas que dividiram as primeiras comunidades cristãs, encontro três: primeiro, o dinheiro. Quando o apóstolos Tiago diz isto, que não se deve ter favoritismos pessoais, dá um exemplo porque “se na sua igreja, na sua assembleia entra um com o anel de ouro, imediatamente levam-no para frente, e o pobre é deixado de lado”. O dinheiro. Paulo diz ainda a mesma coisa: “Os ricos trazem de comer e eles comem, e os pobres, de pé”, os deixamos ali como a dizer-lhes: “Se vire com pode”.

O dinheiro divide, o amor pelo dinheiro divide a comunidade, divide a Igreja.

Muitas vezes, na história da Igreja, onde há desvios doutrinais – nem sempre, porém muitas vezes –, por trás está o dinheiro: o dinheiro do poder, seja o poder político, seja dinheiro em espécie, mas é dinheiro. O dinheiro divide a comunidade. Por isso, a pobreza é a mãe da comunidade, a pobreza é o muro que protege a comunidade. O dinheiro divide, o interesse pessoal. Também nas famílias: quantas famílias acabaram divididas por (causa de) uma herança? Quantas famílias? E não se falam mais… Quantas famílias… Uma herança… Divide: o dinheiro divide.

Outra coisa que divide uma comunidade é a vaidade, aquela vontade de sentir-se melhor do que os outros. “Senhor, agradeço, porque não sou como os outros”, a oração do fariseu. A vaidade, sentir-me que… E também a vaidade no mostrar-me, a vaidade nos costumes, no vestir-se: quantas vezes – nem sempre mas quantas vezes – a celebração de um sacramento é um exemplo de vaidade, quem vai com as melhores roupas, quem faz isso e aquilo… A vaidade… a festa maior… Também aí entra a vaidade. E a vaidade divide. Porque a vaidade leva você a pavonear-se e onde está o pavão, há divisão, sempre.

Uma terceira coisa que divide uma comunidade é o mexerico: não é a primeira vez que digo isso, mas é a realidade. Aquela coisa que o diabo coloca em nós, como uma necessidade de difamar os outros. “Mas que pessoa boa que é…” – “Sim, sim, mas porém…” Imediatamente depois o “mas”: isso é uma pedra para desqualificar o outro e logo após algo que ouvi, conto em seguida, e assim o diminuo um pouco.

Mas o Espírito vem sempre com a sua força par salvar-nos deste mundanismo do dinheiro, da vaidade e do mexerico, porque o Espírito não é o mundo: é contra o mundo. É capaz de fazer esses milagres, essas grandes coisas.

Peçamos ao Senhor essa docilidade ao Espírito para que Ele nos transforme e transforme nossas comunidades, nossas comunidades paroquiais, diocesanas, religiosas: as transforme, para caminhar sempre avante na harmonia que Jesus quer para a comunidade cristã.

O Santo Padre terminou a celebração com a adoração e a bênção eucarística, convidando a fazer a Comunhão espiritual. A seguir, a oração recitada pelo Papa:

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós!

Antes de deixar a Capela dedicada ao Espírito Santo foi entoada a antífona mariana “Regina caeli”, cantada no tempo pascal:

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!

Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!

Ressuscitou como disse. Aleluia!

Rogai por nós a Deus. Aleluia!

D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!

C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

21 abril 2020

Fonte: Vatican News





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Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
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